Sob a óptica de um poeta: conheça a Lisboa de Fernando Pessoa
Ainda no início do século 20, Fernando Pessoa escreveu o seu próprio guia de Turismo sobre Lisboa.
Poder desfrutar de alguns destinos a partir da recomendação de moradores locais é uma experiência única — e cada vez mais requisitadas pelos viajantes. Indo a um passo além, não é incomum que os visitantes procurem por referências, ou que tenham sido inspirados por obras de arte ou literárias. A fim de melhor apresentar a capital de seu país, ainda no início do século 20, Fernando Pessoa escreveu o seu próprio guia de Turismo.
"Sua proposta era apresentar ao mundo sua cidade, Lisboa, como o destino incrível que de fato é, equiparando-a a locais que à época já possuíam uma presença mais frequente no imaginário do viajante – em um período que o Turismo, como conhecemos, ainda não era uma realidade", conta o jornalista Renato Machado, acerca do livro Lisboa: O que o turista deve ver.
Machado, que teve a oportunidade de conhecer a capital portuguesa e compará-la ao descrito pelo poeta e dramaturgo português, revela um pouco da experiência. "Com a obra em mãos, a jornada se torna um misto de viagem no tempo, por uma Lisboa de 90 anos atrás, e o aprendizado por um guia muito bem feito e 'atual' – especialmente quando se trata de atrações abertas ao público até os dias de hoje, como a Torre de Belém ou o Castelo de São Jorge", afirma.
As impressões do jornalista quanto a narração de Pessoa e o atual cenário de Lisboa foram descritas no blog Viajante 3.0 e podem ser conferidas na íntegra neste link.