Queda nas tarifas aéreas impulsiona viagens corporativas em maio
Ticket médio de passagens aéreas em maio de 2024 caiu 11% na comparação com o mesmo mês do ano passado
Uma redução significativa nos preços das passagens aéreas resultou em um aumento de 37% nas viagens corporativas no Brasil durante o mês de maio deste ano. Esses dados foram revelados pela Voll - agência de viagens corporativas digital -, que analisou a movimentação de mais de 700 mil usuários em sua plataforma.
Os dez destinos brasileiros mais procurados pelos viajantes a trabalho em maio (veja lista abaixo) apresentaram queda no valor médio das passagens aéreas. Em maio de 2023, o ticket médio aéreo para essas cidades era de R$ 850, enquanto em maio de 2024 o valor caiu para R$ 789, representando uma redução de 11%.
Top 10 destinos brasileiros mais procurados pelo viajante corporativo
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Brasília
- Campinas (SP)
- Belo Horizonte
- Curitiba
- Vitória
- Goiânia
- Fortaleza
- Salvador
Esse declínio nas tarifas foi um dos fatores determinantes para o aumento no número de viagens corporativas, conforme destacou Luiz Moura, cofundador da Voll e conselheiro de Turismo da FecomercioSP. A queda no preço do combustível para aviação (QAV) em 1,5% no mês anterior influenciou diretamente na redução dos preços das passagens, resultando em maior procura por viagens para as principais cidades que receberam turistas a trabalho", explicou Moura.
Outro aspecto relevante que contribuiu para esse aumento foi a antecipação na compra de passagens aéreas. Em abril, uma grande parcela das passagens para maio foi adquirida, com uma média de antecedência 10% maior do que no mesmo período do ano anterior. Além disso, o uso de políticas de menor preço disponível nas empresas cresceu significativamente, com 84% das compras em 2024 sendo realizadas com o critério de menor custo, 13 pontos percentuais acima de 2023.