Pedro Menezes   |   10/10/2024 16:54
Atualizada em 10/10/2024 17:11

Hotéis de luxo devem somar 1,9 mi de quartos e US$ 154 bilhões em 2024

Estima-se ainda que, até 2032, o segmento possa alcançar US$ 369,36 bilhões de valor de mercado


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Alguns fatores explicam esse crescimento. Um deles é o aumento do número de milionários em todo o mundo
Alguns fatores explicam esse crescimento. Um deles é o aumento do número de milionários em todo o mundo

O setor de hospitalidade de luxo tem registrado um crescimento robusto nos últimos anos, superando os números pré-pandemia. Em 2023, o mercado global de hotéis de luxo foi avaliado em US$ 140,28 bilhões, com projeção de alcançar US$ 154,32 bilhões em 2024, um crescimento de 11,5%.

Estima-se ainda que, até 2032, o segmento possa alcançar impressionantes US$ 369,36 bilhões de valor de mercado. Tanto é que, apenas em 2023, o Turismo de luxo como um todo movimentou mais de R$ 1,5 trilhão, o que acabou impulsionando o setor hoteleiro. Os dados fazem parte de um estudo da Fortune Business Insights.

Alguns fatores explicam esse crescimento. Um deles é o aumento do número de milionários. Em 2012, o mundo tinha 29 milhões de milionários, segundo o UBS. Em 10 anos, esse número chegou a 60 milhões. Apenas no Brasil, o número de milionários deve quase dobrar até 2027, chegando a cerca de 800 mil, o que cria uma população ávida por consumir o melhor que o dinheiro pode oferecer.

O mercado de hotéis de luxo por região

Os dados revelam ainda que a América do Norte dominou o mercado de hotéis de luxo com uma participação de mercado de 32,23% e avaliado em US$ 45,21 bilhões em 2023. O aumento dos gastos com hospedagem nos Estados Unidos e Canadá contribuiu para uma maior geração de receita.

Do outro lado do Oceano Atlântico, espera-se que a Europa detenha uma fatia considerável do mercado devido aos gastos europeus significativos com Turismo. E isso ocorre em meio a crescente penetração de redes hoteleiras de alto padrão consolidadas para acomodar um número crescente de turistas na região.

Na Ásia-Pacífico, por exemplo, a crescente população de classe média alta contribuiu significativamente para o crescimento do mercado. As redes hoteleiras internacionais estão, portanto, investindo pesadamente na região para expandir sua presença. É o caso do Hilton, que assinou um acordo em 2021 com Conrad Shanghai, Waldorf Astoria Shenzhen, Conrad Zhuhai e Conrad Wuhan, para abrir mais de 700 quartos de hotel na China.

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Brasil ganhará um novo hotel de luxo em dezembro deste ano, com a chegada do W São Paulo
Brasil ganhará um novo hotel de luxo em dezembro deste ano, com a chegada do W São Paulo

Na América do Sul, segundo o estudo, as crescentes iniciativas governamentais para o crescimento dos setores de turismo e hospitalidade impactam positivamente o mercado. Além disso, a melhoria do padrão de vida e o aumento do número de pessoas de renda mais alta no Chile e no Peru estão apoiando as receitas de serviços na região.

O mercado no Oriente Médio, por sua vez, é impulsionado pela presença de vários milionários e bilionários. De acordo com os dados apresentados pela Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia Ocidental (UNSCWA), em março de 2022, 10% da população detinha quase 80% da riqueza na Arábia Saudita. De 2019 a 2022, a riqueza média dos milionários da Arábia Saudita aumentou em 20%. Logo, estas nações têm uma forte presença de uma população rica, o que provavelmente impulsionará o mercado na região.

