Veja tendências e comportamentos do luxo no Brasil, pela Bain&Company
Em evento do Radix, consultoria apresentou um estudo sobre o setor
Em evento em parceria com o curso de Turismo de luxo Radix, a Bain&Company, representada por Karla Freitas (gerente sênior) e Thiago Delfino (sócio) apresentou um estudo sobre o mercado de luxo no Brasil.
A pesquisa dividiu o mercado de luxo em nove segmentos. A seguir, veja um resumo de cada um deles:
Moda e itens pessoais
- Maior segmento
- R$ 18 bilhões faturados em 2022
- Mercado cresceu 18% ao ano, entre 2018 e 2022 (quase dobrou em cinco anos)
Imóveis
- R$ 17 bilhões de faturamento em 2022
- Crescimento de 47% ao ano de 2018 a 2022
- Expectativa de crescimento de 2% ao ano entre 2022 e 2030
Automóveis
- Faturamento de R$ 15 bilhões em 2022
- Crescimento de 8% ao ano (entre 2018 e 2022)
- Percebe-se relevância dos carros elétricos e eletrificados, uma tendência que deve continuar
Saúde
- R$ 13 bilhões de faturamento em 2022
- 12% de crescimento ao ano entre 2018 e 2022
- Hoje se concentra no Sudeste, mas já se percebe expansão para Nordeste e interior de Goiânia
Aeronaves privadas
- R$ 4 bilhões em faturamento em 2022
- Cresceu 22% ao ano entre 2018 e 2022
- Segmento que aproveitou muito bem a pandemia, quando a aviação privada foi uma alternativa mais consolidada
Iates
- Faturamento de R$ 2 bilhões em 2022
- Crescimento de 22% ao ano entre 2018 e 2022
- Segmento muito influenciado pela pandemia
Fine Arts
- Faturamento de R$ 3 bilhões em 2022
- Cresceu 14% ao ano entre 2018 e 2022
- Expectativa de continuar crescendo, ao menos 6% ao ano até 2030
Hotéis
- Faturamento de R$ 2 bilhões em 2022
- Considera hotelaria de luxo em território nacional
- Há muito espaço para crescimento
Bebidas finas
- R$ 1 bilhão em faturamento em 2022
- Crescimento de 12% ao ano entre 2018 e 2022
Juntos, estes segmentos movimentaram R$ 74 bilhões em 2022. A expectativa, de acordo com a pesquisa, é alcançar um patamar entre R$ 110 e R$ 130 bilhões em 2030.
Rumo ao futuro - tendências
Dentre as principais tendências para o próximo ano, está colocar o cliente no centro da experiência, e isso não quer dizer apenas conveniência e exclusividade. Para tanto, é necessário pensar em tecnologia, modelos alternativos e impacto.
Tecnologia
O uso da inteligência artificial em prol do Turismo ganha cada vez mais força. Mas não apenas ela, o uso de dados e até de blockchain pode fazer a diferença.
Olhar para modelos alternativos
Há uma tendência nos modelos de negócios alternativos. A pesquisa apontou que a revenda de itens de moda, por exemplo, cresceu 1,5 vezes mais rápido que a venda de produtos novos, e é preciso ficar de olho nessas movimentações.
ESG
O consumidor de alto luxo tem, cada vez mais, olhado com cuidado para o ESG e empresas que tem essas três letrinhas em seu core. Para tanto, está dividido em quatro pilares: descarbonização, biodiversidade, circularidade e transformação cultural
Em resumo...
- Conecte-se com seu consumidor
- Invista em tecnologia
- Desbrave novos modelos
- Promova impacto