Leonardo Ramos   |   11/07/2017 16:14

Sete Mares faz 20 anos e após esqui anuncia lua de mel

Após se especializar no mundo da neve ao abrir uma operadora de esqui, a Sete Mares chega aos seus 20 anos de existência com a nova segmentação como novidade: lua de mel estará entre seus produtos de luxo, a partir de 2018.

Leonardo Ramos
Rafael Buffara, fundador da Sete Mares Turismo, com seu filho, também Rafael, que comanda o financeiro da empresa
Rafael Buffara, fundador da Sete Mares Turismo, com seu filho, também Rafael, que comanda o financeiro da empresa
De pequenos grupos de amigos e familiares ao crescimento exponencial após seguir a maré do luxo. A Sete Mares Turismo acaba de completar 20 anos de história, que podem ser divididos nessas duas grandes etapas, ambas com uma década de duração.

Fundada em 1997, a Sete Mares do seu criador, Rafael Buffara, teve seus primeiros traços rascunhados nos anos 1980, quando o empreendedor trabalhava na findada Bragança Seguros. A empresa possuía uma operadora de Turismo, e foi onde o hoje empresário teve seu primeiro contato com o segmento.

"Após o fechamento da empresa de seguros, em 1991, passei os seis anos seguintes como freelancer, usando os conhecimentos adquiridos no meu antigo emprego. Vendia mais para pequenos grupos mesmo, em sua maioria de amigos ou familiares, ou até para contatos que havia feito na Bragança", conta Buffara, que lembra das comissões que ganhava na época de empresas como Maringá e a Rextur.

"Seis anos depois, já com mais experiência, abri a Sete Mares Turismo. No começo a proposta ainda era para atender empresas de família e amigos. A operadora, inclusive, era familiar e tem essa identidade até hoje", conta Buffara, ao lado de seu filho, também Rafael, responsável pelo Financeiro e pelas Operações da empresa.

Foram dez anos focados no lazer em geral, principalmente em âmbito nacional, com algumas pequenas incursões em eventos e no lado corporativo. "Começamos a planejar viagens de grupos em congressos de medicina, por exemplo", explica Rafael Buffara, o pai.

LUXO LEVA A CRESCIMENTO
De 2007 para frente, o foco da Sete Mares Turismo mudou. Tendo como divisor de águas a entrada de seu filho, Rafael Buffara, a agência se voltou para um lado mais específico: o mercado de luxo.

“Após um ou dois anos de adaptação, entramos com força no lazer de luxo, inclusive participando de feiras como a Travelweek, a partir de 2010”, explicou o filho. “Embora ainda tenhamos uma faceta no corporativo, com um gerente voltado apenas para o segmento, o luxo passou a ser a cara da Sete Mares Turismo”, completou.

A mudança, segundo tanto Rafael pai quanto filho, foi responsável por uma guinada no faturamento da empresa, que até então tinha se mantido estável nos dez anos de existência. “Com a entrada no mercado de luxo, pudemos ver um crescimento entre 15% e 20% por ano no faturamento da empresa”, contou o filho, que ainda brincou com o pai. “Finalmente fizemos o dinheiro aparecer.”

A partir de 2011, já consolidada no lazer de alto padrão, os resultados começaram a aparecer: levaram o selo da Virtuoso, hoje são Top Seller do Club Med e de Comandatuba, e ainda entraram para os dez maiores vendedores brasileiros da seleta coleção do The Leading Hotels of the World, que reúne hotéis de luxo do mundo todo.

PRÓXIMO PASSO: SEGMENTAÇÃO

Após estabelecer sua marca no mercado de luxo, o próximo passo da empresa é claro para a família Buffara: a segmentação e especialização. Os nichos. "Hoje não dá mais para querer sair vendendo de tudo. O cliente já tem as informações na internet, e se ele chega para você e quer saber de um assunto, não quer ouvir a mesma coisa, mas sim algum diferencial, algo que ele não consiga descobrir apenas em blogs e nas redes sociais", explica Rafael Buffara filho.

O primeiro passo, inclusive, já foi dado, e o primeiro mercado já foi escolhido: neve e esqui. A operadora de esqui da Sete Mares Turismo completou um ano em março, apostando na nova especialização para aumentar o faturamento. “Na Travelweek, eu percebi a carência dos agentes por uma operadora exclusiva de esqui, que tenha expertise e se preocupe com os detalhes”, afirmou à época Meg Raimondo, contratada da agência de luxo e que possui 20 anos de experiência na área (passagem pela Interpoint e Ski Brasil).

Rafael Buffara filho já adiantou, inclusive, a próxima área que deve se especializar: Lua de Mel. "Já está definido, mas ainda não começamos os trabalhos na área. A previsão é que lancemos este novo posicionamento e produto em 2018", finalizou Buffara.

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