Da Redação   |   20/06/2022 11:38
Atualizada em 20/06/2022 11:40

Viagens corporativas: entenda como aplicar o duty of care na sua empresa

O conceito vai além da segurança do colaborador; abarca uma dimensão mais holística


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O conceito vai além da segurança do colaborador; abarca uma dimensão mais holística
O conceito vai além da segurança do colaborador; abarca uma dimensão mais holística
“As viagens de negócios não voltarão como antes”, muitos anteviram durante o auge da covid-19. Mas, contrariando as expectativas, as viagens corporativas tiveram uma recuperação surpreendente, mesmo com a disparada dos valores das passagens aéreas. Só no mês de março de 2022 o setor faturou R$ 869 milhões, apenas 2% abaixo da marca pré-pandemia.

O aumento robusto espantou até os mais otimistas, evidenciando que a conexão presencial é ainda relevante na construção de relacionamentos e na confiança ao fechar negócios. A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), que divulgou os dados, enxerga um futuro promissor no horizonte.

A previsão pode ter sido cética ao não acreditar na retomada, porém acertou em cheio sobre as profundas transformações das viagens a trabalho. Após 2020, o conceito de duty of care – dever de cuidar, em português – ampliou o significado e se tornou prioridade. Vai além da obrigação legal e ética de garantir a integridade física do colaborador nas viagens corporativas. A cultura de cuidado integral abarca outros sentidos, como o bem-estar emocional. Parece algo distante da realidade da sua empresa? Veja como implementar a política de viagens corporativas de forma simplificada. Com planejamento e ações para gestão de risco, é possível aliar segurança, qualidade de vida e otimização de custos.

Pré-viagem

Para implementar um programa de duty of care, a empresa pode contratar uma agência especializada ou ter um departamento capacitado no seu time, que será responsável pela gestão. O planejamento envolve o antes, durante e depois. Antes de o profissional seguir viagem, é importante analisar todo o cenário, para prever imprevistos e programar soluções imediatas.

No relatório, devem constar possíveis riscos que o viajante pode enfrentar, como proceder em situações de alerta e os canais de comunicação com a organização. É importante ter informações sobre a cidade de destino e o que a empresa oferece: hotel, alimentação, transporte e cobertura do seguro de viagem, com rede credenciada local.

Uma reunião de briefing ou um e-mail detalhado é importante. O colaborador precisa ter consciência de seus direitos e se sentir preparado para tomar decisões em situações inesperadas, que fujam do roteiro elaborado. Esse preparo proporciona adaptações rápidas de logística e resoluções mais assertivas. Faz o funcionário se sentir valorizado e engajado nos processos.

Outro ponto fundamental é manter o cadastro dos colaboradores atualizado, com endereço completo, contatos de amigos e familiares, plano de saúde, se tem alguma doença preexistente ou alergia a medicamentos.

Durante a jornada

Em uma viagem, o desejo é que tudo ocorra bem, mas e se o voo for cancelado? Se acontecer algum acidente ou problema com a reserva do hotel? É importante disponibilizar um canal de comunicação para emergências, que possa dar suporte ao colaborador 24 horas. Com a equipe afinada, as situações de crise são resolvidas com mais rapidez e tranquilidade.

Após a viagem

Os processos precisam ser revistos e aperfeiçoados constantemente. Se antes da viagem teve o briefing, após tem o debriefing. Mas o que é isso? É aprender com a experiência para melhorar o desempenho. No regresso da viagem, converse com o colaborador para saber os pontos fortes da jornada, o que pode ser feito de diferente. Analisar as possíveis falhas é uma estratégia para aprimorar resultados, reduzir custos e ter uma equipe mais satisfeita.

A capacitação das pessoas que conduzem a organização é fundamental. Um curso de administração vai garantir as ferramentas necessárias para que o gestor amplie a visão, com um direcionamento mais holístico. Prepara o profissional para orquestrar a empresa de forma eficiente, com a consciência que o crescimento dos negócios é indissociável do investimento no capital humano.

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