Beatrice Teizen   |   29/07/2024 20:03
Atualizada em 30/07/2024 10:39

NDC da Latam é oportunidade de avanço na América Latina, diz Sabre

Kathy Morgan, especialista no assunto, acredita que este movimento impulsionará a adoção na região

PANROTAS / Beatrice Teizen
Kathy Morgan, do Sabre
Kathy Morgan, do Sabre

Não é algo novo, mas está sempre em discussão e em evolução: NDC. E o tema foi bastante pautado na GBTA Convention 2024, realizada na semana passada, em Atlanta, nos Estados Unidos. Em diversas das sessões educacionais, discutiu-se como está a adoção do padrão, como as TMCs enxergam o modelo e como as áreas vêm distribuindo seu conteúdo.

Especialista no assunto, a vice-presidente de Gerenciamento de Produtos do Sabre, Kathy Morgan, está vendo o ritmo de adoção do NDC crescer significativamente. De junho de 2022 a junho de 2024, ela aponta para um aumento de 800% nas reservas com o padrão via GDS.

“Mesmo que seja apenas de uma pequena base, é bastante considerável. Acredito que para o espaço corporativo, muito dessa relevância está no progresso das OBTs corporativas. Tem sido um ponto de virada crítico para o segmento de viagens a negócios, porque muito disso depende do acesso ao conteúdo NDC nestas ferramentas de reserva”, aponta.

E o NDC no Brasil?

Questionada sobre o Brasil, Kathy aborda a questão da América Latina como um todo e que o desenvolvimento do NDC é, em geral, mais devagar na região. Mas ela cita o NDC da Latam via Sabre como um fator importante para o avanço da tecnologia.

“Lançaremos o conteúdo NDC da Latam ainda este ano. Estava programado para setembro, mas acho que teremos pronto para o final de outubro, início de novembro. Acredito que será uma grande oportunidade no mercado da América Latina. Para nós, é mais sobre trazer as companhias aéreas que estão realmente impulsionando o NDC, trabalhando com o padrão, e acredito que veremos isso aumentar no continente latino-americano”

Kathy Morgan, do Sabre

Oportunidade para as TMCs

A especialista reforça que, ao utilizar NDC, as agências de viagens corporativas passam a ter acesso a um conteúdo mais relevante, acessando preços dinâmicos, uma vez que as aéreas estão caminhando para esta jornada.

“Também vemos oportunidades na relação canal direto vs indireto. Historicamente, ao reservar no GDS, encosta-se no canal direto da companhia e os sistemas geralmente não conversam. Mas o NDC está aí para quebrar essa barreira. Com ele, as agências conseguem ter muita visibilidade do que estão fazendo”, diz.


O Portal PANROTAS viajou a convite da GBTA, voando Delta Air Lines e com proteção GTA

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