Embratur promove famtur para mostrar potencial Mice do Brasil a russos
A ação foi realizada no Rio de Janeiro e trouxe representantes de seis empresas da Rússia

Trazendo representantes das empresas Alrosa, Avtovaz, Eurochem, Neftegas Service, Rede de Televisão e Rádio Difusão da Rússia e a agência de viagens corporativas City Booking and Travel Center, a ação foi coordenada pelo escritório de turismo da autarquia na Rússia (EBT), contando com a parceria da Air France.
Durante o famtur, os participantes destacaram o aspecto cultural da viagem, a riqueza gastronômica e as paisagens da capital fluminense, além de analisar a possibilidade de incrementar os negócios, aumentando o fluxo de turistas russos para o Brasil. “O Brasil é uma economia emergente e os nossos clientes estão se orientando cada vez mais para o mercado da América Latina. Espero que essa tendência tenha continuidade e fico feliz por ter parceiros de confiança nesse País para organizar a estadia dos clientes, seja em viagens de negócios ou lazer”, afirma a diretora de marketing da agência City Booking and Travel Center, Elena Tolmach.
“Visitamos lugares marcantes do Rio que são conhecidos mundialmente e obtivemos muitas informações interessantes sobre a cultura e tradições do Brasil. Agradeço pela hospitalidade e experiência única”, enfatizou Andrey Kusachev, da Russian Television and Radio Broadcasting Network.
O coordenador geral de Segmentos Turísticos da Embratur, Alexandre Nakagawa, destaca que por se tratar das maiores empresas russas dos setores de energia, automóvel, tecnologias e química, a ação (também voltada ao turismo cultural), foi uma oportunidade de apresentar o potencial do destino nestes segmentos.
“Ferramentas como esta possibilitam mostrar o potencial turístico e a infraestrutura do destino, além de fortalecer a imagem do Brasil. O conhecimento pessoal do local, aliado às experiências relatadas pelos operadores e agentes de viagens durante famtours, transmite confiança aos compradores na divulgação e comercialização do produto no mercado”, explica Nakagawa.
MAIS VIAGENS INTERNACIONAIS
Segundo os dados do World Tourism Barometer, a Rússia apresentou crescimento de 27% em viagens internacionais nos primeiros dez meses de 2017, após anos de retração. Cerca de 25 mil russos visitam o Brasil anualmente, dos quais 57,9% vieram pela primeira vez ao País em 2016.
De acordo com o estudo de Demanda Turística Internacional, os russos que viajam a lazer vão principalmente ao Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu (PR), além de São Paulo e Brasília. No segmento de negócios e eventos, a maioria procura o Rio de Janeiro, São Paulo, Santos (SP), Manaus e Salvador.