Quais são as tendências em viagens e eventos corporativos em 2025? Veja
67% dos profissionais do setor estão otimistas para o futuro, com destaque para América do Norte e Latina

Quando se trata do futuro das viagens corporativas, um clima promissor toma conta do radar: 67% dos profissionais do setor estão otimistas para o futuro, com destaque para a América do Norte e América Latina, de acordo com dados da última edição do Business Travel Industry Outlook Poll divulgado pela GBTA.
Compradores, em particular (71%), relatam mais confiança do que fornecedores (62%) e, ao selecionarem três dos principais fatores que impulsionam seu otimismo para este ano de 2025, citam:
- A redução dos custos de viagens (46%);
- A melhora da economia/redução da inflação (44%) e
- O aumento da confiança dos viajantes/ mais solicitações de viagens (40%).


No segmento de eventos, a visão também é otimista: quase três quartos dos profissionais esperam condições de negócios favoráveis para 2025, segundo a pesquisa MPI Meetings Outlook realizada pela MPI. Vale destacar que, tanto nas viagens corporativas quanto nos eventos, toda essa perspectiva positiva vem acompanhada de aumentos orçamentários:
- 67% dos profissionais do setor de viagens corporativas estão otimistas para o futuro nos orçamentos de viagens corporativas em 2025, para apoiar reuniões com clientes, iniciativas de vendas, conferências e colaborações internas;
- No setor de eventos, 66% dos profissionais de reuniões esperam ver os seus orçamentos crescerem em 2025, segundo o14th Annual Global Meetings and Events Forecast da Amex GBT.

Otimismo, mas com o pé no chão
Embora as premissas para as viagens corporativas e os eventos sejam as melhores, é importante que esses setores coloquem os pés no chão, afinal, 2025 também trará seus desafios que, novamente, giram em torno dos custos.
Nas viagens corporativas, as empresas devem prestar atenção às dinâmicas de preços influenciadas por tendências globais. “Os próximos anos exigirão uma abordagem estratégica que equilibre a gestão de custos com sustentabilidade, inovação e capacidade de resposta às mudanças do mercado”, disse a CEO da GBTA, Suzanne Neufang.

Já para o setor de eventos, será preciso controlar os custos e, ao mesmo tempo, oferecer encontros impactantes e significativos. As pressões econômicas continuam sendo uma das principais preocupações dos profissionais do setor, com a inflação e orçamentos mais apertados influenciando o planejamento de eventos.
Esse é apenas um spoiler das tendências observadas para as viagens corporativas e os eventos neste ano. Muitas outras vêm por aí. Confira todas elas:
Tendências para viagens corporativas em 2025
1. Controle de custos é prioridade nos programas de viagens
O controle de custos foi citado por três quartos dos compradores de viagens (78%) como uma das estratégicas mais importantes para seu programa em 2025, de acordo com estudo da GBTA. Em seguida, vem a segurança do viajante (65%) e o retorno sobre o investimento em viagens (49%).
O mesmo levantamento revela que equilibrar metas ambiciosas com restrições práticas será o desafio central neste ano. As empresas devem navegar pelas limitações orçamentárias juntamente com as pressões por transformação tecnológica e sustentável.
Apesar dos desafios, mais da metade (55%) dos entrevistados globais do levantamento afirma que é improvável ou que não estão considerando seriamente limitar viagens de negócios em 2025. Apenas 17% estão fazendo isso devido a preocupações econômicas.

2. Investimento em tecnologia e integração de IA
Com a transformação digital como prioridade, quase metade (49%) dos programas de viagens planejam aumentar os investimentos em tecnologia. No entanto, desafios como restrições orçamentárias, problemas de integração e segurança de dados continuam sendo obstáculos que as organizações devem abordar para concretizar todo o potencial da tecnologia.
A Inteligência Artificial também está ganhando força como um componente essencial do aprimoramento operacional estratégico no setor. Dois em cada cinco entrevistados do estudo da GBTA (44%, acima dos 32% do ano passado) dizem estar animados com o impacto da IA no setor de viagens corporativas, enquanto um em cada quatro (23%) acha que é muito cedo para determinar o efeito dessa tecnologia.
A pesquisa descobriu também que apenas 14% dos compradores usam IA em seus programas de viagens, mas isso marca um aumento de oito pontos em relação ao ano anterior, sugerindo crescimento no interesse e na taxa de adoção.
3. Desafios e oportunidades de implementação do NDC
A jornada dos compradores em direção à adoção do NDC reflete uma mistura de entusiasmo e obstáculos, com 16% citando uma implementação perfeita e 31% enfrentando desafios, segundo a GBTA.
Este cenário é apresentado com otimismo cauteloso e o reconhecimento do NDC como uma evolução essencial, mas desafiadora, na distribuição de viagens. Há uma implementação/adoção mais forte na Europa (54%) e Ásia-Pacífico (50%) do que na América do Norte (45%) e América Latina (29%).
Enquanto 29% das TMCs, OBTs e GDSs relatam implementação suave de conteúdo NDC e agora estão oferecendo isso a seus clientes, metade (52%) encontra desafios, sinalizando uma transição complexa, mas com um movimento perceptível em direção a uma aceitação mais ampla.
4. Maior digitalização nas hospedagens

