Turismo de luxo: papel do agente de viagens se fortalece cada vez mais
Anuário ILTM & PANROTAS 2024/25 mostra que, mesmo com acesso à informação, viajantes confiam no consultor
O Turismo de luxo continua em crescimento no Brasil e no mundo, e o papel do agente de viagens se fortalece como um elo essencial entre viajantes exigentes e experiências excepcionais.
O Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS 2024/25 mostra que, mesmo com o fácil acesso à informação e às plataformas digitais, os viajantes de alta renda ainda confiam nos consultores especializados não somente para criar roteiros personalizados, mas também para garantir segurança, acesso a serviços exclusivos, otimizar tempo e evitar contratempos. O consórcio Virtuoso, formado por agentes de viagens de luxo, registrou um crescimento de 25% nas vendas em 2024 em relação ao ano anterior.
A ILTM Latin America comprova essa tendência ao reunir a cada ano um número maior de marcas, hotéis e destinos de luxo que valorizam a relação de parceria e confiança com os agentes de viagens. Este ano, o evento será realizado de 5 a 8 de maio na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, e espera reunir 500 expositores e 500 compradores de mais de 40 cidades da América Latina.
“A missão da ILTM é proporcionar o encontro desses agentes de viagens de diversos lugares com hotéis, destinos e outros serviços relevantes para o Turismo. O crescimento constante do evento é um reflexo de que estes profissionais estão acompanhando as mudanças do mercado. Atualmente existe até um curso específico para agentes do Turismo de luxo incentivado pela ILTM. Envolver um profissional bem preparado em qualquer planejamento faz muita diferença e evita perrengues”, diz o diretor da ILTM Latin América, Simon Mayle.
Importância do agente de viagens no luxo
O anuário aponta que 26% dos viajantes utilizam regularmente agências e consultores para planejar suas viagens desde o começo, enquanto outros 24% fecham com um consultor após realizarem pesquisas próprias. No entanto, um dado importante revela uma mudança significativa: os viajantes de alta renda entrevistados estão dispostos a investir até R$50 mil por pessoa em viagens de até 15 dias, representando um aumento expressivo em relação ao ano anterior.
“Os viajantes estão mais dispostos a gastar mais para viver experiências autênticas e significativas. Quanto maior o investimento, mais segurança o turista terá em contar com um profissional que conhece os clássicos e as novidades dos destinos. A diferença é que a partir das pesquisas individuais, muitos clientes já chegam para o agente com mais informações e uma lista de desejos que o agente vai adaptar para criar os roteiros personalizados”, explica Mayle.
Esse crescimento reflete não apenas a valorização de moedas estrangeiras frente ao real, mas também o maior poder de compra e a disposição desse público em investir em experiências exclusivas. Esse cenário reforça a importância dos agentes de viagens, que garantem um serviço altamente personalizado e adaptado às necessidades de cada cliente.
“A personalização é a palavra chave quando falamos destes agentes. Ninguém fará uma viagem exatamente igual a outra pessoa, cada viajante terá um roteiro único com os melhores hotéis, restaurantes e passeios para seu perfil. Os agente estudam tanto os destinos quanto as pessoas para entender suas preferências e garantir uma experiência inesquecível”, aponta Mayle.
Perfil do viajante de luxo brasileiro
O anuário traz dados importantes sobre os hábitos e preferências desse público:
- Viagens nacionais: duram entre 2 e 7 dias, com um gasto médio de R$5.001 a R$15.000 por pessoa.
- Viagens internacionais: permanecem de 11 a mais de 15 dias, investindo entre R$15.001 e R$50.000 por pessoa.
- Destinos em alta: Rio de Janeiro e Estados Unidos.
- Destinos dos sonhos: Lençóis Maranhenses e Itália.
- Experiência internacional: em média, já visitaram 7 países.
- Preferências de turismo: sol e praia (61%), histórico-cultural (58%) e gastronômico (42%).
- Planejamento: a escolha do destino ocorre entre 1 ano e 6 meses antes, enquanto reservas de voos e hospedagem são feitas entre 6 e 3 meses antes da viagem.