Beatrice Teizen   |   06/03/2025 14:00

Consciência ambiental: geração Z vem priorizando viagens corporativas "mais lentas"

Profissionais preferem o uso de trens, se isso reduzir significativamente sua pegada de carbono


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Viajantes corporativos da geração Z estão optando por viagens de trem por conta da sustentabilidade
Viajantes corporativos da geração Z estão optando por viagens de trem por conta da sustentabilidade

Uma pesquisa realizada pela Trainline Partner Solutions (TPS) destaca uma mudança significativa no modo de viajar dos viajantes corporativos da geração Z. O estudo mostra uma preferência crescente por "viagens a negócios mais lentas" — jornadas de baixo carbono que alinham a progressão na carreira com a consciência ambiental, mesmo que demorem mais.

O levantamento, feito com 1.001 profissionais da geração Z do Reino Unido revela que quase dois terços (60%) dos entrevistados estão abertos a adotar viagens a trabalho mais lentas, por meio do uso de trens, se isso reduzir significativamente sua pegada de carbono.

Três quartos (75%) são mais propensos a priorizar tais opções se sua empresa os apoiar ativamente com políticas e incentivos claros. No entanto, menos da metade (44%) dos entrevistados disseram que sua empresa atualmente incentiva viagens de baixo carbono por meio de políticas flexíveis.

Isso acontece porque os entrevistados da geração Z se esforçam para manter seus princípios de sustentabilidade sem ter de sacrificar suas ambições de carreira. As viagens corporativas continuam sendo um fator-chave na progressão da carreira para esta geração, com 94% acreditando que viajar a negócios é importante para sua progressão.

Os principais benefícios incluem:

  • Construir relacionamentos com clientes (46%);
  • e fazer networking com colegas ou pares seniores (45%);


Olhando para o futuro, quase dois terços (65%) dos entrevistados antecipam que as viagens a trabalho desempenharão um papel ainda mais significativo à medida que avançam em suas carreiras. Isso é crítico, pois estima-se que a geração Z represente três décimos da força de trabalho até 2030, o que significa que as empresas terão de adaptar os programas de viagens corporativas à demanda em mudança se quiserem competir no mercado de talentos.

Embora as viagens a negócios ofereçam benefícios claros, elas também levantam preocupações ambientais, com a maioria (89%) dos profissionais preocupados com sua pegada de carbono e mais de um terço (37%) sentindo um conflito pessoal entre viagens de carreira e o impacto ambiental. Pouco menos de três em cada cinco (59%) temem perder oportunidades de carreira se reduzirem as viagens. Muitos também sentem pressão para escolher opções de viagens mais rápidas e baratas em vez de opções de menor carbono, com metade (50%) dos entrevistados citando restrições de tempo e orçamento.

“A geração Z está redefinindo a aparência das viagens corporativas, mudando a ênfase de puramente rápida e conveniente para também ser consciente e sustentável. Embora os profissionais desta faixa etária ainda queiram viagens a negócios, muitos não querem comprometer seus princípios pessoais. Há uma grande oportunidade para o setor de viagens de negócios se adaptar e atender a essa necessidade crescente", diz o gerente geral da Trainline Partner Solutions, Andrew Cruttenden.

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