Karina Cedeño   |   20/02/2025 14:40

O que explica a liderança da Latam nas vendas da Abracorp em 2024? Confira

Aline Mafra também celebra recorde de 40,8% share na Abracorp em dezembro do ano passado


PANROTAS / Karina Cedeño
Aline Mafra, da Latam, e Siderley Santos, da Abracorp
Aline Mafra, da Latam, e Siderley Santos, da Abracorp

A Latam foi apontada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) como a empresa aérea líder em vendas de viagens corporativas no Brasil em 2024, como vimos aqui no Portal PANROTAS.

Com R$ 2,6 bilhões em vendas, a transportadora obteve 32,2% do market share de receitas totais do segmento no País. O resultado inclui R$ 2 bilhões de receitas com voos nacionais (37,6% de participação desse mercado) e R$ 599 milhões com voos internacionais (21,6% de participação desse mercado). E não só isso: em dezembro, a companhia aérea registrou um recorde de 40,8% de share nas vendas da associação.

Mas quais são os motivos que fazem da Latam a empresa líder de vendas no corporativo? Para responder a essa questão, ninguém melhor do que Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil. Ela esteve presente hoje (20) em evento da Abracorp realizado em São Paulo para celebrar, junto aos associados, a vitória.

“Viemos aqui para comemorar o fato de termos encerrado 2024 com um share de 37,6% em participação de receitas vendidas dentro das agências associadas da Abracorp. É o segundo ano que a gente fecha como líder. E em janeiro recebemos a grata surpresa de que não só a gente fechou a liderança, como também tivemos um recorde de 40,8% de share em dezembro"

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

Segundo ela, são três os três grandes pilares que levam a Latam à liderança:

1. Oferta

"Fomos a empresa que mais adicionou assentos no mercado brasileiro. Alcançamos 53 aeroportos e abrimos oito destinos nos quais não operávamos no Brasil antes da pandemia. Então, tudo é reflexo de um momento onde a Latam tem uma grande eficiência operacional e uma posição sólida financeira", destaca Aline.

2. Produtos

Segundo Aline, o grande diferencial do corporativo é a cabine Premium Economy, que é muito bem avaliada pelos clientes que voam nela. Também há todos os benefícios dos nossos top tiers do programa de fidelidade, que é, segundo ela, o mais desejado da América do Sul.

"E a gente trabalha muito com a experiência dentro do voo, wi-fi a bordo para qualquer cliente que se cadastre no programa, TV ao vivo que implementamos recentemente, e no internacional temos produtos ainda mais premium, como a nossa Premium Business, todo um catering com comidas brasileiras dentro do avião, o cuidado com a nossa tripulação e uma malha internacional imbatível para o brasileiro que alcança 90 aeroportos no mundo com recursos próprios, ou seja, antes de acordos comerciais do tipo codeshare", afirma a executiva.

3. Relação com as associadas da Abracorp

O terceiro pilar, de acordo com Aline, é a abertura que os clientes associados da Abracorp entregam. A cada visita, como informa a diretora, a Latam aprende mais sobre este mercado e sabe o que está acontecendo na rua.

"Então eu não tenho dúvidas de que as famosas visitas aos clientes são os nossos olhos do mercado. É o que nos faz conhecer na íntegra o desejo do nosso passageiro, o que ele valoriza e o contrário também, quando a gente tem uma ruptura de serviço e analisamos onde temos que melhorar"

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

Para Abracorp, liderança da Latam resulta do trabalho e de boa gestão

PANROTAS / Karina Cedeño
Aline Mafra e Siderley Santos brindam a liderança da Latam no corporativo durante evento realizado pela Abracorp
Aline Mafra e Siderley Santos brindam a liderança da Latam no corporativo durante evento realizado pela Abracorp

O presidente da Abracorp, Siderley Santos, também comentou sobre a liderança da Latam nas vendas das TMCs da Abracorp, elogiando o trabalho feito por Aline Mafra.

"A gente vê a liderança da Latam com uma satisfação enorme. A Aline colocou bem todos os pontos diferenciais da companhia aérea, então estamos falando de cabine, de estrutura, de estrutura interna, além das experiências nas quais a Latam é especialista, isso é muito bacana, mas o que a gente, como associado e como associação, enxerga na Latam? Vemos que chegar a 40,8% é uma marca incrível e eu vou dizer para a Aline que ainda tem margem para mais"

Siderley Santos, presidente da Abracorp

Isso tudo é reflexo do trabalho da Latam no dia a dia, no respeito pelo parceiro, por quem está distribuindo os produtos da companhia aérea, e a gente sente isso em cada agência, em cada associado da Abracorp, como informou Siderley Santos.

"A Latam cresceu muito e o resultado não poderia ser outro. Agora, dentro da companhia, a gente vê organização, estrutura, boa gestão, e não vemos lamentação, porque é muito fácil hoje falar 'ah, a cadeia de suprimento em todo o mundo está complicada, tem motor no chão, tem avião parado', mas quando isso foi diferente no mundo da aviação?", indagou Siderley.

“E apesar de tudo, a Latam consegue crescer, porque tem gestão, é eficiente e não troca tanto as pessoas. Hoje todos os associados conhecem exatamente a estrutura da Latam, quem são as pessoas na companhia e sabem que elas estão próximas, então é um motivo de orgulho para a Abracorp essa parceria, o crescimento dela e os bons resultados para todos os lados"

Siderley Santos, presidente da Abracorp

Estratégias da Latam para o mercado corporativo

Divulgação
Aline Mafra também falou sobre as estratégias da companhia aérea no corporativo para este ano
Aline Mafra também falou sobre as estratégias da companhia aérea no corporativo para este ano

Aline Mafra também falou sobre as estratégias da companhia aérea no corporativo para este ano. "Eu diria que a Latam tem todas as ferramentas para manter e crescer o posicionamento que tem no Brasil. E com isso eu quero dizer que mesmo em meio a uma crise dentro da indústria e da cadeia de suprimentos, a gente consegue dedicar aviões para o Brasil, lembrando que metade da frota que chega para Latam vem para o País", destaca Aline.

"Temos uma solidez financeira por meio da qual conseguimos trazer um olhar para investir em produto. Anunciamos recentemente, por exemplo, a reformulação da nossa cabine Premium Business no internacional, nos aviões tipo widebody; uma cabine intermediária entre a Premium Business e a econômica que sempre foi muito desejada. Anunciamos a construção de uma sala VIP em Guarulhos que deve ser a maior da América Latina e anunciamos também a reestruturação do programa de fidelidade"

Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil

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