Latam, Localiza e 1001 lideram início de semestre em vendas Abracorp
Ao todo, as TMCs associadas à Abracorp faturaram R$ 1,1 bilhão no primeiro mês do segundo semestre
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) divulgou, nessa segunda-feira (26), os resultados das TMCs associadas referentes ao mês de julho. Ao todo, as empresas faturaram R$ 1,1 bilhão no primeiro mês do segundo semestre, com destaque para os setores de Hotéis e Rodoviário.
Os hotéis faturaram R$ 341 milhões, frente a R$ 304 milhões em 2023 e R$ 249 milhões em 2019, enquanto o setor rodoviário faturou R$ 5 milhões, (em 2023 chegou a R$ 3 milhões e em 2019 a R$ 963 mil). Destaque, também, para o serviço aéreo, que faturou R$ 668 milhões, também acima de julho de 2023 e 2019.
Agora, com relação as empresas que lideraram as vendas corporativas entre associadas da Abracorp neste início de segundo semestre, destaque para a Latam Airlines, no transporte aéreo, Localiza, líder entre as locadoras de veículos, e Viação 1001, com maior share nominal no rodoviário.
Aviação
Dados divulgados pela Abracorp mostram um equilíbrio entre as companhias aéreas Azul, Gol e Latam no faturamento relacionado as vendas de passagens aéreas às TMCs Abracorp neste mês de julho.
Placar apertado entre as três colocadas, com uma diferença de pouco mais de 4% entre a primeira colocada, que neste caso é a Latam, com 35,8% das vendas, e a terceira colocada (Azul, com 31,5%). Já a Gol ficou na vice-liderança em julho, com 32,7%, assim como aconteceu com os dados gerais divulgados pela Anac.
Locadoras
Entre as locadoras, a liderança da Localiza segue folgada, com 66,6%, mais que o triplo da segunda colocada, neste caso da Movida, com 21,8% de share em julho. A Unidas fecha o top 3 com 2,1% de mercado, mas abaixo dos 8,9% de share conquistados por outras as outras locadoras juntas.
Ao todo, as companhias faturaram pouco mais de R$ 31,1 milhões em julho, sendo 20,7 milhões de reais apenas em contratação Localiza pelas TMCs. A Movida também teve faturamento milionário, de cerca de R$ 6,8 milhões.
Rodoviário
No rodoviário a situação é diferente. Embora o crescimento tenha sido exponencial, de 32,4% em julho, não há uma empresa que domine o mercado. Muito pelo contrário, é um setor muito pulverizado no corporativo.
A primeira colocada no ranking da Abracorp é a Auto Viação 1001, com R$ 659 milhões de faturamento. Só que a frente dela está um pool de viações que somou R$ 3,54 bilhões em faturamento em julho, o que mostra o grande número de empresas operando no mercado rodoviário brasileiro.
No ranking nominal, depois de Auto Viação 1001, ainda vem a Rodoviária Online (R$ 438 milhões), Expresso Guanabara (R$ 123 milhões), Viação Cometa (R$ 106 milhões), J3 Operadora (R$ 72 milhões), Util Transporte (R$ 55 milhões) e Planalto Transportes (R$ 19 milhões).
Hotelaria
Se no rodoviário, o mercado é pulverizado, entre os meios de hospedagem nem se fala! Tanto é que o ranking da Abracorp só detalha hotéis pertencentes às principais redes do Brasil e às outras redes hoteleiras. E neste caso, a participação de mercado está praticamente empatada.
Ao todo, a hotelaria faturou R$ 294,5 milhões em julho, sendo R$ 148,7 milhões para os hotéis considerados de "outras redes" e R$ 145,7 milhões para os hotéis de principais redes, uma diferença de apenas R$ 3 milhões.