Campanha Todo Brasil é Turismo valoriza e mostra abrangência do setor
Objetivo é mostrar que todo mundo perde sem o Turismo, que busca recuperação pós-pandemia

Somente em 2020, segundo os organizadores da campanha, o G20 e a FGV, 400 mil postos formais de trabalho foram extintos no Turismo, ano em que o setor teve perdas de R$ 290 bilhões. A campanha quer sensibilizar a população sobre os efeitos que a paralisação do Turismo, tido como secundário ou supérfluo por muitos, tem em toda a cadeia produtiva. O impacto é amplo e irrestrito sem poupar nenhum integrante deste universo.
O G20, que reúne as principais entidades de Viagens e Turismo, com apoio do FGV Cemd (Centro de Estudos em Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas), lança amanhã, Dia Nacional do Turismo, a campanha “Todo Brasil é Turismo”. “É uma atividade, às vezes invisível para a maioria dos brasileiros, de extrema importância econômica e social para o Brasil”, afirma Lilian Carvalho, coordenadora do FGV Cemd, que cuidará da gestão da campanha. “Turismo não está restrito apenas a atividades diretamente relacionadas, como agências de viagens, hotéis, parques, navios ou eventos. Há milhões de trabalhadores que dependem dessa atividade”.
No hotel sem hóspedes, perde o taxista, sem ter quem transportar; o recepcionista, que não tem quem receber; a cozinheira, com o restaurante fechado; o guia, que não tem a quem oferecer suas explicações; a garçonete da lanchonete do parque não trabalha; o agente de viagens que não faz atendimento; o artista do show não faz sua apresentação; o comércio não vende.

Instagram: @todobrasileturismo