Karina Cedeño   |   16/07/2024 17:05

Fintech Clara anuncia VCN em parceria com Mastercard e Bee2Pay

Novo serviço traz recursos como simplificação dos fluxos de compra por meio de pagamentos pontuais


Adam Gault/Getty Images
Tecnologia do VCN gera conjuntos de dígitos únicos de forma aleatória para transações ou comércios específicos
Tecnologia do VCN gera conjuntos de dígitos únicos de forma aleatória para transações ou comércios específicos

A Clara, solução de gerenciamento de pagamentos, anuncia um novo produto pensado para as necessidades de empresas que contam com um grande fluxo de pagamentos, sejam agências de viagens, negócios do ramo de hospitalidade ou outras empresas.

Trata-se do VCN (virtual card number, ou número de cartão virtual), cuja tecnologia gera conjuntos de dígitos únicos de forma aleatória para transações ou comércios específicos. A novidade chega ao mercado como resultado de uma parceria da Clara com a Mastercard e a Bee2Pay.

No Brasil, o setor de viagens corporativas movimentou quase R$ 120 bilhões em 2023, segundo levantamento da FecomercioSP em parceria com a Alagev. A Clara, que tem como clientes algumas das principais empresas de Turismo no Brasil, espera capturar uma fatia desse mercado com o lançamento, fruto de uma demanda dos próprios usuários. A expectativa é ter R$ 1 bilhão em transações feitas com o VCN no primeiro ano.

Para isso, o novo serviço traz recursos, como simplificação dos fluxos de compra do usuário, por meio da realização de pagamentos específicos, pontuais ou em série. Com ele, é possível gerar centenas de cartões, cada um para uma passagem, reserva de hotéis, aluguel de carros ou qualquer outro custo.

Como usar o VCN da Clara

Confira alguns usos práticos do VCN da Clara:

  • Uma agência contratada para fazer todas as reservas relativas a uma convenção de vendas, por exemplo, consegue criar um cartão de crédito para cada compra de forma automatizada. Ou seja, se 30 funcionários vão precisar de passagem, reserva de hotel e aluguel de carro, 90 cartões com limite pré-estabelecido serão emitidos e serão vinculados à ordem de compra, facilitando a gestão e o lançamento contábil dessas despesas;
  • Em breve, com a evolução do produto, uma empresa poderá pagar uma lista de fornecedores durante a organização de um evento e garantir que as movimentações sejam acompanhadas em tempo real pelos gestores financeiros, já que a tecnologia do VCN permite a integração com os principais ERPs do mercado;
  • Outra vantagem é a segurança: por serem temporários, gerados de forma aleatória e terem os dados enviados diretamente aos comércios, os cartões emitidos a partir dessa tecnologia não podem ser usados para transações não autorizadas em sua conta principal e não são suscetíveis a clonagens. Com isso, há uma redução significativa no risco de fraude. Essa tecnologia ainda reduz a chance de erros manuais e acelera o processamento de faturas, de forma que a aprovação de pagamentos passa a ser mais rápida.


Para a viabilização desse novo produto, a Clara contou com a tecnologia In Control da Mastercard, que já é a parceira da empresa, para processamento de transações em cartão, e da Bee2Pay, empresa do grupo Omnibees.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados