Qual a melhor estratégia para usar IA no Turismo? Confira dicas da Ligaí
Sidney Lima, CTO da Ligaí, apresentou o passo a passo para transformar dados em vantagem competitiva
Em mais um painel no Travel Tech Hub Day, Sidney Lima, CTO da Ligaí, uma empresa brasileira que oferece uma plataforma de integrações para o Turismo, apresentou estratégias para usar inteligência artificial como forma de transformar dados em vantagem competitiva.
Segundo o executivo, a IA é muito importante no mercado de Turismo. São diversas as possibilidades para uso da inteligência a favor do setor, desde redução de custos até aumento de receitas, com automação de processos e análise de tendências e previsão de demanda.
"Dados são o petróleo do mundo moderno. Existem muitas possibilidades de utilização da IA. O Turismo hoje em dia já esta aplicando muito, mas precisamos expandir o conceito de inteligência artificial, que vai muito além de ChatGPT. Os dados tem um grande poder no Turismo, porque nosso mercado vive de informação"
Sidney Lima, CTO da Ligaí
Sidney apresentou o processo para implementar a inteligência artificial no negócio. Confira:
Como transformar dados em vantagem competitiva
A primeira pergunta a se fazer é: como está seu modelo de maturidade?
- Estágio inicial: relatórios manuais
- Estágio intermediário: automatizados
- Estágio avançado: automatizados com análise diagnóstica e previsões básicas
- Estágio de maturidade: ter um modelo avançado de previsão e tomada de decisões baseada em dados
- Estágio de liderança: empresa inteira é movida a dados
Após identificar o estágio, é necessário fazer as seguintes perguntas: você tem controle dos dados? consegue tomar decisões com base em dados? Então, prepare o terreno para receber a inteligência artificial.
Preparação do terreno
- Defina objetivos claros
- Identifique as fontes de dados
- Escolha um pequeno desafio para iniciar
- Estabeleça um processo e um responsável (um cientista de dados)
Estruturando os dados
- Classifique os principais indicadores
- Transforme variáveis categorias em dados numéricos
- Filtre outliners ou dados inconsistentes que podem distorcer os resultados dos modelos
- Garanta que os sistemas integrem os dados no repositório central já tratados e higienizados
Criação do projeto
- Centralização
- Limpeza de dados
- Enriquecimento
- Estabeleça metas de progresso
Treinamento
- Escolha o algoritmo de IA
- Configure os parâmetros do modelo
- Execute o modelo
- Valide o modelo
- Ajuste de hiperparâmetros
- Hora do show!
"Este é um simples passo a passo, desde a planilha no Excel até o robô funcionando. Mas no final de tudo isso, procure um especialista, a construção de um robô é processo para conseguir o resultado final", conclui o CTO da Ligaí.
Como usar ChatGPT no Turismo?
Apesar da IA ser muito mais ampla do que o ChatGPT, é evidente que a plataforma é uma das mais utilizadas - seja no Turismo como em outros setores. Para empresas de viagens, Sidney destacou algumas dicas de como usar a plataforma, veja:
- Criar um chatbot plugado no ChatGPT
- Criar conteúdo de marketing
- Utilizar para assistência proativa para viajantes: mandar mensagem personalizada para o viajante
- Utilizar para assistência personalizada para hóspedes: criar mensagens e interação com publico alvo
Patrocinadores Travel Tech Hub Day
O Travel Tech Hub Day, da comunidade Travel Tech Hub, conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores:
Argo, Conta Simples, Copastur, Iterpec, Krooze, Ligaí, Lemontech, Omnibees, Onfly, Paytrack, Planne, Travel Compositor e ViagensPromo; apoio: Abav-SP | Aviesp, Cubo Itaú, Inovativos e Turistech Hub.