Data Storytelling: como transformar dados em histórias envolventes?
Contar histórias por meio de dados não é um processo fácil, mas há algumas estratégias para fazer isso

Durante o Lacte 20, que acontece hoje (24) e amanhã (25) no WTC Events Center, em São Paulo, a diretora de Negócios da SOAP, Renata Catto, falou sobre a importância do Data Storytelling para transformar dados e números em histórias envolventes. Segundo ela, para trabalhar com esse conceito de forma correta, é preciso levar em conta quatro escolhas, sendo:
1. A história certa a ser contada
“Sobre o que você falará? Para quem? E por quê? É preciso saber se a mensagem que você quer passar é aquela que a audiência precisa. A chave é se interessar pelo seu público, entender as necessidades do cliente. A apresentação tem que ser objetiva, precisa agregar valor ao conteúdo que está sendo passado, para que ele faça sentido a quem está assistindo”, explica Renata.
2. O gráfico certo
“Ao utilizar gráficos em sua apresentação, é preciso questionar se ele funciona para o conteúdo a ser apresentado, se ele traz mais insumos para o que você quer passar", afirma Renata, lembrando para prestar atenção a detalhes como o tipo de gráfico utilizado, as cores dele e se há informações em excesso”
3. O detalhe correto
Segundo Renata, muitas vezes é preciso saber como tornar o conteúdo mais conciso, com menos explicações e digressões, para que ele seja mais direto e informativo.
4. A emoção certa
Por fim, é preciso saber qual emoção o conteúdo irá gerar no público. “Ao publicar ou divulgar o conteúdo, é preciso se questionar: qual emoção posso utilizar para engajar a minha audiência?”.
Renata também destacou outros insights para os participantes. "é preciso também levar em conta o design da página onde esses dados estão sendo apresentados. Metade dos visitantes deixa uma página se o design for desagradável, eles não permanecem no conteúdo por conta disso. Então, o visual do site ou página onde as informações serão apresentadas é outro fator muito importante".