Victor Fernandes   |   01/06/2022 15:40
Atualizada em 01/06/2022 15:49

American Express Business Travel passa a operar como empresa pública

Com Apollo Strategic Growth Capital, empresa passa a ser chamada de Global Business Travel Group

Linkedin
Paul Abbott, CEO da Amex GBT
Paul Abbott, CEO da Amex GBT
A American Express Global Business Travel (Amex GBT) começa a ser negociada ontem (31) na Bolsa de Valores de Nova York após o fechamento de negócios com a Apollo Strategic Growth Capital. A decisão de criar a empresa de aquisição de propósito específico (SPAC) foi anunciada pela primeira vez pelas duas empresas em dezembro com uma avaliação estimada em aproximadamente US$ 5 bilhões.

A empresa recém-combinada é conhecida como Global Business Travel Group e opera sob o símbolo GBTG. O acordo também dá à empresa cerca de US$ 800 milhões em dinheiro que foi mantido em confiança, com Gerow acrescentando que a empresa espera tornar o fluxo de caixa livre positivo em 2023.

Em uma ligação com analistas no início deste mês para discutir os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2022 da empresa, a CFO Martine Gerow disse que o fechamento do SPAC daria US$ 335 milhões em receitas do PIPE (investimento privado em patrimônio público) de investidores como Zoom, Sabre, Apollo, Ares e HG Vora. Esses investidores se juntam aos investidores existentes American Express Company, Certares e Expedia Group.

“Com iniciativas estratégicas nos últimos anos, incluindo aquisições complementares, produtos e aprimoramentos tecnológicos e reduções de custos duradouras, temos confiança de que estamos muito bem posicionados para conquistar uma parcela maior do mercado de viagens de negócios de US$ 1,4 trilhão. Como uma empresa de capital aberto, teremos flexibilidade para acelerar ainda mais nossa estratégia de crescimento”, afirmou Paul Abbott, CEO da Amex GBT.

“A negociação como empresa pública segue anos de trabalho para fortalecer nossa posição de liderança no mercado. Embora listar nossa empresa seja uma conquista, também marca o início de uma nova fase de crescimento combinada com o foco em fornecer valor ao acionista de longo prazo como a maior plataforma de viagens B2B de capital aberto do mundo”, completou.

Para o primeiro trimestre de 2022, a Amex GBT registrou US$ 350 milhões em receita – aproximadamente o nível pré-pandemia em 2019. A empresa diz que espera que a receita total de 2022 seja de cerca de US$ 1,75 bilhão.

No Brasil, a Amex GBT tem contrato de exclusividade com a Flytour Business Travel.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados