Karina Cedeño   |   14/08/2024 11:03

TMMs Summit: veja insights para gestores de viagens e eventos

Um dos destaques foi a discussão sobre tarifas flutuantes da hotelaria e negociações na alta ocupação


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Patrícia Thomas, diretora de Vendas Corporativas na Omnibees, apresentou previsões para o mercado
Patrícia Thomas, diretora de Vendas Corporativas na Omnibees, apresentou previsões para o mercado

Durante o 7º TMMs Summit 2024, evento da HSMAI realizado no último dia 2 no Royal Palm Hall, no interior paulista, foi feita uma série de pesquisas interativas ao vivo.

Já no início o evento, foi compartilhado um quiz para o debate de questões cruciais para o setor. Um dos destaques foi a discussão sobre tarifas flutuantes da hotelaria e negociações na alta ocupação, assunto que foi a preferência de 45% dos participantes.

Outras questões abordadas incluíram a importância de políticas claras de ESG, com 34,55% do público presente afirmando que, embora suas empresas forneçam recomendações, ESG não é um limitador; e 48,08% dos presentes afirmou que utiliza IA em viagens e eventos, enquanto 44,23% dos participantes nunca utilizaram a tecnologia.

Questionamentos levantados e as respostas dos profissionais

1. Existem premissas estabelecidas no momento da negociação do RFP. Após seis meses, você analisa se elas foram realmente cumpridas?

  • 62,5% - Sempre;
  • 12,5% - Quase sempre;
  • 12,5% - Raramente;
  • 12,5%- Nunca


Segundo a HSMAI, essa resposta evidencia a importância de estabelecer métricas claras e objetivos quantificáveis desde o início de uma parceria com um fornecedor de viagens. Além disso, demonstra que a prática de acompanhar e avaliar o desempenho dos fornecedores está se tornando cada vez mais comum e valorizada.

2. Conheço os benefícios de trabalhar com um desconto na tarifa vigente no dia (precificação flutuante)?

  • 32,14% - Sim e tenho acordos assim;
  • 8,93% - Sim mas não tenho acordos assim;
  • 55,36% - Gostaria de saber mais;
  • 3,57% - Minha empresa exige preço fixo


Para a HSMAI, o fato de a maioria dos gestores ter expressado interesse em saber mais sobre o tema indica que há uma oportunidade significativa de educação e conscientização sobre os benefícios e desafios da precificação flutuante. Durante o debate com a plateia, ficou claro que a precificação flutuante é uma opção, indicando que existe abertura no mercado. Por outro lado, o receio com a volatilidade dos custos de viagens, a complexidade da operação e o risco de perda de controle ainda preocupa alguns gestores.

3. Otimização de eventos com hotéis. Sei gerar savings de um ano para o outro?

  • 37,25% - Sim, controlo bem isso;
  • 43,14% - Mais ou menos, poderia melhorar nessa questão;
  • 19,61% - Não, preciso começar urgente


Considerações da HSMAI: Negociar com os hotéis pode ser um processo complexo e demorado, exigindo habilidade e conhecimento do mercado. Entretanto, a cada ano, notamos a maior profissionalização do mercado em relação a isso.

4. Sua empresa trabalha com bleisure (Business +Leisure)?

  • 48,78% - Sim;
  • 51,22% - Não


Durante a análise da pergunta no evento, foi possível levantar os benefícios da prática, como o aumento de satisfação dos colaboradores e fortalecimento dos relacionamentos com fornecedores. Quanto aos seus desafios, é possível salientar a gestão mais cuidadosa, preocupação com segurança, e a adaptação à política de viagens.

5. Você monitora o retorno dos seus eventos?

  • 46,97% - Às vezes;
  • 43,94% - Sim;
  • 9,09% - Não


Considerações da HSMAI: Definitivamente é vital medir o retorno sobre o investimento (ROI) dos eventos. A análise dos dados permite identificar quais ações tiveram maior impacto e otimizar os recursos para futuras edições. O monitoramento também permite identificar oportunidades de melhoria e ajustar as estratégias para alcançar melhores resultados.

6. Qual sua maior preocupação no futuro de viagens corporativas?

  • 50% - Adaptabilidade às novas tecnologias;
  • 19,35% - Mudança Climática;
  • 30,65% - Falta de Inclusão Social


Segundo a HSMAI, a tecnologia está moldando o futuro das viagens corporativas de maneiras profundas e complexas, oferecendo novas oportunidades e apresentando desafios. Os profissionais precisam investir em treinamentos, adotar uma cultura de inovação, colaborar com parceiros, priorizar a segurança e monitorar as tendências de mercado.

Previsões da Omnibees para o mercado de viagens corporativas

Patrícia Thomas, diretora de Vendas Corporativas na Omnibees, apresentou previsões de crescimento para o mercado de viagens corporativas, que deve gerar US$ 2 trilhões de dólares até 2028. Ela destacou a participação da América Latina, que responde por 3,6% desse total, com o Brasil ocupando a 10ª posição global.

“Neste momento, é importante entender o comportamento de compra, especialmente com o aumento de cancelamentos e alterações de reservas”, comentou Patrícia.

A profissional ainda destacou as regiões brasileiras que mais recebem reservas:

  • O Sudeste lidera com 57%;
  • O Sul com 19% e
  • O Nordeste com 13%.


“Esses números nos ajudam a entender onde há mais demanda e em que regiões eu preciso me preocupar mais em relação a reservas antecipadas”, completou.

Relações sólidas com fornecedores de eventos

Janaina Branco, event and customer experience da Neogen, conduziu uma Flash Talk sobre a construção de relações sólidas com fornecedores de eventos. Ela destacou a importância da ética, transparência e comunicação proativa para garantir parcerias duradouras e de sucesso.

Para a gestora, é necessário que o profissional de eventos e viagens tenha foco na parceria e colaboração. “A honestidade e o alinhamento claro de expectativas são fundamentais para fortalecer essas relações a longo prazo”.

Confira todos os pontos de atenção levantados:

  • Foco na parceria e colaboração - fortalece os laços e gera benefícios sustentáveis para ambas as partes;

  • Resolução ética de conflitos - ética e transparência, prezando pela manutenção da confiança e do relacionamento saudável;

  • Transparência nas negociações - Ser transparente nas negociações, evitando informações enganosas ou omissões que possam comprometer a confiança mútua;

  • Comunicação proativa - contribui para uma relação mais fluida e eficaz entre fornecedor e cliente;

  • Alinhamento claro de expectativas - É fundamental estabelecer e alinhar claramente as expectativas, a fim de evitar mal-entendidos e conflitos futuros. É fundamental ter flexibilidade para ajustar o que for necessário;

  • Definição de responsabilidades - Promove a eficiência operacional e evita possíveis desentendimentos durante a execução dos projetos. Honrar prazos e compromissos acordados é essencial.

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