Felippe Constancio   |   06/09/2016 19:54

Jovens de até 25 anos ocupam 25% das melhores empresas para trabalhar

A cada quatro funcionários de uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, um tem até 25 anos, conforme os dados recentemente divulgados pela empresa de soluções em ambiente de trabalho Great Place to Work

A cada quatro funcionários de uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, um tem até 25 anos, conforme os dados recentemente divulgados pela empresa de soluções em ambiente de trabalho Great Place to Work. A análise revela, ainda, que 37% têm entre 26 e 34 anos, 22% entre 35 e 44 anos, 12% acima de 45 anos e 3% mais de 55 anos.

Para a empresa, um ambiente multigeracional exige habilidades específicas de gestão por parte dos líderes, e, no contexto atual, os “baby boomers” deixam o mercado conforme profissionais da “geração Y” entram, ainda sob chefia da “geração X”. Segundo a GPTW, o ambiente de trabalho com variedade de gerações abre margem para críticas entre faixas de idade, como a premissa dos mais velhos que afirma que os “Ys” exigem que as empresas se adaptem a eles – não o contrário.

ITU Pictures/Flickr

Na edição 2016 da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – GPTW Brasil”, as dez primeiras colocadas em percentual de funcionários com até 25 anos de idade em relação ao número total de funcionários são: McDonald´s Comércio de Alimentos (80%); McDonald´s – franquia Pernambuco (73%); Meireles & Freitas (52%); Visagio (46%); AGPR5 (46%); Pinheiro Supermercado (46%); Algar Tech (46%); Teleperformance (41%); Lojas Riachuelo (40%); e Grupo Rio Quente (40%).

A pesquisa que investiga o perfil multigeracional das empresas - no intuito de acomodar melhor as novas gerações - , considera importante que estas estejam atentas às vantagens de contar com uma equipe multigeracional. "Entre as características dos 'Ys', por exemplo, destacam-se o otimismo; a disposição em exercer o dever de cidadão; sociabilidade; apego às amizades; aprendizado fácil; e alto interesse na vida profissional."

Por outro lado, segundo a consultoria, o perfil do colaborador mais jovem carece de habilidades emocionais para lidar, por exemplo, com "pessoas difíceis". "É nesse contexto que entra a importância da liderança da 'geração X', que deve entender que essa geração prefere sair do trabalho às 17h porque tem uma vida para viver. Na prática cotidiana, ambos têm uma excelente oportunidade de aprender mutuamente."

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