Janize Colaço   |   18/04/2018 17:07

Sob a óptica de um poeta: conheça a Lisboa de Fernando Pessoa

Ainda no início do século 20, Fernando Pessoa escreveu o seu próprio guia de Turismo sobre Lisboa.

Flickr/ Alexander De Leon Battista
Em meados de 1920, Lisboa (foto) ganhou um ilustre guia de Turismo
Em meados de 1920, Lisboa (foto) ganhou um ilustre guia de Turismo

Poder desfrutar de alguns destinos a partir da recomendação de moradores locais é uma experiência única — e cada vez mais requisitadas pelos viajantes. Indo a um passo além, não é incomum que os visitantes procurem por referências, ou que tenham sido inspirados por obras de arte ou literárias. A fim de melhor apresentar a capital de seu país, ainda no início do século 20, Fernando Pessoa escreveu o seu próprio guia de Turismo.

"Sua proposta era apresentar ao mundo sua cidade, Lisboa, como o destino incrível que de fato é, equiparando-a a locais que à época já possuíam uma presença mais frequente no imaginário do viajante – em um período que o Turismo, como conhecemos, ainda não era uma realidade", conta o jornalista Renato Machado, acerca do livro Lisboa: O que o turista deve ver.

Machado, que teve a oportunidade de conhecer a capital portuguesa e compará-la ao descrito pelo poeta e dramaturgo português, revela um pouco da experiência. "Com a obra em mãos, a jornada se torna um misto de viagem no tempo, por uma Lisboa de 90 anos atrás, e o aprendizado por um guia muito bem feito e 'atual' – especialmente quando se trata de atrações abertas ao público até os dias de hoje, como a Torre de Belém ou o Castelo de São Jorge", afirma.

As impressões do jornalista quanto a narração de Pessoa e o atual cenário de Lisboa foram descritas no blog Viajante 3.0 e podem ser conferidas na íntegra neste link.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados