Virtuoso On Tour 2024 é palco de insights e apresentações sobre Turismo de Luxo
Características da gestão de marcas de luxo e ações essenciais foram destaque do primeiro dia de evento
RIO DE JANEIRO - O Virtuoso On Tour 2024 desembarcou nesta semana no Rio de Janeiro, mais precisamente no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana. Nessa segunda-feira (21), a sessão de abertura foi realizada no Salão Rio de Janeiro, com a presença de mais de 100 profissionais, entre consultores e fornecedores.
No ambiente aconchegante e confortável, deram as boas-vindas Bea Sajón, gerente-geral Virtuoso para América Latina e Caribe, e Netto Moreira, gerente-geral do Fairmont; do Sofitel Rio, com reinauguração prevista para o final de 2025, e do MGallery Santa Teresa. Netto aproveitou para apresentar Patricia Costa, nova diretora de Vendas e Marketing dos três hotéis de luxo.
Em seguida, dois patrocinadores do On Tour fizerem rápidas apresentações de seus produtos. Elsa Bacry, diretora na Hummingbird Travel, na primeira vez da operadora em um evento Virtuoso no Brasil. destacou algumas experiências singulares aos quais só agências têm acesso (a Hummingbird não trabalha com consumidor final).
Lisa Tejeda, gerente no BrandUSA, por sua vez, apostou em ressaltar destinos menos óbvios, como a rota vinícola no estado do Missouri e a de galerias de arte em Santa Fe, no Novo México.
Panorama do Turismo de Luxo
Já o especialista em gestão de luxo Carlos Ferreirinha foi o keynote speaker da noite de abertura, com apresentação que foi aplaudida com entusiasmo. Ele começou destacando novas empresas de diferentes setores que cresceram exponencialmente nos últimos anos, a importância do mercado consumidor da Índia, a evolução do serviço em determinados nichos. A partir do panorama geral, compartilhou insights para 2025 e além:
“Estamos na era das experiências. Não basta mais possuir. Por isso, uma marca de luxo como Armani pretende crescer nos segmentos de hospitalidade e de edifícios assinados. Temos que levar em conta, também, que a população está envelhecendo de maneira ativa e saudável. Quem tem mais de 50 ou 60 anos não quer apenas viajar com os netos. Vamos ter que aprender a conversar com esta geração que tem outras perspectivas e quer ser surpreendida”
Carlos Ferreirinha, especialista em gestão de luxo
Entre os desafios recentes, está a emergência climática e o apagão de mão de obra “Num mundo de caos, precisamos de distrações. A era das experiências é a resposta evolutiva do mercado. Significa uma inversão. São as experiências que vão nos conectar aos produtos e serviços. Tem que ser obstinado pela diferença, e não apenas pelo melhor. É preciso ir do transacional para o emocional. A tomada de decisão do consumo de luxo acontece quando a emoção ultrapassa a razão. O que dará mais resultado é se relacionar pelo encantamento”, disse ele.
Quatro características da gestão de marcas de luxo:
- Deixar claro seus elementos de escassez
- Ser autêntico, genuíno e original
- Obstinação pelo legado
- Desenvolver relacionamentos
Nove ações essenciais para por em prática:
- Aumentar o conhecimento geral sobre assuntos diversos
- Ser obsessivo por preparação prévia e antecipada
- Desenvolver habilidades além das técnicas
- Ser curioso e buscar mais conteúdo
- Saber mais sobre o cliente
- Oferecer experiências personalizadas e relevantes
- Driblar preconceitos
- Expandir base de clientes
- Acreditar em novos clientes de diferentes perfis e regiões
“Cada região do Brasil é um País diferente. É complexo, mas temos que nos esforçar para entender as tramas regionais brasileiras porque o Brasil das oportunidades é sempre maior que o Brasil das dificuldades”
Carlos Ferreirinha
Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS.