B2B Reservas se prepara para agregar hotéis internacionais
Com três anos de operações a plataforma B2B Reservas, canal de distribuição de hotéis nacionais, se prepara para novos voos, incluindo hotéis internacionais
Com três anos de operações a plataforma B2B Reservas, canal de distribuição de hotéis nacionais para TMCs, empresas clientes dessas agências e operadoras, chega a números expressivos em 2018: 3,3 mil hotéis em 700 cidades brasileiras no portfólio (com meta de quatro mil até dezembro), mais de dez mil empresas usuárias (via mais de 120 TMCs) e contrato com duas operadoras.
Certificada PCI-DSS e hospedada na AWS Amazon, a plataforma agora integra todo o processo de reserva hoteleira: da busca e reserva, ao pagamento e conciliação de dados na empresa cliente e nos hotéis. O B2B Pay, solução de pagamento desenvolvida pelo time da B2B Reservas, aceita as mais diversas formas de pagamento (cartão de crédito e faturamento, por exemplo), mas o destaque é a parceria com a Mastercard para a implantação do VCN (Virtual Card Number), que emite um número de cartão por transação, sendo mais eficaz contra as fraudes.
“Trouxemos os bancos e os cartões para o ecossistema e com isso todos fazem parte do processo. Os hotéis economizam mais de 50% em relação a outros canais de distribuição e também deixam de emitir faturas de papel, pois está tudo na plataforma; além disso, entram em grandes TMCs, como as da Abracorp; já as empresas conseguem condições melhores com esses hotéis e têm todos os gastos controlados, de acordo com a política de viagens, dentro da mesma plataforma; e as TMCs oferecem processos mais eficientes e transparentes a seus clientes”, diz Marcos Fernando, criador da B2B e seu CEO.
“Este ano vão passar pela B2B aproximadamente R$ 450 milhões (60% por cartão virtual) e nossa meta para 2020 é processar R$ 2 bilhões (85% por cartão virtual) com hospedagem”, projeta ele. Segundo Fernando, em 2019 a grande novidade será a inclusão de hotéis internacionais, em parceria com grandes players do Exterior, e chegar a cinco mil hotéis no Brasil (entre redes, hotéis independentes e resorts).
“Acreditamos que a B2B se destaca pela forma inovadora que integrou o ecossistema de viagens corporativas gerando benéficos para todos, de forma simples, transparente e sustentável. E assim agregamos valor para toda a cadeia”. Sustentabilidade, frisa ele, é financeira, pois há redução de custo para todos (“somos uma empresa low cost”) e ambiental, pois as faturas de papel deixam de existir no processo.
O foco da B2B ainda é corporativo, mas com a entrada dos hotéis internacionais e o contrato fechado com duas operadoras, seu CEO acredita que muito em breve será criada uma divisão para o Lazer. “Vamos colocar o inter pois o cliente quer ter tudo em uma tela só, e no nosso processo end to end, o único do mercado no Brasil”, revela.
O uso da plataforma por consolidadoras também está previsto e uma facilidade vai ajudar nesse processo: o B2B Pay aceitará o pagamento também de aéreo e locação de veículos, facilitando a integração de conteúdo com os OBTs e o controle de todas as despesas em um só local para as TMCs e agências em geral. Por enquanto, somente a Lemontech está integrada à solução de pagamento (já a plataforma está ligada aos principais players do mercado). Para janeiro é esperada a integração dos meios de pagamento do B2B Pay também à Argo, Reserve e Wooba.
Saiba mais em www.b2breservas.com.br e marcos@b2breservas.com.br.