Reservar viagens em sites de empresas aéreas está mais difícil, diz estudo
Maioria dos viajantes da geração Millennial (70%) e da Geração X (64%) costuma usar OTAs em suas reservas
A Travelport divulgou o seu Relatório do Varejo Moderno referente a este ano, que combina pesquisas internacionais independentes e faz comparações entre setores e percepções do consumidor. A empresa participa da GBTA Convention 2024, que acontece em Atlanta desta segunda (22) até quarta-feira (24).
Segundo o levantamento, pesquisar e reservar viagens diretamente de companhias aéreas tornou-se mais demorado e complicado do que nunca. “Apesar de os provedores de viagens preferirem conexões diretas com o consumidor, o grande volume de opções é esmagador para os viajantes, tornando-os menos confiantes nas suas escolhas de reserva”, afirma Jen Catto, diretor de Marketing da Travelport.
“Nossa pesquisa descobriu que, em vez de ficar animada depois de reservar uma viagem, a maioria dos viajantes fica ansiosa, imaginando se conseguiu o melhor negócio. Para a indústria de viagens, isso sinaliza necessidade e oportunidade crescentes para as agências de viagens, considerando que sua experiência em comparar preços ajuda os viajantes a reservar com segurança a melhor opção, com base em suas preferências pessoais"
Jen Catto, diretor de Markerting da Travelport
Confira abaixo os principais insights do estudo:
Mais opções deixam os viajantes sobrecarregados
• A Travelport estima que as viagens aéreas passaram de cerca de 500 opções (classe econômica/business) disponíveis em 2010 para mais de dez mil opções em 2024 (econômica, econômica plus, flexifamília, business, primeira classe etc.). Isso representa um aumento de 1.900%;
• A maioria dos viajantes (58%) considera que o volume de escolha é esmagador;
• 56% dos viajantes dizem que as ofertas das companhias aéreas são mais difíceis de entender agora do que há dez anos;
• 61% dos viajantes também acreditam que agora há mais penalidades ao mudar de voo do que existiam há dez anos, com 66% citando que há muitas taxas ocultas;
• A maioria dos viajantes (71%) às vezes fica ansiosa pensando se conseguiu o melhor negócio depois de reservar a viagem, com 42% sentindo que as ofertas das companhias aéreas se tornaram "menos adequadas” ao longo do tempo para atender às suas preferências pessoais.
Modelo DTC (Direto ao Consumidor) parece mais difícil de comparar
• A maioria dos viajantes (80%) concorda que comparar tarifas de diferentes companhias aéreas consome muito tempo, com mais de dois terços (69%) sentindo que a informação é muitas vezes restrita a alguns sites de reservas de companhias aéreas;
• Quando se trata de comprar todos os componentes da viagem, 60% dos viajantes disseram que gastam em média de uma a quatro horas planejando, enquanto mais de um terço (36%) gasta mais de cinco horas pesquisando e comparando opções antes de reservar;
• A maioria dos entrevistados (88%) concorda que preferiria ver todas as opções de voos e tarifas em um só tela, que é provavelmente a razão pela qual mais da metade (54%) disse que usa frequentemente um site de comparação para buscar informações antes de comprar sua passagem;
• A maioria dos viajantes da geração Millennial (70%) e da Geração X (64%) costuma usar agências de viagens on-line (OTAs) para reservar, citando a escolha e a transparência de preços como as principais razões;
• Os viajantes estão recorrendo à inteligência artificial (IA) para fornecer mais do que apenas um chatbot, e as agências confiarão cada vez mais em seus parceiros tecnológicos para implementar IA e aprendizado de máquina de maneiras criativas.
Amenidades que mais importam nas reservas
• Ao reservar voos, os entrevistados disseram que a franquia de bagagem (63%), cancelamento e políticas de mudança (50%) e seleção de assentos (50%) são os fatores mais importantes para comparar;
• A maioria dos viajantes (63%) também afirmou sentir que as companhias aéreas não colocam o cliente em primeiro lugar quando se trata de questões de atendimento ao cliente (cancelamentos de voos, trocas etc.);
• Já as características do hotel citadas como mais importantes para os viajantes foram a disponibilidade de Wi-Fi (48%), opções de café da manhã de cortesia (47%) e instalações hoteleiras (45%).
Outros insights do estudo
• Preços e ofertas dinâmicas entre companhias aéreas sediadas nos EUA podem complicar a experiência para viajantes norte-americanos, já que mais entrevistados nos EUA (49%) sentem que comprar voos levam mais tempo do que comparar hotéis (40%), alugar carros (8%) e fazer reservas em restaurantes (3%).
• Além disso, mais viajantes dos EUA (47%) sentem que as ofertas das companhias aéreas não são personalizadas para suas necessidades, em comparação com viajantes da Alemanha (34%), África do Sul (35%) e Reino Unido (45%).
• Ao contrário dos entrevistados norte-americanos, comprar em hotéis é a experiência mais demorada para viajantes da Alemanha (52%), África do Sul (54%) e Reino Unido (59%).
Para ter acesso ao State of Modern Retailing 2024 da Travelport, clique aqui.