HSMAI debate desafios e tendências da hotelaria em 2025
Roundtable de Revenue Managers discutiu rentabilidade, distribuição e procura por casas de temporada
A HSMAI Brasil realizou, no início de outubro, o último Roundtable de Revenue Managers do ano. O encontro existe para discutir tendências e desafios da hotelaria. Com a presença de Gabriela Otto, presidente da associação no País e na América Latina, o grupo abordou temas estratégicos para o mercado, incluindo rentabilidade, comportamento de consumidores, desafios de orçamento e a diminuição do Perse, programa federal de incentivo ao setor.
Um dos destaques foi a análise da rentabilidade e dos meios de pagamento via Virtual Card Number, com foco na eficiência de faturamento e nas implicações para a cadeia de distribuição.
Foram discutidas ainda as transformações na distribuição de acomodações por alguns segmentos, que impactam a concorrência e as estratégias dos players. Na conversa, o grupo enfatizou a necessidade de relatórios de performance confiáveis, que atualmente ainda não abrangem todo o mercado hoteleiro do Brasil.
Os profissionais discutiram novas abordagens para o mercado brasileiro, como o aumento da procura por "homes" (casas de temporada) e a complexidade de regulamentar apartamentos fora do pool de hotéis. A divisão entre turismo corporativo e lazer também foi tema, com foco na captação de novos clientes. O tema ‘Home sharing’ foi levantado em função do crescente mercado que esse segmento vem demonstrando.
Perspectivas para 2025
O mercado hoteleiro global deverá atingir receitas de 446,5 bilhões de dólares em 2024. Entre 2024 e 2028, prevê-se uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 3,32%, resultando num volume de mercado projetado de 508,9 bilhões de dólares, de acordo com a Benchmarketing Consulting.
O grupo abordou também a importância de controlar a disparidade de contratos e o impacto de fraudes, ressaltando a eficácia das recentes melhorias na segurança digital. O debate sobre relatórios de mercado destacou a necessidade de relatórios mais abrangentes, com melhor custo-benefício para auxiliar na visibilidade e confiabilidade de dados.
Com a redução do Perse, o setor hoteleiro enfrenta o desafio de manter a rentabilidade, apesar do crescimento da Diária Média e do RevPAR. Um dos insights do encontro refere-se ao fato de ser essencial para o setor o preparo de um orçamento consistente e sustentável para 2025.