Qual o papel da modernização para o gestor de viagens?
Como os gestor de viagens gerencia seu programa neste novo mundo? Temas foram debatidos no Download 2023
Como os gestor de viagens gerencia seu programa neste novo mundo? Como torná-lo mais simples e moderno? Qual o papel da modernização neste sentindo? Foi este tema que permeou o primeiro painel do Download 2023, que acontece no JW Marriott, em São Paulo, nesta segunda-feira (30).
Participaram do bate-papo, mediado pelo editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, a gestora de Viagens da ArcelorMittal, Carolina Ferreira, o especialista de Viagens Global da Yara Fertilizantes, Luiz Gaspar, e a gerente de Crewing, Travel e Logística de Pessoal da SBM Offshore, Wilma Madeira.
"A modernização das viagens corporativas é sinônimo de eficiência. Quando algo funciona da forma que deveria. Eu lido com muitos problemas e operações, é preciso existir coesão global. Então, é importante mapear requisitos, entender quais são as necessidades dos viajantes que precisam ser acatadas, o que precisa ser autorizado, o mapa da dor. A modernização passa um pouco por essa abordagem de mapear requisitos e categorizar prioridades", diz Gaspar.
Segundo os gestores participantes, a tecnologia tem de estar ao seu favor para justamente resolver esse mapa da dor. Quando a pessoa está viajando, ela não quer falar com um robô, quer falar com um ser humano, mas os recursos tecnológicos podem ajudar neste sentido.
Relação com TMCs
Um relacionamento transparente com as TMCs foi um ponto crucial citado pelos travel managers, principalmente no que se refere a fee, BID e remuneração.
"A TMC é um parceiro e um dos mais importantes. É ela que vai dar auxílio para enxergar os demais parceiros. A forma de remuneração funciona, mas de forma transparente. Não sei 100% de onde a agência recebe, mas não posso quebrar o laço de confiança com minha empresa. Então, transparência é a palavra-chave", pontua Carolina.