Beatrice Teizen   |   15/04/2025 09:30

Onfly recebe aporte de R$ 240 milhões para evoluir plataforma e acelerar digitalização

Rodada foi liderada pela Tidemark (EUA), marcando seu primeiro investimento no Brasil e na América Latina


Divulgação/Mateus Lustosa
Marcelo Linhares, CEO da Onfly
Marcelo Linhares, CEO da Onfly

A Onfly anuncia nesta terça-feira (15) a captação de R$ 240 milhões em uma rodada de investimento série B liderada pela Tidemark, fundo de venture capital do Vale do Silício (São Francisco, nos EUA), que faz seu primeiro cheque na América Latina.

O aporte também contou com a participação da Endeavor Catalyst, fundo de co-investimento em venture capital da Endeavor, e da Left Lane Capital, fundo de venture capital de Nova York que investiu anteriormente na Série A da travel tech em rodada co-liderada com fundo brasileiro Cloud9 Capital.

Com o montante, a TMC pretende intensificar os esforços em tecnologia com evolução da plataforma e aplicação de inteligência artificial para melhorar a rotina dos seus clientes. Também irá acelerar os esforços em marketing e vendas, consolidar ao longo de 2025 a expansão internacional para o México iniciada no ano passado e ampliar sua atuação para outros países em 2026. Além disso, a startup está aberta para possíveis M&As (mergers and acquisitions, em português, fusões e aquisições) que possam alavancar o plano de crescimento da companhia.

“Este investimento representa um marco para a Onfly e um novo capítulo na nossa história. O setor de viagens e despesas corporativas na América Latina é grande e está no meio de um processo forte de digitalização. Em 2023, este setor movimentou quase US$ 50 bilhões na América Latina, segundo dados do GBTA. Temos uma avenida de crescimento pela frente”, afirma o CEO e cofundador da empresa, Marcelo Linhares.

De acordo com o executivo, a travel tech tem uma estimativa de chegar em R$ 1,5 bilhão de GMV (Gross Merchandise Volume, em português, volume bruto transacionado) em 2025.

“A maioria dos players do nosso mercado possuem mais de 40 anos e são empresas essencialmente de serviço, com baixa adoção de tecnologia e, justamente por esse motivo, este é um segmento ainda pouco digitalizado. Cada vez mais os colaboradores estão exigindo dos softwares corporativos a mesma facilidade de uso e experiência de utilização que eles têm em aplicativos do dia-a-dia”, explica.

O fundador e sócio da Tidemark, Dave Yuan, afirma que o setor de viagens corporativas ainda está defasado na adoção de tecnologia, com sistemas legado e monetização dependente de taxas e serviços e em detrimento da experiência do viajante.

Divulgação/Mateus Lustosa
Elvis Soares, Marcelo Linhares e Elvimar Martins, sócios da Onfly
Elvis Soares, Marcelo Linhares e Elvimar Martins, sócios da Onfly

“A Onfly está mudando tudo isso, criando um ciclo virtuoso positivo na viagem corporativa: custos mais baixos para as empresas, uma experiência mais tranquila e personalizada para os viajantes e clientes valiosos para os fornecedores, como companhias aéreas, hotéis e outros. Já vimos esse tipo de mudança em outras indústrias onde os novos líderes redefinem completamente o status quo. Estamos empolgados por fazer parte desta jornada com a Onfly para remodelar as viagens corporativas globalmente”, diz.

Primeiro investimento da Tidemark no Brasil

O aporte na Onfly é o primeiro investimento da Tidemark em uma empresa do Brasil e da América Latina. De acordo com a companhia, a decisão de investir na Onfly foi motivada, principalmente, pela Tidemark acreditar que o modelo de negócio da companhia é uma referência de SaaS-enabled marketplace em âmbito global.

Antes de fundar a Tidemark, Yuan foi responsável por aportar em grandes companhias globais, como Nubank, Toast, LinkedIn e Facebook. “A América Latina tem se consolidado como um forte ecossistema de startups, com empreendedores que compreendem seus mercados locais e buscam inspiração global para inovar. Esse ambiente dinâmico tem permitido à Tidemark construir relações sólidas na região, com CEOs e outros investidores”, diz.

A partir desta operação, a Onfly também passará a contar com a expertise de Drew Patterson, ex-VP de Marketing da Kayak e co-fundador da Jetsetter (adquirida pela TripAdvisor), executivo que é Venture Partner na Tidemark e traz sua experiência no segmento de viagens ao se juntar ao conselho da travel tech brasileira.

Jornada de viagens e despesas unificada

65% dos clientes da Onfly utilizam a solução de gestão de viagens e de despesas integradas, incluindo o cartão corporativo que a empresa lançou em 2022 e já atingiu R$ 200 milhões de TPV (Total Payment Volume, em português, volume total de pagamentos) nos últimos dois anos.

Na linha de gestão de despesas, a TMC está trabalhando com iniciativas de IA para automatizar o processo de digitalização e conciliação dos gastos, levando mais segurança e controle para as organizações e resolvendo um problema histórico nas empresas que é o descumprimento das políticas de viagens e compliance.

Em viagens, a empresa oferece um “one-stop-shop”, com inventário de hotéis, aéreo, ônibus e carro, de forma digital, além do aluguel de curta temporada, com a integração da Charlie.

A Onfly estima que até 60% dos atendimentos aos viajantes corporativos podem ser automatizados até o final de 2026 e para isto a empresa está dobrando o investimento em IA para os próximos dois anos. Nos últimos quatro anos, a travel tech apresentou uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 110%, chegando a 2 mil clientes.

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