Scenic destaca novos navios e importância dos agentes de viagens para a marca
Presidente do Scenic Group para os EUA e a América Latina, Ken Muskat está no Seatrade Cruise Global 2025

MIAMI - Durante o Seatrade Cruise Global 2025, evento da indústria internacional de cruzeiros que teve início no último dia 7 até hoje (10), em Miami (EUA), o presidente do Scenic Group para os Estados Unidos e a América Latina, Ken Muskat, destacou as novidades da empresa.
“Temos cinco novos navios chegando, sendo dois deles para 2026 e três para 2027. São três super iates oceânicos (após a estreia do Emerald Kaia em 2026, a Emerald Cruises apresentará, em 2027, o Emerald Raiya e o Emerald Xara) e dois navios fluviais”, conta Muskat. "A Emerald Cruises tem ido incrivelmente bem e, obviamente, com o sucesso que tivemos com o Azura e o Sakara, anunciamos o Emerald Kaia e foi natural para nós construirmos outros dois para 2027. O Emerald Raiya e o Emerald Xara elevarão a frota para cinco navios e as embarcações cobrirão tudo, do Caribe ao Mediterrâneo, às ilhas Seychelles, o que é muito emocionante”, afirma o executivo.
Ele também destaca as novidades em cruzeiros fluviais. “Temos o Emerald Astra saindo em abril de 2026, que fará o Reno, o Meno e o Danúbio. E pela primeira vez para a marca Emerald Cruises em 2027, teremos um navio construído especificamente para o Sena. A Scenic tem feito o Sena, mas a Emerald Cruises nunca fez. E agora este navio, que se chama Emerald Lumi, será específico para o rio Sena, navegando a partir de Paris. Será uma experiência única. Nós continuamos a inovar, seja com comodidades a bordo, tecnologia ou esforços de sustentabilidade”, destaca.
Diferenciais das embarcações Scenic e Emerald Cruises
Ken Muskat também mencionou as diferenças que os viajantes encontram nas embarcações da Scenic e da Emerald Cruises. "Quando falamos de Emerald Cruises, trata-se de uma categoria própria, não há nada parecido por aí e com o Azura e Sakara comportando apenas 100 passageiros e os outros três navios comportando 128, estamos falando de uma verdadeira experiência de luxo em iate. Você embarca, faz o check-in direto na recepção, não há filas de espera. Não há quiosques de terminal pelos quais você tem que passar".
"E você tem tudo incluído nos iates da Emerald Cruises, além da experiência culinária aprimorada que acabamos de lançar, e que estará em todos os navios. Ela foi melhorada para trazer não apenas diferentes cortes de carne, ingredientes de qualidade e alimentos de origem local, mas agora também estamos utilizando o Aqua Cafe mais para eventos de jantar e o La Cucina terá eventos nos quais os passageiros caminham por diferentes estações culinárias, além do que já temos com o buffet", conta o executivo.
Sobre a diferença entre o perfil dos cruzeiristas nos navios e iates, ele diz: "A Scenic é uma marca ultraluxo, com tudo incluso, com exceção de serviços como o helicóptero, o submarino e os tratamentos de spa. Atrai um público ligeiramente mais velho, mais sofisticado, um hóspede mais viajado, alguém que tem tempo, dinheiro, querendo mergulhar em experiências culturais e destinos como a Antártica, por exemplo. Já a Emerald Cruises inclina-se para um público ligeiramente mais jovem, é quase tudo incluído e a marca atrai um viajante mais ativo. É um luxo ligeiramente mais acessível, podemos chamar assim. É uma ótima marca de entrada para nós, porque as pessoas vêm experimentar o Emerald River ou o Emerald Ocean e então graduam para Scenic River ou Scenic Ocean. É mais comum ter cruzeiros de sete noites e excursões ativas, enquanto no Scenic você tem cruzeiros mais longos, é um ritmo um pouco mais lento, para uma imersão cultural mais intensa".
América Latina é mercado importante para a Scenic
O presidente da Scenic Cruises também destacou a importância do mercado latino-americano para as marcas. "Estamos muito animados com o crescimento que vemos na América Latina nos últimos anos. Queremos garantir que estamos divulgando a mensagem da marca nesse mercado e acreditamos que o cliente que procuramos existe nessa região. Pessoas sofisticadas, que têm tempo e dinheiro, que querem luxo, e queremos estar lá para elas. Então, é um mercado muito importante para nós"
"Quando você olha mercado por mercado, vemos que no latino-americano a penetração de cruzeiros ainda é tão pequena e isso nos mostra que é um ótimo mercado para buscarmos. Porque ele não apenas tem a clientela certa, que busca o que temos a oferecer, como também é uma grande oportunidade para explorarmos e transformar esse público em cruzeiristas", comenta Muskat.
"Vale destacar que dependemos significativamente dos agentes de viagens para compartilhar nossa mensagem, porque o trabalho deles complementa o que já estamos fazendo como empresa. O reconhecimento da nossa marca ainda não é tão alto quanto o de outras marcas por aí. Então, precisamos que os agentes de viagens falem sobre nós e expliquem as diferenças entre Scenic e Emerald Cruises, entre nós e outras marcas concorrentes e ajudem a nos promover. Temos todos os materiais de marketing, os treinamentos, a equipe de vendas, tudo disponível para ajudá-los a aprender sobre nossas marcas", conclui o executivo.
Por Adrián Bertini, especial para o Portal PANROTAS.