Imersão cultural e na natureza são focos do Mice em 2024
Estudo da Marriott revela tendências de eventos e viagens corporativas para o próximo ano
A Marriott International no Caribe e na América Latina revelou recentemente sua "Previsão de Tendências de Viagens para 2024", fornecendo uma visão abrangente de como o planejamento de eventos e viagens corporativas deverão evoluir no próximo ano. As principais conclusões de uma pesquisa nacional encomendada pela Marriott International e conduzida pela 72Points revelaram mudanças na seleção de locais, experiências de viagens em grupo, principais destinos nacionais e internacionais e mudanças na demanda por hotéis. Os insights vêm de uma pesquisa com mais de 1 mil planejadores de viagens e organizadores de eventos nos Estados Unidos.
Os resultados revelaram que os principais fatores que influenciarão a seleção do local para 2024 serão o alinhamento das concessões com a evolução dos objetivos do programa (49%), a adaptabilidade às necessidades em mudança (47%) e os tempos de resposta rápidos a consultas e pedidos (46%). Além disso, apenas 34% dos entrevistados indicaram que a sua seleção de um hotel/destino foi influenciada por experiências anteriores, sugerindo que a maioria dos organizadores de eventos está disposta a adotar novos locais que atendam às prioridades e requisitos atuais. Além disso, 33% escolherão com base no destino ou na popularidade do hotel, mostrando que a reputação é menos importante do que a capacidade de atender aos desejos e necessidades do evento.
Novos focos
Os tipos de experiências de eventos em grupo que os planejadores pretendem incorporar também estão evoluindo em 2024. Os participantes esperam atividades envolventes e imersão cultural que apoiem as comunidades locais. É importante notar que os viajantes procuram cada vez mais experiências autênticas a partir de uma perspectiva local e procuram descobrir joias escondidas fora dos roteiros mais conhecidos.
A pesquisa descobriu que 60% dos entrevistados desejam explorar as bebidas locais e mergulhar totalmente nos sabores regionais, com 57% procurando encontrar culinária local e especialidades gastronômicas durante suas viagens. A imersão linguística também está ganhando força, com 58% expressando um forte interesse em aprender as línguas locais. Na mesma linha, os entrevistados também enfatizaram que as experiências de responsabilidade social corporativa (26%) que retribuem às comunidades locais eram de alta escolha.
O bem-estar continuará sendo um foco significativo em 2024, com os viajantes desejando mais experiências além do típico spa. A pesquisa descobriu que 65% dos entrevistados expressaram interesse em atividades de bem-estar ativo, como aulas de jiu-jitsu ou kickboxing, enquanto 58% desejam atividades mais conscientes, como ioga e meditação. À medida que o bem-estar se torna mais uma jornada sensorial, os viajantes buscarão experiências imersivas em toda a propriedade, como aulas de ginástica criativas, workshops informativos, refeições nutritivas e mais.
A sustentabilidade ainda é fundamental, com impressionantes 77% dos entrevistados querendo visitar destinos ecológicos que se alinhem com os seus valores e oportunidades de voluntariado. De acordo com os dados, há um interesse particular em apoiar as comunidades que ainda estão se reconstruindo após desastres naturais. Outros procuram reduzir as viagens com elevadas emissões de carbono (60%) e querem escolhas que tenham um impacto positivo nos destinos visitados.
Sem protocolos pandêmicos
Certos protocolos pandêmicos também desaparecerão para eventos de grupo até 2024. Metade considera as refeições pré-planejadas (50%) como desatualizadas e prefere refeições flexíveis. Outros 49% dos entrevistados partilharam uma necessidade contínua de reuniões exclusivamente ao ar livre e no local, mostrando abertura para espaços internos e externos. Espaços de trabalho grandes e bloqueados nas salas (45%) e padrões de distanciamento social (38%) são formatos de eventos que também diminuem de interesse. Em vez disso, os planejadores buscam agora experiências personalizadas em vez de eventos prontos para uso; personalização e espaços flexíveis sinalizam um novo capítulo para viagens em grupo.
Caribe é preferência de norte-americanos
A pesquisa também relatou claros favoritos quando se trata dos principais destinos regionais para viagens de lazer e negócios, já que México (37%), Jamaica (37%) e Aruba (35%) ocuparam os três primeiros lugares. A República Dominicana e as Bahamas também tiveram bons resultados, com 34% e 31%, respectivamente. Com seu cenário natural, resorts e transporte aéreo abundante dos Estados Unidos, o Caribe em geral continua sendo a região preferida para escapadelas tropicais e retiros corporativos