GBTA: viagens corporativas seguem sendo vitais após pandemia
Suzanne Neufang, CEO da GBTA, comenta a evolução destes deslocamentos depois da covid-19
As viagens corporativas têm aumentado constantemente após uma recessão da era pandêmica, e os profissionais do setor estão se adaptando para atender às novas necessidades dos viajantes. Em entrevista divulgada pela Global Business Travel Association (GBTA), a CEO da associação, Suzanne Neufang, discute a previsão das viagens a negócios, o foco crescente do setor em sustentabilidade e o que estará na agenda da convenção anual da GBTA em agosto.
Confira abaixo.
- Como as viagens a trabalho se recuperaram desde o início da pandemia e o que a GBTA prevê para o futuro próximo? A inflação e a incerteza econômica tiveram impacto nestas viagens nos últimos meses?
As viagens corporativas têm retornado constantemente da pandemia nos últimos 18 a 24 meses. Começamos a ver um retorno das viagens domésticas em 2021 e, no ano passado, a recuperação ganhou ainda mais força. Em uma pesquisa da GBTA em abril, os compradores de viagens estimaram que as reservas domésticas atingiram 72% dos níveis pré-pandêmicos, enquanto as reservas internacionais se recuperaram para 63%. Os gastos estão subindo ainda mais. Espera-se que esta tendência positiva continue, indicando uma forte perspectiva para as viagens a negócios.
Em agosto do ano passado, nosso GBTA Business Travel Index previu que o setor voltaria aos níveis de gastos pré-pandêmicos de US$ 1,4 trilhão em meados de 2026. Em nossa Convenção GBTA em agosto, revelaremos uma previsão atualizada do BTI. Será interessante ver como o aumento dos preços, a incerteza do mercado e outros desenvolvimentos globais afetaram o ano passado e o que isso significa para as viagens corporativas no futuro.
- Como a persistência do trabalho remoto afetou as viagens a negócios e a natureza das reuniões e eventos presenciais?
Seja híbrido ou totalmente remoto, as novas formas de trabalhar como resultado da pandemia tiveram um impacto profundo nas viagens a trabalho e nas reuniões e eventos presenciais. Enquanto algumas empresas estão chamando seus funcionários de volta ao escritório, outras decidiram manter o trabalho remoto. Independentemente do modelo de local de trabalho, uma coisa permanece clara: as pessoas ainda precisam e querem fazer negócios e se conectar na vida real. As reuniões presenciais voltaram a ter importância na construção de relacionamentos, na geração de confiança e no fechamento de negócios. E para as equipes que trabalham remotamente em vários locais, as reuniões presenciais tornaram-se vitais para conexões significativas e construção de cultura.
- A GBTA sediará sua convenção anual em agosto. Quais os principais temas e tópicos que os palestrantes abordarão este ano?
Uma associação ou um evento não existem há mais de meio século se não continuarem a entregar valor e atender às necessidades das pessoas. Somos gratos por nossos participantes, patrocinadores e expositores que mantêm retornando ano após ano. Os novos pilares da marca GBTA focam em “Comunidade, Aprendizagem e Advocacia” e nosso novo slogan desde a última Convenção é “Muitas Vozes, Um Propósito” – que se presta aos temas do palco principal, que destacam o Futuro do Trabalho, Sustentabilidade e Futuro das Viagens e Tecnologia.
Evoluímos para uma experiência de participante mais semelhante a um TED talk do que uma convenção no estilo dos anos 1980 – para refletir o que os frequentadores de convenções atuais estão procurando. Os participantes podem esperar construir conexões, educação ponto a ponto, insights de especialistas líderes e oportunidades para avançar em suas carreiras e habilidades. Também abordaremos tópicos oportunos, incluindo a navegação em novos modelos de varejo, a criação de programas de viagens sustentáveis e a compreensão das mudanças nas expectativas dos viajantes.
- A sustentabilidade está se tornando um fator chave nos programas de viagens corporativas, de acordo com o recente relatório da GBTA Foundation, “The State of Climate Action in Business Travel – Global Industry Barometer 2023”. Como o GBTA está trabalhando com os gestores de viagens para ajudá-los a implementar práticas sustentáveis?
Sustentabilidade é uma prioridade em nosso setor e para programas de viagens a negócios, e o recente relatório de ação climática da GBTA Foundation confirma essa tendência. A indústria de viagens a negócios reconhece a necessidade urgente de mudança, com 92% dos entrevistados afirmando que a sustentabilidade é uma prioridade para suas organizações.
Na GBTA, estamos focados em ajudar os gestores de viagens na implementação de práticas sustentáveis. Juntamente com pesquisas perspicazes, nos concentramos em defesa, kits de ferramentas, programas de treinamento, workshops e conferências regionais que ajudam nossos membros a alcançar práticas e programas de viagens mais sustentáveis. Estamos empenhados em permitir e capacitar um futuro mais verde para viagens corporativas. Como indústria, devemos harmonizar padrões e investir para descarbonizar as viagens a trabalho. Os travel managers desempenharão um papel importante ao envolver os viajantes a negócios para que escolham opções mais sustentáveis por meio de suas políticas e programas de viagens. Juntos, podemos causar um impacto significativo e moldar um futuro sustentável para as viagens corporativas.