Como a Geração Z consome (e decide) viagens de luxo
Nolia e Carla Palermo, da NovaSafari, participaram de evento da ILTM e PANROTAS
O último encontro do ano em parceria da PANROTAS com a International Luxury Travel Market (ILTM) reuniu no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, em 20 de dezembro, agências e fornecedores do mercado de Viagens de luxo. O encontro marcou o lançamento no Brasil da terceira edição do Annual Luxury Travel Report 23/24, da ILTM e PANROTAS.
O editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, mostrou um recorte das tendências apresentadas nas reportagens e dos dados de pesquisas publicadas no anuário. O consultor Carlos Ferreirinha, especialista em mercado de luxo, fez uma palestra com muitos insights inspiradores para 2024.
Carla e Nolia Palermo, da NovaSafari Tours, falaram sobre Geração Z e viagens multigeracionais. A conversa foi mediada pela jornalista Carla Lencastre, que escreveu sobre o mercado de luxo no Anuário ILTM & PANROTAS.
As consultoras de viagem enfatizaram como a nova geração é diversa, o que permite diferentes abordagens e variada oferta de produtos. Mas um ponto é fundamental: autenticidade. Seja em viagem para lugar da moda, “onde todos os jet-setters estão”, ou para destino remoto. Redes sociais também são importantes para a Geração Z, afinal estamos falando de nativos digitais. Mas, às vezes, apenas como fonte de pesquisa, e não para postar.
Outra característica forte é o planejamento. As gerações mais jovens gostam de sair com tudo marcado, não apenas hotéis, mas também restaurantes e eventos. Não dá para arriscar não jantar no restaurante dos sonhos ou não estar no melhor lugar no show esperado.
“As gerações anteriores eram mais aventureiras”, disse Carla Palermo. “Muitas vezes tinham um roteiro em mente e iam reservando a hospedagem pelo caminho. Hoje os jovens sabem exatamente para onde querem ir, onde vão ficar e em quais restaurantes vão comer. É uma geração menos aberta ao inesperado e à improvisação. Já viram muitos posts sobre os destinos escolhidos e não querem correr o risco de não conseguir reserva em determinado restaurante”.
A Geração Z brasileira pode ser menos espontânea que seus pais, mas ambos têm um ponto em comum: todos adoram ser mimados e surpreendidos.
“Os jovens chegam na agência sabendo exatamente o que querem fazer”, enfatizou Nolia Palermo. “Mas é essencial encaixar surpresas no roteiro de acordo com o perfil de cada um”.
Carla Palermo
Nas viagens multigeracionais, é a Geração Z que decide:
“É cada vez mais comum os mais jovens escolherem não apenas o destino, como também a hospedagem e os programas”, complementou Carla. “A nova geração é conectada e bem-informada. Os jovens sabem onde influenciadores e celebridades mundiais vivem, os lugares que frequentam, as marcas que consomem. E querem se sentir parte do grupo que reconhecem como referência, ter acesso às experiências mais desejadas”.
Quando o tema é sustentabilidade, vale o que destacou Carlos Ferreirinha em sua apresentação: “o mercado é que tem que acelerar o desenvolvimento sustentável”.
“Ainda temos um longo caminho a percorrer na preocupação com o impacto ambiental e social das viagens”, reforçou Carla. “Uma parcela pequena toma decisões objetivas em função da sustentabilidade. Mas estou sempre ressaltando os aspectos sustentáveis de cada produto”.
Carla Lencastre, para o Portal PANROTAS