Como o Chapter 11 já faz a Latam ser uma 'nova companhia aérea'
Um processo extremamente difícil, mas que mudou completamente a forma da Latam operar, define CEO

"Embora a decisão pelo Chapter 11 tenha sido pensada para o longo prazo, seus efeitos já são sentidos agora. Esta decisão nos permitiu renegociar absolutamente tudo. Conseguimos um custo operacional mais baixo e maior flexibilidade de operação", explicou Cadier na primeira apresentação do Latam Experience, que acontece entre hoje e amanhã e ainda tem inscrições abertas. Segundo o CEO, a Latam sabia (e ainda reconhece) que precisa ser mais competitiva e, ainda, mudar sua maneira de competir.

"Aproveitando o Chapter 11, fizemos um processo de otimização desta frota de forma violenta. Optamos por resumir nossa operação internacional a B777 e B787 aqui no Brasil. Isso nos dá vantagem de ter tripulação intercambiável e tecnologia similar entre as aeronaves. Como resultado, nossa capacidade de competir em rotas de longo curso cresceu brutalmente. Seremos muito mais eficientes e teremos flexibilidade para trocar aviões em determinados momentos caso necessário", pondera Cadier.
A renegociação dos contratos das aeronaves é outro aspecto mencionado por Cadier como fundamental, novamente fruto do Chapter 11 e esse impactando mais diretamente as operações domésticas.
"Alteramos nossos contratos para bases de pagamentos em hora de voo, e não por pagamento fixo mensal. Temos agora um custo fixo muito mais baixo e um custo variável muito representativo. Isso permite reações mais velozes às mudanças de demanda e oferta em determinadas rotas. Ademais, o setor será caracterizado por preços médios mais baixos, e as companhias que não tiverem custo operacional agressivo não conseguirão competir nesse novo cenário."
NOVOS DESTINOS
A redução das cifras despejadas pela companhia aérea em custos operacionais resulta em maior facilidade para o lançamento de novas rotas. De fato. A Latam operava 44 destinos domésticos pré-pandemia e hoje já está em 49 e no segundo trimestre de 2022 operará 56. A meta para o ano que vem é anunciar mais dez cidades brasileiras com as aeronaves da empresa.

SUSTENTABILIDADE EM DETRIMENTO DA LIDERANÇA
Jerome Cadier ainda comenta que as concorrentes da Latam também buscaram reestruturação no período da pandemia, mas sem necessitar da dureza do Chapter 11. De qualquer maneira, os resultados apareceram e a Latam reconquistou a liderança no número de passageiros transportados no Brasil em agosto.
"Estamos felizes com este índice, mas não vou dizer que minha meta é ser líder. A liderança pela liderança não nos interessa. Queremos ser sustentáveis. Pode ser que nos próximos meses continuemos no topo, mas o que estamos buscando são resultados com responsabilidade", afirma.
EVENTO SEGUE ATÉ AMANHÃ
O Latam Experience ainda terá uma sexta-feira repleta de conteúdo. A inscrição é gratuita em www.latamexperience.com.br