Um estudo realizado pela Paytrack destaca a aceleração da digitalização nas hospedagens como uma tendência. Soluções como check-in automático, pagamentos por carteiras digitais e o uso de reconhecimento facial para acesso a quartos já são amplamente adotadas e devem ganhar ainda mais força.
“Essas tecnologias não apenas simplificam os processos, mas também oferecem mais segurança e praticidade aos viajantes corporativos”
Diretora de Operações de Viagens da Paytrack, Cibeli Oliveira
5. Uso de dados para otimizar o controle financeiro
Em 2025 o uso de dados deve se consolidar como uma das ferramentas mais importantes para empresas que buscam maior controle financeiro e eficiência operacional, ainda segundo o estudo da Paytrack. Combinando análise preditiva e dados em tempo real, os gestores podem identificar períodos de alta demanda, ajustar orçamentos antes que os custos aumentem e planejar deslocamentos com precisão.
A capacidade de adaptação dinâmica irá redefinir a forma como empresas gerenciam suas despesas, tornando o Big Data um recurso indispensável em um cenário corporativo cada vez mais exigente.
Tendências para eventos em 2025

1. Eventos personalizados são cada vez mais importantes
Personalização, experiências imersivas e design envolvente estão cada vez mais impulsionando a estratégia de eventos globalmente, de acordo com pesquisa realizada pela BCD Meetings & Events com patrocínio da Minor Hotels. O levantamento mostra que se tornou essencial captar a atenção dos participantes e demonstrar claramente o impacto dos eventos.
Além disso, as empresas estão analisando não apenas como os eventos podem ajudar a impulsionar a receita, mas também a cultura organizacional. O engajamento entre clientes e consumidores, assim como entre funcionários que podem não estar mais trabalhando fisicamente juntos, é cada vez mais importante para demonstrar como os eventos estão impulsionando os relacionamentos comerciais.
Mas como oferecer essa personalização nos eventos, considerando que isso parece ser mais fácil de falar do que de fazer? A empresa Cvent sugere o uso da IA para atingir um nível de personalização que seria impossível de fazer manualmente. Por exemplo, usando a tecnologia nos eventos para conectar participantes com interesses ou objetivos semelhantes, ajudando-os a obter mais valor do networking.
2. Foco no storytelling
De acordo com um levantamento da BCD Meetings & Events, há uma tendência crescente de clientes que pedem narrativas mais significativas, seja em uma série de eventos ou como uma peça independente.
Muitas vezes, os elementos narrativos de um evento estão esquecidos em um mar de apresentações, gráficos e tabelas. Nesse contexto, o storytelling é essencial para conectar uma marca aos participantes em um nível mais profundo e se mistura ao crescimento da personalização e à demanda por conteúdo mais customizado. Afinal, sabe-se que as pessoas estão experimentando as marcas de maneiras novas todos os dias e o mercado corporativo está lutando para acompanhar tudo isso.
3. Expansão do mercado Mice e o impacto no Brasil
O setor Mice (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions) deve atingir US$ 21 bilhões no Brasil até 2030, com uma taxa anual de crescimento de 8,2%, de acordo com pesquisa da Paytrack.
Além disso, dois terços dos profissionais do segmento esperam um aumento nos gastos gerais com reuniões e as empresas estão abordando Meetings & Events de forma mais estratégica em 2025, com experiências personalizadas para aproveitar ao máximo o tempo presencial, segundo o 14th Annual Global Meetings and Events Forecast da Amex GBT.
O levantamento também mostra que a disponibilidade de locais é o principal desafio para planejar uma reunião neste ano. Profissionais do setor esperam que quase metade das reuniões sejam realizadas em um hotel, 34% em uma cidade diferente e que 35% incluam atividades sociais para networking.
“Nossa previsão destaca uma perspectiva forte e otimista para a indústria de reuniões e eventos. As reuniões presenciais continuam a dominar com a priorização do engajamento dos participantes, sustentabilidade e tecnologia de ponta como a IA para aprimorar a experiência. À medida que as metas de sustentabilidade avançam e a IA se torna mais integrada, a indústria está bem posicionada para crescimento e inovação contínuos”, afirma Gerardo Tejado, vice-presidente sênior de Serviços Profissionais da Amex GBT.
4. Compromisso com a sustentabilidade
A sustentabilidade continua sendo uma prioridade nos eventos, embora o nível de compromisso seja variável em cada região. De acordo com o Relatório de Sustentabilidade da Associação Internacional de Congressos e Convenções, com base em dados de 2023, 71% dos entrevistados citaram a sustentabilidade como “extremamente importante” ou “muito importante”. Além disso, 25% também relataram um “aumento significativo” de participantes que solicitam opções ou iniciativas mais sustentáveis em eventos presenciais.
5. Eventos presenciais continuam em destaque
E por falar em eventos presenciais, eles continuam em destaque, com 76% dos entrevistados projetando uma participação em eventos ao vivo, segundo a pesquisa Meetings Outlook realizada pela MPI. Entretanto, a inflação pode levar os clientes a procurarem opções de reuniões mais econômicas, principalmente na América Latina, resultando na realização de eventos.
O conteúdo acima faz parte do Anuário PANROTAS de Eventos e Viagens Corporativas 2025. Confira a matéria na íntegra abaixo: