Brazilian Luxury Travel Association abre inscrições a novos associados
Novidade agora é um novo procedimento de verificação, chamado Cliente Oculto

Estão abertas as inscrições para novos associados da Brazilian Luxury Travel Association, a BLTA, que conta atualmente com um portfólio de 69 hotéis e operadoras de viagens (as DMCs).
A novidade agora é um novo procedimento de verificação relacionado à experiência do cliente: avaliações realizadas por meio da metodologia do Cliente Oculto, que consiste em um processo em que um avaliador capacitado e treinado nos padrões se passa por um hóspede comum e, por meio do preenchimento de um checklist de avaliação customizado especificamente para BLTA, poderá comprovar de maneira objetiva a existência dos critérios de qualidade exigidos.
Para a CEO da associação, Camilla Barretto, a implementação desse novo processo imprime uma nova etapa na BLTA. “Estamos dando um passo na direção de aprimorar a qualidade dos serviços dos nossos associados por meio de uma avaliação rigorosa e isenta a partir da metodologia da OnYou Cliente Oculto". Em todo o processo, lembra Camilla, o primeiro crivo é sempre da própria BLTA, que dispõe de próprios critérios em conformidade com os padrões exigidos na hotelaria de luxo internacional, procedimentos de verificação e análise dos candidatos, incluindo visita técnica ao hotel ou avaliação da jornada do cliente em relação aos serviços propostos no caso das DMCs.
Complementarmente, a OnYou irá legitimar – ou não – a primeira fase de verificação feita pela entidade. “Com isso, nosso objetivo é alcançar um patamar de credibilidade ainda mais alto, contínuo e saudável de crescimento e de competitividade global, para que possamos assegurar ao nosso público um padrão de qualidade e eficiência à altura das expectativas que espera e busca encontrar”, diz Camilla. A CEO ainda acrescenta que, ao ampliar o portfólio, a associação deseja estender sua presença a mais localidades do País, enriquecendo a qualidade e a diversidade das experiências que os associados oferecem.
Requisitos mínimos para hotéis se associarem
- Ser pessoa jurídica de direito privado, nacional ou estrangeira, formalmente estabelecida no Brasil e estar em dia com suas obrigações legais e financeiras;
- Estar em funcionamento há pelo menos um ano sob o mesmo proprietário da empresa e/ou o mesmo gerente geral responsável;
- Excelência em serviço e qualidade mantida nos mais altos níveis com um histórico comprovado de alto padrão, atenção aos detalhes e reconhecimento dos hóspedes;
- A empresa deve estar de acordo com os valores e filosofia da BLTA;
- Participar de no mínimo um evento internacional no segmento de Turismo de alto padrão (se ainda não participa, deve programar no seu calendário anual a participação de uma feira internacional);
- Ter relações comerciais comprovadas com o mercado nacional e/ou internacional;
- Possuir website e material promocional no mínimo em português e inglês;
- Possuir boas práticas de sustentabilidade e promover a cultura brasileira na oferta de serviços – gastronomia, decoração, atividades e passeios;
- Passar por visita marcada de verificação da BLTA;
- Passar pelo processo de avaliação de qualidade através da metodologia do Cliente Oculto por empresa terceirizada;
- Oferecer serviços compatíveis com o padrão de hotéis do mercado de luxo mundial (4 e 5 estrelas);
- Estar localizado em destinos de importância natural, cultural, cênica e de entretenimento (urbanos);
- Ter ambiente, arquitetura e design diferenciados com referências à autenticidade brasileira;
- Contar com restaurante com gastronomia de alto padrão ou serviço de alimentos e bebidas no local;
- Oferecer experiências personalizadas e autênticas ao hóspede (passeios e/ou serviços);
- Possuir valor de diária mínima média anual de R$ 1,8 mil;
- Ser indicado por pelo menos dois buyers nacionais e/ou internacionais, comprovando que o empreendimento já trabalha com a cadeia distributiva;
- Ter referências de consultores de viagens que experimentaram pessoalmente a propriedade;
- Desenvolver iniciativas e ações de boas práticas com foco na sustentabilidade do Turismo;
- Já ter participado de feiras e roadshows do mercado de Turismo e de luxo;
- Possuir equipe de colaboradores com fluência em outros idiomas.
Requisitos mínimos para DMCs se associarem
- Oferecer produtos e serviços com roteiros/experiências únicas e autênticas no Brasil;
- Oferecer experiências personalizadas;
- Trabalhar com o mercado internacional;
- Indicado por três buyers internacionais, comprovando que o empreendimento já trabalha com o mercado internacional;
- Ter referências de hotéis e/ou outros fornecedores dos serviços oferecidos;
- Possuir equipe comercial/colaborador com fluência em outro idioma;
- Comprovar participação em feiras internacionais no mercado de luxo, como Pure, ILTM, Emotions, Remote, Signature, Le Miami, entre outras.