Beatrice Teizen   |   29/11/2024 11:10
Atualizada em 29/11/2024 11:11

Viagens corporativas faturam recorde de R$ 95,3 bi de janeiro a setembro

Com crescimento de 5,2%, é o maior desempenho já registrado na série histórica iniciada em 2011

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LVC, da Alagev e FecomercioSP, aponta faturamento de R$ 95,3 bilhões nos primeiros três trimestres de 2024
LVC, da Alagev e FecomercioSP, aponta faturamento de R$ 95,3 bilhões nos primeiros três trimestres de 2024

As despesas estimadas pelas empresas com viagens corporativas em setembro de 2024 atingiram R$ 12,2 bilhões, valor 7,1% superior em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são do Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), criado pela FecomercioSP em parceria com a Alagev.

No decorrer dos três trimestres de 2024, o setor registrou um crescimento de 5,2% em comparação com o mesmo período de 2023, alcançando um faturamento de R$ 95,3 bilhões. É o maior desempenho já registrado na série histórica iniciada em 2011, superando o recorde anterior de R$ 94,5 bilhões, atingido entre janeiro e setembro de 2014.

O lucro registrado em setembro é reflexo do contínuo aquecimento do setor de viagens corporativas. A diretora-executiva da associação, Luana Nogueira, afirma que o aumento nas tarifas de hospedagens e transportes, atrelado à crescente da demanda desses serviços, colaboraram de forma significativa para o saldo final positivo.

Divulgação

“Além disso, é importante destacar que o consumo corporativo para esses serviços, em sua maioria, não é feito com antecedência. Dessa forma, é acarretado um custo maior de compra”, complementa a executiva.

Dados recentes apresentados pela Tour House durante a Festuris 2024, em Gramado (RS), apontam que 44% das compras corporativas de passagens domésticas para os principais eixos nacionais, sobretudo em São Paulo e Brasília, entre janeiro e setembro de 2024, foram feitas num período inferior a 14 dias, com uma tarifa média de R$ 1.260. Na hotelaria, cerca de 46% das reservas empresariais foram feitas em um período inferior a sete dias.

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Outro fator que corroborou com a ascendência do mercado de viagens corporativas em setembro foi a quantidade maior de dias úteis no mês, visto que o feriado nacional de 7 de setembro aconteceu em um fim de semana. “Para o mundo corporativo, mais dias úteis favorece as viagens a negócios, a organização de eventos e feiras, visitas a clientes, fornecedores e filiais, entre outros objetivos”, observa Luana.

O estudo completo pode ser acessado aqui.


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