Beatrice Teizen   |   21/05/2021 13:27

Viagens de incentivo podem ajudar a alavancar economia

Tema foi abordado durante o Ampro Live Talks: O Futuro das Campanhas de Incentivo - Loyalty e Premiação

Diversas tendências para as campanhas de incentivo no pós-pandemia foram abordadas por especialistas durante o Ampro Live Talks – O Futuro das Campanhas de Incentivo – Loyalty e Premiação, que aconteceu no último dia 18 de maio. O encontro on-line falou sobre como o mercado de incentivo deve continuar se comportando nos próximos anos, passando por diversas modalidades, como as viagens de incentivo, os programas de fidelidade e as ações de cashback.

Divulgação
Ampro Live Talks – O Futuro das Campanhas de Incentivo – Loyalty e Premiação falou sobre campanhas de incentivo no pós-pandemia
Ampro Live Talks – O Futuro das Campanhas de Incentivo – Loyalty e Premiação falou sobre campanhas de incentivo no pós-pandemia
“A pandemia trouxe novos desafios para empresas e reforçou como é complexa a relação de trabalho. Além de impulsionar os trabalhadores e estimular a retomada do setor produtivo, a premiação pode ser muito bem trabalhada como instrumento de alavancagem da economia. A diferenciação legal entre salário e premiação, obtida recentemente, também cria muitas oportunidades no campo do incentivo a funcionários. Usar a premiação com um ótimo trabalho de engajamento com o RH das empresas vai ser muito mais comum daqui em diante”, analisou o diretor de Relações Institucionais da Sodexo Benefícios e Incentivos, Willian Gil.

CONTEXTO DOS INCENTIVOS
O contexto das viagens de incentivo foi abordado por Sidney Alonso, presidente América do Sul do Site - Society for Incentive Travel Excellence e da Avant Garde. No topo da preferência entre as premiações, a modalidade já começa a ser retomada em alguns países, com previsão de recuperação entre 18 e 24 meses após a vacinação ampla, segundo dados do último levantamento do Site pelo mundo.

“Para 64% das pessoas, viajar será prioridade após a pandemia, só perdendo para o encontro com familiares que não têm visitado, diz a pesquisa. E as viagens de incentivo são a modalidade que mais trazem retorno, com um recall de até 300 dias para quem participa, contra uma média de 60 dias para outros prêmios”, afirmou Alonso.

TENDÊNCIAS
De acordo com o presidente do Site, as principais mudanças para a modalidade estarão no seu formato: grupos menores, com enxugamento da capacidade de vários locais; inclusão de atividades de responsabilidade social (CSR), sustentabilidade e “fair trade”; momentos de maior convivência e aprendizado, com atividades que tragam conhecimento adicional ao grupo; e busca por destinos com forte significado e identidade com a campanha, inclusive com ações para engajar os não ganhadores, para motivar quem deu o seu melhor e não alcançou as metas.

As tendências foram confirmadas pela vice-presidente de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil, Sarah Buchwitz, que abordou ainda a ampliação do conceito de fidelidade para afinidade na elaboração das campanhas e sobre o futuro do marketing.

“Novas tecnologias vão impactar o promocional, principalmente as de dados, vão dar ferramentas para customizar cada vez mais a entrega dos prêmios. O futuro também passa pelo modelo híbrido das premiações, com o virtual nos dando escala. Tecnologia vai ser commodity, a diferenciação será por meio das conversas relevantes, trazendo diversidade, pautas ligadas ao contexto da sociedade, por meio do engajamento dos consumidores com a marca”, pontuou.

E O CASHBACK?
Ao final do encontro virtual também foi abordado o histórico e a importância do cashback como ferramenta de incentivo.

“Diferente do sistema de pontos, o modelo de cashback é mais palpável, onde R$ 1 é igual a R$ 1. Há muitos interessados em premiações em dinheiro. O brasileiro cansou de receber o cupom de 10% off no e-mail. O cashback traz outra possibilidade porque, independentemente do preço pago pelo produto, seja com desconto ou não, há um retorno para o consumidor”, exemplificou o fundador do Méliuz, Israel Salmen.

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