Saiba como adotar práticas sustentáveis na gestão de viagens
Pesquisa da GBTA mostra que ainda são poucos os gestores que incentivam o uso de transporte coletivo durante as viagens ou reservam voos diretos.
De acordo com um recente estudo realizado pela GBTA Foundation em parceria com a AIG Travel, apenas um em seis gestores de viagens (16% do total) incentivam os viajantes corporativos a ficarem em hotéis com práticas sustentáveis. Menos ainda – 4% – exigem que os funcionários utilizem fornecedores ligados à sustentabilidade.
A pesquisa, chamada Corporate Social Responsibility: Going Beyond Green, também revelou que somente 5% dos travel managers reservam voos diretos, 3% incitam o uso de transporte público quando for possível e 2% apoiam o compartilhamento de transportes na ida e volta do aeroporto entre colegas.
“Agora, mais do que nunca, as empresas estão preocupadas com fatores sociais, ambientais e financiais. Os gestores assumem uma posição de liderança dentro das companhias quando se trata de fazer políticas de viagens, negócios com fornecedores e opções para os viajantes ambientalmente conscientes”, explica a diretora de pesquisas da GBTA, Kate Vasiloff.
Mais da metade dos 90 gestores entrevistados para o estudo nos Estados Unidos e Canadá (53%) informaram que a empresa em que trabalham possui um programa de sustentabilidade. Para aplicá-lo nas viagens, é muito importante avaliar os fornecedores existentes e os potenciais sob um ponto de vista sustentável.
Os profissionais deste ramo levam em conta uma série de fatores, como preço, preferências dos viajantes e conveniência. A contratação de fornecedores focados na sustentabilidade mostra a preocupação e compromisso da empresa em reduzir e combater o impacto nocivo no ambiente das viagens a trabalho.
Há muitas atitudes que podem ser tomadas. Ao organizar eventos, por exemplo, reserve acomodações próximas ao local. Assim, haverá economia em locomoção e redução da necessidade de utilizar veículos emissores de gás carbônico para transportar os participantes.
Outras práticas são selecionar cidades que tenham aeroportos acessíveis via transporte público e usar ferramentas digitais e tecnológicas em vez de papel nos eventos que for promover.
“Viajar é muito acessível e, com isso, vem a responsabilidade de impactar positivamente os lugares a serem visitados, seja a trabalho ou lazer”, diz o CEO da AIG Travel, Jeff Rutledge. Para o executivo, a pesquisa mostra que existem muitas oportunidades para as empresas incorporarem práticas de sustentabilidade adicionais em seus programas de viagem.