As tendências da hotelaria de luxo para 2024 e 2025

Divulgação/ Best Western
 O desejo por conforto e glamour, amplificado por influenciadores, acabou transformando o Turismo de luxo em uma aspiração mais acessível
O desejo por conforto e glamour, amplificado por influenciadores, acabou transformando o Turismo de luxo em uma aspiração mais acessível
  • Estadias luxuosas durante as férias em família ou instalações de ponta para executivos de alta gerência durante viagens de negócios têm apoiado a indústria de hospitalidade de luxo. Os hotéis se esforçam para mostrar a mais alta qualidade de serviços e recursos, desde design de interiores e ofertas de alimentos até serviços, como spas, academias, piscinas e lavanderia, entre outros.
  • O surgimento de serviços de reserva de acomodações on-line acelerou ainda mais o mercado. Segundo o estudo, a maior demanda por serviços premium de hotéis de luxo com melhores instalações deve consolidar a participação de mercado de hotéis de luxo em todas as plataformas.
  • E não são apenas os “ultrarricos” os principais consumidores da hotelaria de luxo. As redes sociais tornaram-se vitrines do estilo de vida luxuoso. O desejo por conforto e glamour, impulsionado por influenciadores, acabou transformando o Turismo de luxo em uma aspiração mais acessível. Isso tem tornado os hotéis de alto padrão mais conhecidos, atraindo também consumidores da classe média alta.
  • Experiências personalizadas em destinos exclusivos, hotéis cinco estrelas e paisagens deslumbrantes, antes inalcançáveis para muitos, agora se tornaram símbolos amplamente compartilhados de status e conquista, alimentando uma crescente demanda global.
  • Houve mudanças significativas no perfil do público dos hotéis de luxo, que agora é mais jovem e inclui muitos viajantes solo. Nos resorts de luxo da linha Inclusive Collection da Hyatt, por exemplo, o público predominante são solteiros de até 45 anos com renda 200 mil dólares por ano.
  • Além disso, uma tendência que está se destacando nesse mercado de luxo são os eventos. A rede Hyatt, por exemplo, notou um aumento na procura por seus quartos para despedidas de solteiro e aniversários.
  • Por conta desta tendência, os hotéis de luxo vêm atraindo uma parcela significativa dos investimentos imobiliários hoteleiros e apostando em designs sofisticados. Em um cenário de alta competitividade, a hotelaria de luxo oferece vantagem estratégica e acaba se apresentando como oportunidade de investimento.
  • Outra importante tendência é a procura de empresas que utilizam estadias em hotéis de luxo como forma de premiar colaboradores. Esse comportamento está refletido nos números: as reservas de grupos que demandam mais de dez quartos aumentaram, em média, 9% ao ano.

"Todas essas tendências refletiram em uma alta procura para esse segmento. As reservas de quartos superiores a 1.000 euros por noite cresceram 60% e o número de quartos de luxo disponíveis deve crescer este ano para 1,9 milhão, ante 1,6 milhão no ano passado. Estima-se que viajantes gastem cerca de US$ 1,5 trilhão em viagens de luxo, com esse número podendo ultrapassar US$ 2 trilhões nos próximos anos"

Conclusão do estudo sobre a hotelaria de luxo

As principais redes de luxo do mundo

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Key Players do mercado de luxo
Key Players do mercado de luxo

As principais redes de luxo do mercado, devidamente expostas na imagem acima e na lista abaixo, estão medindo o desempenho de seus serviços de hospitalidade ao entender o conforto geral oferecido aos clientes por meio de seus serviços, para desenvolver suas capacidades operacionais.

Além disso, os principais players do mercado estão investindo na implementação de estratégias como fusões e aquisições, com o objetivo de aumentar seus portfólios de marcas e ampliar sua participação no mercado.

As principais redes de luxo são:

  • Marriott International, Inc. (EUA)
  • Hyatt Hotels Corporation (EUA)
  • InterContinental Hotels Group (Reino Unido)
  • Four Seasons Hotel Limited (Canadá)
  • Hilton Hotels & Resorts (EUA)
  • Kempinski Hotels S.A. (Suíça)
  • Accor SA (França)
  • The Indian Hotels Company Limited (Índia)
  • Mandarin Oriental Hotel Group (Hong Kong)
  • Shangri La International Hotel Management Ltd. (Hong Kong)

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