Estudo sugere fórmula geral dos eventos de sucesso
Publicação também cita tendências em segmento pautado por inovação
A crescente convergência entre negócios e indústrias criativas diante do tédio dos congressos e conferências está mudando a forma com que empresas montam seus eventos para engajar participantes. Esta é a tendência do momento. Quando isso começou?
Segundo o estudo Megatrends 2017, do site Skift, a recente alta dos eventos começou com as programações multidisciplinares do Ted, que trazem referências de diversas indústrias para compartilhar seus pontos de vista na "Era da Conectividade".
PROBen Smith/Flickr
Estande da Intel na Ces 2016, em Las Vegas
"Isso inspirou uma onda de 'conferências inovadoras' em cidades de todos os tamanhos, no mundo todo", aponta a publicação.
"A fórmula por trás dos eventos em geral é a mesma: colocar as mentes mais inspiradoras dos negócios, tecnologia, imprensa, ciência, educação, artes e cultura em um mesmo espaço colaborativo e colorido. Depois, mistura-se tudo com a integração entre off-line e on-line, realidade aumentada, competições entre startups, música ao vivo, exibições e experiências para criar colisão espontânea entre participantes de formas inéditas."
Conforme sugere o estudo, o meeting design é uma das variáveis da fórmula, já que planejar a disposição do espaço e a ordem dos acontecimentos é fundamental à experiência do participante. Ao exemplificar com um evento do Google na Califórnia no ano passado, quando a empresa montou um ambiente "cult" de contêineres que seriam de sala de reuniões de dia e espaços sociais de noite, o estudo ressalta que empresas buscam gerar mais engajamento colocando interesse profissional e pessoal do participante em um mesmo ambiente.
"Eventos sempre serviram de plataforma para marketing e educação, mas casar experiência do usuário com máquinas com um conteúdo diferente ajuda a empresas chegarem a mais pessoas mais vezes. A London Technology Week e a Consumer Electronics Show (CES) de Las Vegas, por exemplo, tornaram-se gigantes por serem bem-sucedidas nas experiências das pessoas com as marcas em tempo real."
Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.