Qual a importância do associativismo? Abeoc responde em artigo
Enid Câmara, nova presidente da Abeoc Brasil, fala sobre a história da entidade
Não existe empresa forte sem representatividade, sem um setor organizado e ancorado em uma instituição que legitimamente a represente. Isso é o que pensa a nova presidente da Abeoc Brasil, Enid Câmara.
Em artigo, a executiva destrincha o legado deixado pela Associação Brasileira de Empresas de Eventos na história e a importância do associativismo.
Confira o texto na íntegra abaixo, que faz parte do Anuário PANROTAS de Eventos e Viagens Corporativas.
Pela força do associativismo
*Por Enid Câmara
"Fundada em 1973, a Abeoc Brasil é a mais longeva entidade do setor de eventos no Brasil. Mais que isso. Somos referência no segmento de eventos coorporativos, que compreende especialmente à realização de feiras, congressos, seminários, workshops e todas aquelas atividades relacionadas à exposição de produtos e serviços de empresas e instituições públicas e privadas.
Conquistamos o respeito do mercado ao longo de uma trajetória de 47 anos. Quase cinco décadas construídas com o trabalho árduo dos empresários que passaram pela presidência da Associação Brasileira de Empresas de Eventos. Tivemos 13 líderes, profissionais renomados do ecossistema de eventos que hoje perfilam na galeria de ex-presidentes desta tão insigne instituição.
Todos doaram tempo, ideias, estratégias, conteúdos e cravaram seu DNA na história da entidade que se confunde com a própria trajetória do setor de eventos no Brasil. Setor esse que tem seu encetamento entre as décadas de 1950 e 1960 com o advento das feiras. A primeira delas nasceu das mãos do visionário empreendedor, radialista e empresário paulista Caio de Alcântara Machado, considerado o percursor dos eventos de negócios no Brasil. Foi o inesquecível Caio que nos trouxe a Feira Nacional da Industria Têxtil – Fenit, em 1958 no parque do Ibirapuera, São Paulo.
E quanto coisa mudou no nosso setor desse tempo pra cá. Quantas vezes, enquanto profissionais de eventos, precisamos nos reinventar e recomeçar. Eis a minha missão. Após o marcante e tão bem-sucedido trabalho da nossa líder Fátima Facuri, tenho agora o enorme desafio de sucedê-la à frente da Abeoc Brasil. Por isso, como 14ª presidente da entidade, acredito ser imperativo dar continuidade ao legado construído nestas quase cinco décadas da Abeoc. Assim como entendo que é necessário liderar novos projetos para todos os profissionais organizadores, promotores e fornecedores da cadeia de eventos. Afinal, não existe empresa forte sem representatividade, sem um setor organizado e ancorado em uma instituição que legitimamente a represente.
É por isso que essa nova gestão da Abeoc Brasil vai priorizar o fortalecimento do associativismo. Não à toa carregaremos pelos próximos três anos o lema “Pela força do Associativismo”. Trabalharemos com um olhar no presente e o outro para o futuro, com planejamento estratégico e ouvindo todos os nossos dirigentes e parceiros. Assim construiremos juntos um plano de ação que traga respostas efetivas às demandas dos nossos associados.
Enfatizo, portanto, as principais diretrizes dessa nova gestão, pois irão nortear nosso planejamento:
- Fortalecimento do associativismo por meio de projetos e ações em parcerias com as entidades coirmãs (G20+);
- Formação de lideranças por meio de parcerias visando fortalecer o nosso associado;
- Trabalhar na criação e no fortalecimento das políticas públicas e privadas em prol do segmento de eventos coorporativos;
- Fortalecer o plano de comunicação da entidade;
- Ampliar a internacionalização da instituição;
É fato que no atual cenário o fortalecimento das nossas empresas, a longevidade dos nossos negócios passa pela força do associativismo. E é com otimismo e tomada por muitos desafios que convido você empresária, você empresário do setor de eventos a estar conosco numa entidade que efetivamente represente você e o seu negócio.
Acredito piamente que a Abeoc Brasil funciona como uma grande plataforma de apoio aos seus associados. E como uma profissional dedicada ao associativismo há mais de 30 anos, sempre me senti verdadeiramente representada por esta entidade que trabalha duro pelos nossos interesses e oferece um rico arcabouço de serviços aos seus membros. Por isso, eu te convido a colocar e deixar marcado o seu nome na Abeoc Brasil. Venha conosco fazer parte do mundo do associativismo!"
*Edid Câmara é presidente da Abeoc Brasil
Este conteúdo é parte integrante do Anuário PANROTAS de Eventos e Viagens Corporativas 2024. Confira abaixo o conteúdo na íntegra: