Por que os pagamentos estão mudando nas viagens corporativas?
Assim como em outros setores, a recente crise impactou o fluxo de caixa das viagens corporativas, tornando os prazos de pagamentos aos seus clientes um grande desafio
Os tempos são de mudança. Podemos observar o que ocorreu no segmento musical, por exemplo. Até pouco tempo, o Itunes estava bem posicionado na comercialização de músicas. Mas nos últimos dois anos, o Spotify abocanhou a maçã com um serviço mais simples e barato ao usuário - e mais favorável à indústria fonográfica. Além de músicas, o serviço de streaming veio lembrar uma história que você já ouviu: em determinado momento de um mercado, um player novo aparece com uma solução tecnológica inovadora para mudar o ritmo.
No mercado de viagens, rompimento de padrões são (pre)vistos em diversos segmentos, dado o movimento de toda a indústria à tendência de serviços com foco no viajante. O rompimento do padrão de um segmento deve mudar o ritmo de todos. À beira de uma dinâmica mais simples, segura e transparente, novas soluções aos meios de pagamento devem influenciar intermediadores tais como plataformas de gestão de reservas como a Argo, Cangooroo ou Lemontech, OTAs (Decolar.com e Expedia) e agências de turismo (Flytour, Maringá, Avipam, Ancoradouro) a optar pelo uso dos cartões virtuais de uso único, conhecidos como VCN.
Mas por que as novas soluções ganham força agora?
Assim como em todos os setores, a recente crise econômica também impactou o fluxo de caixa no setor de viagens corporativas, tornando a manutenção dos atuais prazos de pagamentos concedidos aos seus clientes um grande desafio para que as agências.
“A gestão de pagamentos dos provedores de serviços como hotéis, passagens aéreas e reservas de carros é um dos grandes desafios das agências corporativas. A solução que a nossa ferramenta apresenta é a conciliação automática das despesas, além de integrar processos de pagamento com a gestão e geração de relatórios de despesas de viagens" comenta o CEO da Wex na América Latina, José Roberto Kracochansky.
Diante deste cenário econômico, as agências começaram a assimilar a necessidade de um alinhamento de papéis na indústria, deixando que empresas de pagamento assumam a frente nas transações.
"As agências sofreram com a crise que se instalou no país a partir de 2015. Diversas redes hoteleiras começaram a exigir o pagamento através do cartão virtual, foi assim que a Wex se posicionou no País, ofereceu seus serviços reconhecidos internacionalmente e passou a atender agências corporativas através de um sistema integrado", afirma Kracochansky.
VANTAGENS
A nova tecnologia de pagamento permite melhor rastreabilidade e conciliação com todas as operações através dos cartões virtuais, além de dar agilidade operacional e transparência. A Wex se espalha entre agências corporativas que visam preservar equilíbrio financeiro, ajustando o prazo de pagamento com o reembolso dos prestadores de serviços.
"Os cartões virtuais são mais eficazes na prevenção de fraudes e agilizam os pagamentos. Quando a agência entra no software de gestão de viagens consegue visualizar a opção de pagamento via VCN. Para ativação do serviço, é preciso que o cliente entre em contato conosco previamente para aprovação do limite de crédito. Depois de aprovado, a geração do VCN é automática no processo de reserva e será facilmente identificado na conciliação pois este é um número referente ao usuário único", explica o executivo.
No começo desta semana, o Sabre anunciou que selou uma parceria com a Wex que dá a possibilidade de TMCs e agências gerenciar pagamentos na plataforma Sabre Red, enquanto as corporações e os viajantes de negócios terão acesso por meio do Sabre Traveller Experience Platform. No final do ano passado, a empresa de pagamentos, sem um concorrente direto para seu serviço no Brasil, entrou no sistema da Argo.
No mercado de viagens, rompimento de padrões são (pre)vistos em diversos segmentos, dado o movimento de toda a indústria à tendência de serviços com foco no viajante. O rompimento do padrão de um segmento deve mudar o ritmo de todos. À beira de uma dinâmica mais simples, segura e transparente, novas soluções aos meios de pagamento devem influenciar intermediadores tais como plataformas de gestão de reservas como a Argo, Cangooroo ou Lemontech, OTAs (Decolar.com e Expedia) e agências de turismo (Flytour, Maringá, Avipam, Ancoradouro) a optar pelo uso dos cartões virtuais de uso único, conhecidos como VCN.
Mas por que as novas soluções ganham força agora?
Assim como em todos os setores, a recente crise econômica também impactou o fluxo de caixa no setor de viagens corporativas, tornando a manutenção dos atuais prazos de pagamentos concedidos aos seus clientes um grande desafio para que as agências.
“A gestão de pagamentos dos provedores de serviços como hotéis, passagens aéreas e reservas de carros é um dos grandes desafios das agências corporativas. A solução que a nossa ferramenta apresenta é a conciliação automática das despesas, além de integrar processos de pagamento com a gestão e geração de relatórios de despesas de viagens" comenta o CEO da Wex na América Latina, José Roberto Kracochansky.
Diante deste cenário econômico, as agências começaram a assimilar a necessidade de um alinhamento de papéis na indústria, deixando que empresas de pagamento assumam a frente nas transações.
"As agências sofreram com a crise que se instalou no país a partir de 2015. Diversas redes hoteleiras começaram a exigir o pagamento através do cartão virtual, foi assim que a Wex se posicionou no País, ofereceu seus serviços reconhecidos internacionalmente e passou a atender agências corporativas através de um sistema integrado", afirma Kracochansky.
VANTAGENS
A nova tecnologia de pagamento permite melhor rastreabilidade e conciliação com todas as operações através dos cartões virtuais, além de dar agilidade operacional e transparência. A Wex se espalha entre agências corporativas que visam preservar equilíbrio financeiro, ajustando o prazo de pagamento com o reembolso dos prestadores de serviços.
"Os cartões virtuais são mais eficazes na prevenção de fraudes e agilizam os pagamentos. Quando a agência entra no software de gestão de viagens consegue visualizar a opção de pagamento via VCN. Para ativação do serviço, é preciso que o cliente entre em contato conosco previamente para aprovação do limite de crédito. Depois de aprovado, a geração do VCN é automática no processo de reserva e será facilmente identificado na conciliação pois este é um número referente ao usuário único", explica o executivo.
No começo desta semana, o Sabre anunciou que selou uma parceria com a Wex que dá a possibilidade de TMCs e agências gerenciar pagamentos na plataforma Sabre Red, enquanto as corporações e os viajantes de negócios terão acesso por meio do Sabre Traveller Experience Platform. No final do ano passado, a empresa de pagamentos, sem um concorrente direto para seu serviço no Brasil, entrou no sistema da Argo.