Beatrice Teizen   |   07/10/2024 10:54

Artigo: Qual o papel da tecnologia nas viagens corporativas?

Denis Tassitano, vice-presidente de SAP Concur para América Latina, aborda como gestores podem usufruir


PANROTAS / Emerson Souza
Denis Tassitano, vice-presidente da SAP Concur para América Latina
Denis Tassitano, vice-presidente da SAP Concur para América Latina

Em um ambiente cada vez mais digitalizado, com novos recursos surgindo a todo instante, qual o papel da tecnologia nas viagens corporativas? Como a inteligência artificial, machine learning, bots e outras inovações tecnológicas podem ajudar no dia a dia do gestor de viagens e do viajante a negócios?

O vice-presidente da SAP Concur para América Latina, Denis Tassitano, aborda o papel da tecnologia nas viagens corporativas e como estas ferramentas podem fazer a diferença na operação e estratégia das empresas no artigo a seguir. Confira.

"A tecnologia tem transformado a gestão de viagens corporativas, trazendo mais eficiência, controle e segurança para as empresas. A inteligência artificial (IA) e o machine learning estão sendo usados para personalizar experiências, prever tendências de preços e melhorar a tomada de decisões.

Alguns executivos refletiram sobre como a tecnologia pode ser um grande aliado para a assertividade nos processos que foram compartilhados no livro digital 'Percepções dos Gestores de Viagens Corporativas'. Uma 'janela' para entender as dores e os desafios de um mercado complexo, porém repleto de oportunidades de negócio.

Fato é que o uso de soluções digitais e software de gestão de viagens tem crescido significativamente. Mais de 80% das empresas de grande porte utilizam algum tipo de sistema de gestão de viagens (TMS) para centralizar e otimizar suas operações. Em média, as empresas gastam cerca de 10% a 12% do seu orçamento operacional em viagens corporativas. Esse número pode variar dependendo do setor, com empresas em indústrias como consultoria e vendas gastando uma parcela consideravelmente maior.

Em 2022, o mercado global de gestão de viagens corporativas foi estimado em cerca de US$ 1,4 trilhão, de acordo com o relatório da Valuate Reports. Esse número inclui passagens aéreas, hospedagens, transporte terrestre, refeições e outras despesas relacionadas. Antes da pandemia de covid-19, o mercado de viagens corporativas estava crescendo a uma taxa anual composta (CAGR) entre 5% e 6%. Durante a pandemia, o setor de viagens corporativas sofreu uma queda de mais de 50%. No entanto, as previsões indicam uma recuperação gradual, com possível retomada aos níveis pré-pandemia já em 2025.

Frente este cenário, não resta dúvida que é hora de inovar. Quem souber aproveitar o volume de dados atual para abastecer soluções inteligentes embarcadas com Machine Learning, IoT, BI e Analytics, vai sair na frente.

Em uma área que há um custo alto para gerir e uma complexidade de cenários para lidar, a Inteligência Artificial será um grande diferencial para gestores acelerarem na inovação, prevendo riscos e direcionando destinos corretos, otimizando tempo e reduzindo custos da operação. Não resta dúvidas: aplicando a tecnologia correta, a viagem será tranquila e sem sustos para todos."

* Denis Tassitano, vice-presidente de SAP Concur para América Latina

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