Lacte 20: Gol e Air France-KLM destacam 10 anos de parceria e estratégias para o Brasil
Parceria entre as empresas aéreas foi um dos destaques do Lacte 20, que acontece em São Paulo

Durante o Lacte 20, que acontece no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, a vice-presidente da Gol, Carla Fonseca, e o diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul, Manuel Flahault, destacaram a parceria entre as companhias aéreas e os potenciais de cada uma.
"A Gol e a Air France-KLM estão juntas há dez anos, celebrados no ano passado. É a parceria mais antiga do mercado e certamente, a mais relevante também, na minha opinião", comenta Carla Fonseca.
Gol destaca a evolução da companhia após o Chapter 11
Ela também falou sobre os resultados da Gol no processo de Chapter 11 e o que mudou desde que ele teve início. “Um ano atrás, estávamos nesse mesmo evento e eu falei com um grupo menor sobre as promessas da Gol no processo de Chapter 11. E uma delas era garantir a nossa operação de forma bastante consistente, o relacionamento com os nossos clientes e a consistência dos resultados. Nós cumprimos todos esses objetivos e os superamos, principalmente no quesito de experiência do cliente”

"Tenho um orgulho muito grande falar sobre isso, porque a Gol foi reconhecida como a empresa mais pontual em 2024 no mercado brasileiro. Isso é fruto de muito trabalho, a gente sabe qual é a importância desse indicador para o mercado corporativo, que é extremamente fundamental. Além disso, a Gol foi eleita a companhia mais pontual da América Latina. Isso demonstra a consistência e a segurança, que é o nosso valor número um, de ter o cliente no centro das nossas decisões. Eu fico muito feliz de poder compartilhar isso com vocês hoje, um ano depois do nosso processo, mostrando que a gente vem desempenhando uma operação espetacular"
Carla Fonseca, vice-presidente da Gol
"Vale destacar, ainda, o resultado operacional e de vendas muito positivos. No mercado corporativo, a Gol tem uma presença muito forte. De todos os assentos disponíveis no Rio de Janeiro, a companhia tem mais de 55% da oferta e crescemos mais de 25% nesse mercado. Temos destinos internacionais, muita presença no doméstico e a gente sabe da importância do destino Rio de Janeiro dentro do nosso ecossistema corporativo", comenta a VP.
Air France-KLM aborda estratégias no mercado brasileiro
Manuel Flahault também destacou a parceria da Air France-KLM com a Gol. "São muitos anos de parceria e estamos muito orgulhosos disso. Temos uma missão de ser a solução preferida pelas empresas e pelos viajantes de negócios aqui no Brasil quando vão para a Europa, mas não só para lá, também para o Oriente Médio, a África, a China, a Ásia, capitalizando a nossa rede, a nossa malha de mais de 300 destinos em 120 países que temos ao redor do mundo. E junto à Gol investimos muito nos últimos anos para sustentar essa ambição", comenta o executivo.

"Se olharmos os números de janeiro, no comparado com o mesmo mês do ano passado, vemos que nos últimos dois anos aumentamos em mais de 60% a nossa capacidade aqui no Brasil. Estamos agora 15% acima dos assentos que tivemos em 2019, antes da pandemia"
Diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul, Manuel Flahault
Para falar sobre a estratégia da Air France-KLM no mercado brasileiro, Flahault citou o exemplo do voo Salvador-Paris. "Claro que quando escolhemos Salvador, o objetivo de capitalizar sobre o potencial turístico, corporativo da cidade e de seus quase três milhões de habitantes. E o que foi decisivo para a tomada de decisão nesse momento foi o fato de a Gol já ter montado um hub na base de operações lá, o que permitia oferecer aos nossos clientes tempos de voo mais curtos para a Europa. Mas também foi uma oportunidade de melhorar a conectividade com a Ásia, por exemplo, considerando que as outras companhias aéreas que operam em Salvador voam pouco ou não voam para a Ásia. Acho que foram esses aspectos que influenciaram a nossa estratégia", conta o diretor geral da Air France-KLM para a América do Sul.
Além dos investimentos em assentos, a companhia também investiu para melhorar e aprimorar os produtos e serviços. "Lançamos novas cabines de business tanto na Air France quanto na KLM, novas cabines de conforto na KLM, que têm sido um grande sucesso. Neste ano vamos lançar um novo produto de Wi-Fi baseado na tecnologia Starlink, que é a melhor que oferece a indústria. Então, há muitos investimentos para melhorar a experiência de viagem de nossos clientes conjuntos. Também trabalhamos muito com a Gol para melhorar a nossa oferta de acordos e descontos para as empresas. e lançamos nosso programa de fidelidade corporativo, além de todos os benefícios corporativos que oferecemos para nossos clientes", conclui Manuel Flahault.