Gestão e controle de viagens são prioridade para 64% das empresas, aponta Argo
Em metade das empresas ouvidas, a gestão de despesas é responsabilidade de pessoas distintas
Em pesquisa realizada pela Argo, foi divulgado que para realizar a gestão de despesas e viagens corporativas, 64,2% das empresas apontaram o controle e a gestão como principal característica necessária. No segundo lugar, com 43,7% está a facilidade de utilizar uma plataforma de viagens.
O levantamento feito pela Argo Solutions ouviu 230 corporações, sendo que 84,8% utilizam alguma plataforma para realizar esse controle. O estudo também mostrou que em metade das empresas, a gestão de despesas e viagens corporativas é responsabilidade de pessoas distintas e que atuam em diferentes áreas.
No entanto, em 17% das empresas, quem define ou quem realiza a gestão do Travel e Expense atua na mesma área. Apenas em 1/3 das organizações a mesma pessoa é responsável por ambos.
Outros dois itens importantes e amplamente apontados na pesquisa foram a Segurança dos Dados (com 40,2%) e a possibilidade de integração (com 29,7%). Ambos completam o top 5 das características mais relevantes em uma plataforma de gestão de despesas e viagens corporativas.
Segundo Daniel Matias, diretor de Operações da empresa, esse é um reflexo do desafio de traduzir uma série de normas e regras de como os viajantes devem se comportar dentro de determinada ferramenta. “Diferentes políticas precisam ser englobadas em um mesmo local, para que as corporações tenham praticidade e comodidade na hora de fazer essa gestão de despesas e viagens”, afirma.
Compras ou Financeiro?
Quando se trata da contratação do produto Travel, a área de Compras é a principal responsável (com 32,2%). Quando se trata da contração do produto Expense, a área de Finanças é quem lidera (com 43,5%). A área de CSC/Facilities também se destaca em ambos os casos, tendo o poder de decisão em 23,5% e 11,3% dos casos, respectivamente.
“Isso indica a necessidade de um cuidado especial e diferenciado em cada caso para a contratação e implementação do sistema, já que diferentes setores terão diferentes exigências. Considerar um período de transição, mantendo uma equipe especializada para sanar eventuais dúvidas é crucial para o sucesso do funcionamento da ferramenta. Dessa forma, o apoio da Argo em questões contratuais, de implementação e de manutenção é essencial e contínuo”
Daniel Matias, diretor de Operações da Argo