Laura Enchioglo   |   27/05/2024 13:21
Atualizada em 27/05/2024 13:25

Veja tendências e comportamentos do luxo no Brasil, pela Bain&Company

Em evento do Radix, consultoria apresentou um estudo sobre o setor


PANROTAS / Emerson Souza
Karla Freitas e Thiago Delfino, da Bain & Company, apresentaram no evento do Radix
Karla Freitas e Thiago Delfino, da Bain & Company, apresentaram no evento do Radix

Em evento em parceria com o curso de Turismo de luxo Radix, a Bain&Company, representada por Karla Freitas (gerente sênior) e Thiago Delfino (sócio) apresentou um estudo sobre o mercado de luxo no Brasil.

A pesquisa dividiu o mercado de luxo em nove segmentos. A seguir, veja um resumo de cada um deles:

Moda e itens pessoais

  • Maior segmento
  • R$ 18 bilhões faturados em 2022
  • Mercado cresceu 18% ao ano, entre 2018 e 2022 (quase dobrou em cinco anos)

Imóveis

  • R$ 17 bilhões de faturamento em 2022
  • Crescimento de 47% ao ano de 2018 a 2022
  • Expectativa de crescimento de 2% ao ano entre 2022 e 2030

Automóveis

  • Faturamento de R$ 15 bilhões em 2022
  • Crescimento de 8% ao ano (entre 2018 e 2022)
  • Percebe-se relevância dos carros elétricos e eletrificados, uma tendência que deve continuar

Saúde

  • R$ 13 bilhões de faturamento em 2022
  • 12% de crescimento ao ano entre 2018 e 2022
  • Hoje se concentra no Sudeste, mas já se percebe expansão para Nordeste e interior de Goiânia

Aeronaves privadas

  • R$ 4 bilhões em faturamento em 2022
  • Cresceu 22% ao ano entre 2018 e 2022
  • Segmento que aproveitou muito bem a pandemia, quando a aviação privada foi uma alternativa mais consolidada

Iates

  • Faturamento de R$ 2 bilhões em 2022
  • Crescimento de 22% ao ano entre 2018 e 2022
  • Segmento muito influenciado pela pandemia

Fine Arts

  • Faturamento de R$ 3 bilhões em 2022
  • Cresceu 14% ao ano entre 2018 e 2022
  • Expectativa de continuar crescendo, ao menos 6% ao ano até 2030

Hotéis

  • Faturamento de R$ 2 bilhões em 2022
  • Considera hotelaria de luxo em território nacional
  • Há muito espaço para crescimento

Bebidas finas

  • R$ 1 bilhão em faturamento em 2022
  • Crescimento de 12% ao ano entre 2018 e 2022

Juntos, estes segmentos movimentaram R$ 74 bilhões em 2022. A expectativa, de acordo com a pesquisa, é alcançar um patamar entre R$ 110 e R$ 130 bilhões em 2030.

Rumo ao futuro - tendências

Dentre as principais tendências para o próximo ano, está colocar o cliente no centro da experiência, e isso não quer dizer apenas conveniência e exclusividade. Para tanto, é necessário pensar em tecnologia, modelos alternativos e impacto.

Tecnologia

O uso da inteligência artificial em prol do Turismo ganha cada vez mais força. Mas não apenas ela, o uso de dados e até de blockchain pode fazer a diferença.

Olhar para modelos alternativos

Há uma tendência nos modelos de negócios alternativos. A pesquisa apontou que a revenda de itens de moda, por exemplo, cresceu 1,5 vezes mais rápido que a venda de produtos novos, e é preciso ficar de olho nessas movimentações.

ESG

O consumidor de alto luxo tem, cada vez mais, olhado com cuidado para o ESG e empresas que tem essas três letrinhas em seu core. Para tanto, está dividido em quatro pilares: descarbonização, biodiversidade, circularidade e transformação cultural

Em resumo...

  • Conecte-se com seu consumidor
  • Invista em tecnologia
  • Desbrave novos modelos
  • Promova impacto

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados