Da Redação   |   01/04/2024 08:00

A transformação digital começa com uma mudança de mentalidade

Tecnologia pode ser aplicada para marketing, financeiro, presença digital e propostas de orçamento

Divulgação
Aplique a transformação digital a favor do seu negócio
Aplique a transformação digital a favor do seu negócio

A transformação digital, de forma resumida, é o ato de utilizar a tecnologia para melhorar processos e aumentar o desempenho do negócio. Olhando essa definição, já dá para perceber que, para passar pela transformação digital, é importante investir em ferramentas que ajudarão na eficiência de todas as áreas.

E a palavra-chave aqui é investir. Isso porque nós temos que entender que investimento implica dedicar tempo e recursos financeiros a um projeto que, muitas vezes, não vai trazer resultados imediatos, mas sim a médio e longo prazo. Agora, se o gestor pensa que tudo é um custo não essencial e perda de tempo, como vai implantar uma ferramenta que irá contribuir para a transformação digital da agência?

Quer transformar? Então, pense de uma maneira nova e saiba quando e por que é necessário mudar (e investir).

1 - Implante um sistema de gestão e tenha inteligência de negócio

Não dá para gerenciar um negócio sem dados. Todas as áreas da sua agência, desde o marketing até o financeiro, precisam fornecer métricas para que você as estude e tome decisões de acordo com a estrutura e necessidade da sua empresa. Isso é ter uma mentalidade baseada em dados!

“Ah, mas eu não faço ideia do que analisar. Não sei por onde começar”. Fique tranquilo, pois vamos te mostrar alguns indicadores essenciais para ter no radar sempre.

Em marketing e vendas:

  • Saber o total de leads gerados por mês e seus canais de origem;
  • Ter a taxa de conversão e ticket médio das vendas;
  • Conhecer os motivos de perda de vendas;
  • Ter histórico de compras e atendimento dos clientes, bem como os dados pessoais armazenados de forma segura e com fácil acesso;
  • Saber quais clientes mais compram e aqueles que não compram há um ano ou mais.

No financeiro:

  • Ter e acompanhar o plano de meta de despesas;
  • Saber o custo fixo da agência;
  • Analisar variações no fluxo de caixa e fazer projeções financeiras.

Agente, esses são apenas alguns exemplos de análises importantes e que, inclusive, são possíveis com o Monde. Afinal, o sistema oferece uma ampla opções de relatórios e recursos para otimizar o trabalho e organizar dados.

2 - Transformação digital também é pensar na presença digital da sua agência

Apesar de não significarem o mesmo, a transformação digital e a presença digital são conceitos que se complementam. Por isso, é importante ter um site responsivo e com informações claras, ter um blog e redes sociais que apresentem conteúdos ricos, manter a frequência de postagens e apostar em um marketing direcionado.

3 - Pense no visual do orçamento enviado para o cliente

Responda: se o cliente abrir o orçamento da sua agência pelo celular, o texto da proposta irá se adaptar? Algumas agências mandam PDFs não responsivos, o que dificulta a visualização e leitura. Para transformar, é preciso pensar na experiência do usuário e torná-la a melhor possível. Não se esqueça disso!

Se você ainda não é cliente Monde e está buscando uma solução para a gestão da sua agência de viagens, solicite contato de um consultor em monde.com.br.

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