Victor Fernandes   |   12/11/2020 14:45

Expo Retomada Salvador indica tendências para eventos pós-pandemia

Painéis do Expo Retomada Salvador compartilham as experiências de grandes realizadores do setor

Ascom Secult
Na tarde de ontem (11), durante a Expo Retomada Salvador, a diretora da Schuler Consultoria, Vaniza Schuler, afirmou que “os eventos são reais, são possíveis e estão acontecendo com segurança” ao compartilhar os resultados obtidos em eventos similares no Rio Grande do Sul. O evento teste na capital baiana foi promovido pela GL Events. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Centro de Convenções Salvador no Youtube.

Em seu relato, Vaniza evidenciou que eventos-testes de formaturas, casamentos e até mesmo feiras com 150 expositores e 1,700 pessoas presentes foram realizados na cidade de Gramado (RS), seguindo rígidos protocolos de segurança. A diretora acredita que é preciso utilizar as simulações como estratégias de sensibilização dos promotores, para que eles tenham subsídios em suas decisões e se sintam encorajados a realizar seus eventos em 2021.

“O controle que conseguimos ter dentro do espaço de eventos é muito maior do que em um espaço aberto. Eles se mostraram totalmente viáveis e seguros. Espero que este que seja o início de uma retomada, aceitando as condições que temos. Seguiremos nesse formato até quando for necessário”, completou.

O painel, que foi mediado pela jornalista Heloísa Braga, também teve a participação de Gabriel Rodrigues, da ETG – Testes Moleculares. A empresa foi a responsável por fazer a testagem de todos os participantes da Expo Retomada 24 horas antes do evento. A ETG, empresa de eventos com foco em hospitalidade, teve uma virada drástica em seu plano de negócio com a chegada da pandemia.

“Ficou claro para mim que era preciso estar na linha de frente dessa testagem. Então, comecei a desenvolver uma estratégia visando que os eventos seriam realizados com testagem em massa”, explicou Rodrigues, que acredita que esse seja o caminho para a retomada e que o setor de eventos vai abrir porta para que protocolos sejam replicados em outras indústrias.

NOVOS TEMPOS

Em um segundo painel, chamado "Novos Tempos", quatro representantes do setor de Entretenimento na Bahia falaram que do momento em que tiveram que se reinventar para encontrar alternativas. Seja na produção de eventos no modelo drive-in ou no modelo lounge, Tuca Zamaroni, da Zum Brazil Eventos, Lícia Fábio, da Lícia Fábio Produções, Irá Salles, da Íris Produções e Joaquim Nery, da Central do Carnaval, falaram sobre os novos formatos e expectativas para o futuro.

Uma das criadoras do primeiro drive-in da capital baiana, o Big Drive-In, Tuca Zamaroni disse que viu de uma hora para a outra todas as suas atividades interrompidas, mas que conseguiu ver um lado bom nisso tudo que foi a reinvenção. “Nessa nossa inquietude, a gente decidiu fazer um drive-in, pensar em uma saída. Porque se a gente não ganhasse dinheiro, pelo menos ia movimentar a cadeia. Nesse processo, a gente conheceu muita gente, abriu a cabeça para novas oportunidades”, apontou a CEO da Zum Brasil.

Também agarrando essa oportunidade de fazer shows no estilo Drive-In, a produtora e empresária Irá Salles, da Íris Produções, já imagina seus próximos passos. “Acho que no futuro próximo nós vamos ter lounges, como outros Estados já estão fazendo. O quadradinho, todo mundo ali no espaço delimitado para quatro, oito pessoas. O futuro é seguir protocolos e fazer lounges”, afirmou. Irá destacou ainda a importância do setor de eventos de entretenimento, em que o Nordeste representa 35% no Brasil.

Muito emocionada, a produtora e empresária Lícia Fábio, disse que ainda está estudando possibilidades. “Eu acho que (a pandemia) não vai acabar agora, mas sigo trabalhando”. Ela revelou que mesmo com a grande possibilidade de adiamento dos festejos, já está fazendo planos para o Carnaval. Também já de olho na folia, o sócio da Central do Carnaval, Joaquim Nery, ressaltou que planeja fazer a maior festa de todas no ano de 2022. “Como a cidade de Salvador precisa desse evento que é o Carnaval. No ano passado, a uma hora dessas, a gente já estava planejando, porque toda a cidade se envolve com o Carnaval, se mexe com o Carnaval”, destacou.

SALVADOR
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Pablo Barrozo foi um dos palestrantes e comemorou o sucesso do evento. “A Expo Retomada superou nossas expectativas e encheu nossos corações de esperança. Mostramos que a nossa cidade está preparada para receber eventos, fortalecendo o turismo de negócios, posicionando Salvador como um destino seguro e assegurando que estamos seguindo todos os protocolos necessários que prezam pela vida das pessoas", disse o secretário.

?Barrozo evidenciou a parceria entre a Secult, a GL Events – empresa que administra o Centro de Convenções Salvador – e o trade turístico. “Já demos a largada, agora é necessário seguirmos em frente e darmos continuidade. Por isso é importante que Secult, GL Events e o trade estejam unidos para fortalecermos o setor e nos colocar como destino destaque”, reforçou o gestor.

Confira abaixo fotos do evento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados