O que explica a liderança da Latam nas vendas da Abracorp em 2024? Confira
Aline Mafra também celebra recorde de 40,8% share na Abracorp em dezembro do ano passado
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A Latam foi apontada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) como a empresa aérea líder em vendas de viagens corporativas no Brasil em 2024, como vimos aqui no Portal PANROTAS.
Com R$ 2,6 bilhões em vendas, a transportadora obteve 32,2% do market share de receitas totais do segmento no País. O resultado inclui R$ 2 bilhões de receitas com voos nacionais (37,6% de participação desse mercado) e R$ 599 milhões com voos internacionais (21,6% de participação desse mercado). E não só isso: em dezembro, a companhia aérea registrou um recorde de 40,8% de share nas vendas da associação.
Mas quais são os motivos que fazem da Latam a empresa líder de vendas no corporativo? Para responder a essa questão, ninguém melhor do que Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil. Ela esteve presente hoje (20) em evento da Abracorp realizado em São Paulo para celebrar, junto aos associados, a vitória.
“Viemos aqui para comemorar o fato de termos encerrado 2024 com um share de 37,6% em participação de receitas vendidas dentro das agências associadas da Abracorp. É o segundo ano que a gente fecha como líder. E em janeiro recebemos a grata surpresa de que não só a gente fechou a liderança, como também tivemos um recorde de 40,8% de share em dezembro"
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Segundo ela, são três os três grandes pilares que levam a Latam à liderança:
1. Oferta
"Fomos a empresa que mais adicionou assentos no mercado brasileiro. Alcançamos 53 aeroportos e abrimos oito destinos nos quais não operávamos no Brasil antes da pandemia. Então, tudo é reflexo de um momento onde a Latam tem uma grande eficiência operacional e uma posição sólida financeira", destaca Aline.
2. Produtos
Segundo Aline, o grande diferencial do corporativo é a cabine Premium Economy, que é muito bem avaliada pelos clientes que voam nela. Também há todos os benefícios dos nossos top tiers do programa de fidelidade, que é, segundo ela, o mais desejado da América do Sul.
"E a gente trabalha muito com a experiência dentro do voo, wi-fi a bordo para qualquer cliente que se cadastre no programa, TV ao vivo que implementamos recentemente, e no internacional temos produtos ainda mais premium, como a nossa Premium Business, todo um catering com comidas brasileiras dentro do avião, o cuidado com a nossa tripulação e uma malha internacional imbatível para o brasileiro que alcança 90 aeroportos no mundo com recursos próprios, ou seja, antes de acordos comerciais do tipo codeshare", afirma a executiva.
3. Relação com as associadas da Abracorp
O terceiro pilar, de acordo com Aline, é a abertura que os clientes associados da Abracorp entregam. A cada visita, como informa a diretora, a Latam aprende mais sobre este mercado e sabe o que está acontecendo na rua.
"Então eu não tenho dúvidas de que as famosas visitas aos clientes são os nossos olhos do mercado. É o que nos faz conhecer na íntegra o desejo do nosso passageiro, o que ele valoriza e o contrário também, quando a gente tem uma ruptura de serviço e analisamos onde temos que melhorar"
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil
Para Abracorp, liderança da Latam resulta do trabalho e de boa gestão

O presidente da Abracorp, Siderley Santos, também comentou sobre a liderança da Latam nas vendas das TMCs da Abracorp, elogiando o trabalho feito por Aline Mafra.
"A gente vê a liderança da Latam com uma satisfação enorme. A Aline colocou bem todos os pontos diferenciais da companhia aérea, então estamos falando de cabine, de estrutura, de estrutura interna, além das experiências nas quais a Latam é especialista, isso é muito bacana, mas o que a gente, como associado e como associação, enxerga na Latam? Vemos que chegar a 40,8% é uma marca incrível e eu vou dizer para a Aline que ainda tem margem para mais"
Siderley Santos, presidente da Abracorp
Isso tudo é reflexo do trabalho da Latam no dia a dia, no respeito pelo parceiro, por quem está distribuindo os produtos da companhia aérea, e a gente sente isso em cada agência, em cada associado da Abracorp, como informou Siderley Santos.
"A Latam cresceu muito e o resultado não poderia ser outro. Agora, dentro da companhia, a gente vê organização, estrutura, boa gestão, e não vemos lamentação, porque é muito fácil hoje falar 'ah, a cadeia de suprimento em todo o mundo está complicada, tem motor no chão, tem avião parado', mas quando isso foi diferente no mundo da aviação?", indagou Siderley.
“E apesar de tudo, a Latam consegue crescer, porque tem gestão, é eficiente e não troca tanto as pessoas. Hoje todos os associados conhecem exatamente a estrutura da Latam, quem são as pessoas na companhia e sabem que elas estão próximas, então é um motivo de orgulho para a Abracorp essa parceria, o crescimento dela e os bons resultados para todos os lados"
Siderley Santos, presidente da Abracorp
Estratégias da Latam para o mercado corporativo
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Aline Mafra também falou sobre as estratégias da companhia aérea no corporativo para este ano. "Eu diria que a Latam tem todas as ferramentas para manter e crescer o posicionamento que tem no Brasil. E com isso eu quero dizer que mesmo em meio a uma crise dentro da indústria e da cadeia de suprimentos, a gente consegue dedicar aviões para o Brasil, lembrando que metade da frota que chega para Latam vem para o País", destaca Aline.
"Temos uma solidez financeira por meio da qual conseguimos trazer um olhar para investir em produto. Anunciamos recentemente, por exemplo, a reformulação da nossa cabine Premium Business no internacional, nos aviões tipo widebody; uma cabine intermediária entre a Premium Business e a econômica que sempre foi muito desejada. Anunciamos a construção de uma sala VIP em Guarulhos que deve ser a maior da América Latina e anunciamos também a reestruturação do programa de fidelidade"
Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil