Artur Luiz Andrade   |   20/02/2017 12:41

Retomada: AF-KLM, Delta e Gol anunciam mais oferta

Já há seis meses, empresas estrangeiras como a Air France, a Delta Air Lines e a KLM vêm sentindo uma recuperação na movimentação de passageiros e na tarifa média, que chegou a níveis bem baixos no auge da crise econômica brasileir


Emerson Souza
Adriana Cavalcanti e Jean-Marc Pouchol, da Air France-KLM
Adriana Cavalcanti e Jean-Marc Pouchol, da Air France-KLM

Já há seis meses, empresas estrangeiras como a Air France, a Delta Air Lines e a KLM vêm sentindo uma recuperação na movimentação de passageiros e na tarifa média, que chegou a níveis bem baixos no auge da crise econômica brasileira (o símbolo desse período foram as tarifas para os Estados Unidos a menos de US$ 200, ida e volta). E a retomada do fluxo de passageiros faz com que as empresas olhem para frente pensando onde podem retomar também a oferta. “Não olhamos mais o que cortar e sim onde podemos acrescentar”, disse o diretor da Delta no Brasil, Luciano Macagno, ao Portal PANROTAS. O crescimento, tanto na Air France-KLM quanto na Delta é de dois dígitos. Parceira de ambas, a brasileira Gol também sente essa retomada e prepara novidades para o ano.

A KLM, vendo essa movimentação, já decidiu que o voo Rio-Amsterdã voltará a ser diário (sete frequências semanais) a partir de 5 de novembro, com vendas via GDS a partir de amanhã, dia 22. A nova frequência da KLM será operada às quartas-feiras de Amsterdã para Rio de Janeiro e no mesmo dia retorna da capital fluminense para a capital holandesa.

O voo KL-705 parte de Amsterdã às 10h35, chegando no Rio de Janeiro às 19h35 do mesmo dia. Já o KL-706 parte do Rio de Janeiro às 21h45, chegando em Amsterdã às 12h10 no dia seguinte. Os voos são operados, alternadamente, com os Boeing 787 e 777. O aumento de assentos com essa alternância de aeronaves é estimada em 20%, segundo o diretor geral da AF-KLM, Jean-Marc Pouchol. No Rio, a Air France tem um voo diário Rio-Paris.

A companhia holandesa continua com um voo diário entre São Paulo e Amsterdã, onde a francesa terá dois voos diários para Paris na alta temporada (verão europeu). Dependendo do aproveitamento, essa oferta poderá ser esticada no final do ano.

DELTA

Emerson Souza
Luciano Macagno, da Delta Air Lines
Luciano Macagno, da Delta Air Lines

Já a americana Delta Air Lines, planeja um aumento de oferta com cautela. O A330 já foi anunciado para as rotas de Atlanta para o Rio de Janeiro e São Paulo e em setembro Nova York-São Paulo também estará com o A330, representando um aumento de 10% na capacidade.

GOL

Emerson Souza
Rogério Guerra, da Gol
Rogério Guerra, da Gol

A brasileira Gol também sente a retomada e o diretor comercial, Rogério Guerra, acredita em aumento de oferta para o segundo semestre. “O ano começou melhor e estamos vendendo um pouco mais que no ano passado, com 20 aeronaves a menos”, disse. Segundo ele, também não há previsão de redução de frota. Um grande lançamento para o mercado corporativo, o Voe Biz, programa de fidelidade para empresas de pequeno e médio portes, está previsto para 15 de março, mais uma prova que os investimentos estão mantidos e há forte crença na retomada.

O Voe Biz já nascerá integrado com Air France-KLM e Delta e dará pontuação para as empresas, independentemente das milhas acumuladas pelo passageiro. O canal de venda da passagem também não importa: a empresa de pequeno e médio porte acumulará tendo comprado direta ou indiretamente com a Gol. Os cadastrados também terão acesso a tarifas menores, já que não têm volume a contratos exclusivos e diferenciados como as grandes empresas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados