Viagens corporativas abrem 2022 com faturamento de R$ 472 milhões
Índice apurado pela Abracorp ficou 106% acima do verificado no mesmo período em 2021
O setor de viagens corporativas iniciou o ano com um faturamento R$ 472 milhões. O resultado, alcançado em janeiro, é 43% inferior ao mesmo mês de 2019, pré-pandemia, quando o montante chegou a R$ 741 milhões, mas ficou 106% acima do verificado no primeiro mês do ano passado, quando alcançou R$ 229 milhões.
Com isso, as viagens a negócios retomam sua trajetória de recuperação que foi interrompida pelas complicações geradas pela variante ômicron, da covid-19, conforme levantamento da Abracorp, que considera 21 setores de atividades.
“Se continuarmos assim, o reflexo desse desempenho pode ser a abertura de novos postos de trabalho”, estima o presidente executivo da entidade, Gervasio Tanabe. O setor chegou a perder 31% dos empregos entre 2019 e 2021, em razão da retração das viagens corporativas. Em 2022, porém, na avaliação da Abracorp, já se espera uma recuperação dos empregos, que vêm sendo retomados desde o início deste ano.
O faturamento doméstico foi destaque no mês passado, inferior apenas em 32,6% a janeiro de 2019. As atividades com melhor desempenho foram hotelaria nacional, que caiu somente 13,6%, e locação de automóveis no território nacional, que cresceu 52,4%, em relação a janeiro de 2019.
"Com a vacinação atingido a quase totalidade da população economicamente ativa no Brasil e os países com os quais temos fortes relações comerciais, iniciando um movimento de abertura total de fronteiras, podemos esperar, já para março deste ano, um ritmo de recuperação mais intenso”, avalia Tanabe.
Em 2021, o faturamento total do setor foi de R$ 4,370 bilhões, o que representou cerca de 40% do faturamento em 2019 (R$ 11,4 bilhões), mas um crescimento de 18% em comparação aos números de 2020 (R$ 3,7 bilhões).
Em dezembro do ano passado, o faturamento do setor atingiu R$ 530 milhões, 125% acima do resultado de 2020 (R$ 235 milhões), mas ainda 27% abaixo do mesmo mês de 2019 (R$ 729 milhões).
“Se fizermos um corte desses números e compararmos somente o último trimestre do ano passado, vamos notar como o mercado se movimentou rapidamente. Nesse período de 2021, faturamos R$ 1,7 bilhão, enquanto em 2020 tínhamos faturado os desastrosos R$ 793 milhões. Ou seja, janeiro de 2022 é metade do que faturamos em três meses de 2021”, pontua o presidente executivo.
Os índices do início do ano reforçam a projeção que a associação fazia no ano passado, quando a liderança da Abracorp falava em chegar a números comparáveis aos de 2019.
Com isso, as viagens a negócios retomam sua trajetória de recuperação que foi interrompida pelas complicações geradas pela variante ômicron, da covid-19, conforme levantamento da Abracorp, que considera 21 setores de atividades.
“Se continuarmos assim, o reflexo desse desempenho pode ser a abertura de novos postos de trabalho”, estima o presidente executivo da entidade, Gervasio Tanabe. O setor chegou a perder 31% dos empregos entre 2019 e 2021, em razão da retração das viagens corporativas. Em 2022, porém, na avaliação da Abracorp, já se espera uma recuperação dos empregos, que vêm sendo retomados desde o início deste ano.
O faturamento doméstico foi destaque no mês passado, inferior apenas em 32,6% a janeiro de 2019. As atividades com melhor desempenho foram hotelaria nacional, que caiu somente 13,6%, e locação de automóveis no território nacional, que cresceu 52,4%, em relação a janeiro de 2019.
"Com a vacinação atingido a quase totalidade da população economicamente ativa no Brasil e os países com os quais temos fortes relações comerciais, iniciando um movimento de abertura total de fronteiras, podemos esperar, já para março deste ano, um ritmo de recuperação mais intenso”, avalia Tanabe.
Em 2021, o faturamento total do setor foi de R$ 4,370 bilhões, o que representou cerca de 40% do faturamento em 2019 (R$ 11,4 bilhões), mas um crescimento de 18% em comparação aos números de 2020 (R$ 3,7 bilhões).
Em dezembro do ano passado, o faturamento do setor atingiu R$ 530 milhões, 125% acima do resultado de 2020 (R$ 235 milhões), mas ainda 27% abaixo do mesmo mês de 2019 (R$ 729 milhões).
“Se fizermos um corte desses números e compararmos somente o último trimestre do ano passado, vamos notar como o mercado se movimentou rapidamente. Nesse período de 2021, faturamos R$ 1,7 bilhão, enquanto em 2020 tínhamos faturado os desastrosos R$ 793 milhões. Ou seja, janeiro de 2022 é metade do que faturamos em três meses de 2021”, pontua o presidente executivo.
Os índices do início do ano reforçam a projeção que a associação fazia no ano passado, quando a liderança da Abracorp falava em chegar a números comparáveis aos de 2019.