TMCs Abracorp: faturamento no 1º semestre cresce apesar da alta do dólar
Faturamento do primeiro semestre chegou a R$ 6,6 bilhões, alta de 5% sobre mesmo período em 2023
As TMCs associadas à Abracorp registraram um faturamento de R$ 6,863 bilhões no primeiro semestre deste ano. O número representa aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2023 e está 19% acima dos níveis de 2019, pré-pandemia, quando o setor faturou R$ 5,570 bilhões. Esses dados são parte de um levantamento da entidade, que mensalmente analisa o desempenho de 11 segmentos do setor.
Apesar do índice positivo, o diretor-executivo da associação, Humberto Machado, destacou que o desempenho poderia ter sido melhor, especialmente no setor aéreo.
"Dois fatores interferiram nesse resultado: a instabilidade no País e a alta do dólar nos últimos meses"
Humberto Machado
Ele também mencionou que ainda é cedo para fazer previsões sobre o segundo semestre, devido à instabilidade econômica e às oscilações significativas do dólar. "Porém, o número de transações, principalmente no segmento aéreo, não deverá ser superior ao período pré-pandemia", acrescentou.
Junho
Em junho de 2024, mês mais recente na análise, as companhias vinculadas à associação faturaram R$ 1,146 bilhão, um aumento de 4,5% em comparação aos R$ 1,096 bilhão de 2023, e de 35% em relação aos R$ 848 milhões de 2019.
Detalhamento das atividades
O destaque no período foi o segmento de locação de veículos, faturando R$ 32,798 milhões em junho, em comparação aos R$ 30,771 milhões do mesmo mês do ano anterior. Nessa atividade houve uma mudança de participação no mercado, com a Localiza perdendo 5% de seu share em diárias, caindo de 74,6% para 66,7%, enquanto a Movida registrou um crescimento de 42%, tendência observada nos últimos três meses.
Outro destaque está no serviço rodoviário, com um faturamento de R$ 27 milhões. No ano passado, essa mesma atividade faturou R$ 20 milhões. "Sem dúvida, esse foi um setor que se modificou e assumiu um espaço importante diante do aumento dos preços das passagens aéreas", comentou Machado.
No setor aéreo, os voos nacionais faturaram R$ 447 milhões em junho, de acordo com a Abracorp. No primeiro semestre, houve uma consolidação de posições entre as companhias aéreas. No mercado de voos nacionais, a Latam liderou com 38% de market share, seguida pela Azul, com 31,10%, e pela Gol, com 31%.