Filip Calixto   |   26/06/2024 14:43
Atualizada em 26/06/2024 15:05

Queda nas tarifas aéreas impulsiona viagens corporativas em maio

Ticket médio de passagens aéreas em maio de 2024 caiu 11% na comparação com o mesmo mês do ano passado

Unsplash
Os dez destinos mais procurados pelos viajantes a trabalho apresentaram queda no valor médio das passagens aéreas
Os dez destinos mais procurados pelos viajantes a trabalho apresentaram queda no valor médio das passagens aéreas

Uma redução significativa nos preços das passagens aéreas resultou em um aumento de 37% nas viagens corporativas no Brasil durante o mês de maio deste ano. Esses dados foram revelados pela Voll - agência de viagens corporativas digital -, que analisou a movimentação de mais de 700 mil usuários em sua plataforma.

Os dez destinos brasileiros mais procurados pelos viajantes a trabalho em maio (veja lista abaixo) apresentaram queda no valor médio das passagens aéreas. Em maio de 2023, o ticket médio aéreo para essas cidades era de R$ 850, enquanto em maio de 2024 o valor caiu para R$ 789, representando uma redução de 11%.

Top 10 destinos brasileiros mais procurados pelo viajante corporativo

  1. São Paulo
  2. Rio de Janeiro
  3. Brasília
  4. Campinas (SP)
  5. Belo Horizonte
  6. Curitiba
  7. Vitória
  8. Goiânia
  9. Fortaleza
  10. Salvador
Divulgação/Voll
Luiz Moura, cofundador da Voll e conselheiro de Turismo da FecomercioSP
Luiz Moura, cofundador da Voll e conselheiro de Turismo da FecomercioSP

Esse declínio nas tarifas foi um dos fatores determinantes para o aumento no número de viagens corporativas, conforme destacou Luiz Moura, cofundador da Voll e conselheiro de Turismo da FecomercioSP. A queda no preço do combustível para aviação (QAV) em 1,5% no mês anterior influenciou diretamente na redução dos preços das passagens, resultando em maior procura por viagens para as principais cidades que receberam turistas a trabalho", explicou Moura.

Outro aspecto relevante que contribuiu para esse aumento foi a antecipação na compra de passagens aéreas. Em abril, uma grande parcela das passagens para maio foi adquirida, com uma média de antecedência 10% maior do que no mesmo período do ano anterior. Além disso, o uso de políticas de menor preço disponível nas empresas cresceu significativamente, com 84% das compras em 2024 sendo realizadas com o critério de menor custo, 13 pontos percentuais acima de 2023.

Tópicos relacionados