Retomada: AF-KLM, Delta e Gol anunciam mais oferta
Já há seis meses, empresas estrangeiras como a Air France, a Delta Air Lines e a KLM vêm sentindo uma recuperação na movimentação de passageiros e na tarifa média, que chegou a níveis bem baixos no auge da crise econômica brasileir
Já há seis meses, empresas estrangeiras como a Air France, a Delta Air Lines e a KLM vêm sentindo uma recuperação na movimentação de passageiros e na tarifa média, que chegou a níveis bem baixos no auge da crise econômica brasileira (o símbolo desse período foram as tarifas para os Estados Unidos a menos de US$ 200, ida e volta). E a retomada do fluxo de passageiros faz com que as empresas olhem para frente pensando onde podem retomar também a oferta. “Não olhamos mais o que cortar e sim onde podemos acrescentar”, disse o diretor da Delta no Brasil, Luciano Macagno, ao Portal PANROTAS. O crescimento, tanto na Air France-KLM quanto na Delta é de dois dígitos. Parceira de ambas, a brasileira Gol também sente essa retomada e prepara novidades para o ano.
A KLM, vendo essa movimentação, já decidiu que o voo Rio-Amsterdã voltará a ser diário (sete frequências semanais) a partir de 5 de novembro, com vendas via GDS a partir de amanhã, dia 22. A nova frequência da KLM será operada às quartas-feiras de Amsterdã para Rio de Janeiro e no mesmo dia retorna da capital fluminense para a capital holandesa.
O voo KL-705 parte de Amsterdã às 10h35, chegando no Rio de Janeiro às 19h35 do mesmo dia. Já o KL-706 parte do Rio de Janeiro às 21h45, chegando em Amsterdã às 12h10 no dia seguinte. Os voos são operados, alternadamente, com os Boeing 787 e 777. O aumento de assentos com essa alternância de aeronaves é estimada em 20%, segundo o diretor geral da AF-KLM, Jean-Marc Pouchol. No Rio, a Air France tem um voo diário Rio-Paris.
A companhia holandesa continua com um voo diário entre São Paulo e Amsterdã, onde a francesa terá dois voos diários para Paris na alta temporada (verão europeu). Dependendo do aproveitamento, essa oferta poderá ser esticada no final do ano.
DELTA
Já a americana Delta Air Lines, planeja um aumento de oferta com cautela. O A330 já foi anunciado para as rotas de Atlanta para o Rio de Janeiro e São Paulo e em setembro Nova York-São Paulo também estará com o A330, representando um aumento de 10% na capacidade.
GOL
A brasileira Gol também sente a retomada e o diretor comercial, Rogério Guerra, acredita em aumento de oferta para o segundo semestre. “O ano começou melhor e estamos vendendo um pouco mais que no ano passado, com 20 aeronaves a menos”, disse. Segundo ele, também não há previsão de redução de frota. Um grande lançamento para o mercado corporativo, o Voe Biz, programa de fidelidade para empresas de pequeno e médio portes, está previsto para 15 de março, mais uma prova que os investimentos estão mantidos e há forte crença na retomada.
O Voe Biz já nascerá integrado com Air France-KLM e Delta e dará pontuação para as empresas, independentemente das milhas acumuladas pelo passageiro. O canal de venda da passagem também não importa: a empresa de pequeno e médio porte acumulará tendo comprado direta ou indiretamente com a Gol. Os cadastrados também terão acesso a tarifas menores, já que não têm volume a contratos exclusivos e diferenciados como as grandes empresas.