Lacte 20: TMCs devem discutir indicadores junto aos gestores de viagens
Tema foi debatido no Lacte 20, que acontece no WTC Events Center, em São Paulo

Como transformar relatórios e indicadores em estratégias inteligentes? O tema foi destaque em um dos minilabs do Lacte 20, realizado hoje (24) e amanhã (25) em São Paulo.
Durante o painel, a diretora comercial de Parcerias Globais da Voetur, Carolina Gaete, destacou a importância do apoio das TMCS aos gestores de viagens em relação aos KPIs.
"Fizemos uma pesquisa com alguns dos comitês de clientes que revelou que 35% dos gestores de viagens afirmam que a TMC não os ajuda nos números, com os resultados dos indicadores, e não discutem com eles esses dados. “A gente precisa assumir o nosso papel nesse processo, junto com o gestor de viagens. Sozinho ele não vai conseguir, precisa da ajuda da TMC", comenta Carolina.
"A maioria das TMCs acredita que a quantidade de dados é mais importante. Então, muitas delas mandam relatórios com um monte de indicadores, mas é importante que elas mostrem aos gestores quais desses indicadores são importantes"
CEO do Grupo Stabia, Fabio Antununcio
Para o analista administrativo do Grupo Petrópolis, Eduardo Damasco, é importante não responsabilizar apenas a TMC pelos indicadores. "Não podemos só responsabilizar a TMC, considerando que os dados também vêm das companhias aéreas e hotéis, e isso tem que ser trabalhado em conjunto para levar ao cliente final", disse.
O debate também teve a participação da diretora operacional e de Industry Relations da TP Corporate, Liliana Moreira, e do diretor executivo comercial da LTN Brasil, Luiz Teixeira.