Como melhorar a experiência do viajante corporativo por meio de dados?
Análise de dados é fundamental para oferecer uma boa experiência a quem viaja a negócios
Uma pesquisa realizada pela Travelport revela que, em média, um viajante poderá usar de dez a 12 aplicativos durante sua viagem corproativa. Mas para 68% deles, a experiência proporcionada por essa tecnologia é ruim. Os dados do estudo foram divulgados pela business development manager Latin America da FCM Travel MX, Julliane Cortez, durante o minilab #UserX - O algoritmo do Viajante Feliz, ministrado no Lacte 19.
“Entrevistamos 20 viajantes corporativos para entender o que é necessário acontecer para que eles considerem sua experiência incrível. A análise revelou que esses viajantes valorizam uma experiência que seja tão livre de estresse e eficiente quanto possível, com um alto grau de flexibilidade.
Mas, para muitos viajantes, isso seria o básico. E o fundamento da excelência, segundo Julliane, é superar o básico, por meio de um atendimento personalizado, possibilidade ou tentativa de upgrade sem custo adicional na companhia aérea ou hotel, mas sempre alinhado com a política de viagens da empresa onde atuam. “Em essência, o que eles buscam é uma jornada de negócios sem complicações e com um toque pessoal, que reconheça sua fidelidade e facilite sua vida em movimento”, destaca Julliane.
A importância dos dados na experiência do viajante
Nesse contexto, os dados desempenham papel fundamental para oferecer uma boa experiência ao viajante corporativo. “Cada experiência do viajante é uma mina de dados tremenda, não apenas para conseguir alcançar a satisfação dele, como também para criar estratégias nas empresas. Os dados têm o poder de elevar as viagens corporativas a um novo patamar, impactando pessoas”, destaca a executiva. “Entenda as motivações dos funcionários de sua empresa, não só para reter talentos, mas para personalizar as políticas de viagens para eles”, conclui.