Realidade virtual no Turismo vence Hackaton Viagens
A edição 2016 da Abav Braztoa Expo investiu como nunca em tecnologia. Além de uma arena focada especificamente no tema, a feira promoveu pela primeira vez uma competição com desenvolvedores voltada para projetos relacionados ao Turismo. A maratona de trabalhos, ap
A edição 2016 da Abav Braztoa Expo investiu como nunca em tecnologia. Além de uma arena focada especificamente no tema, a feira promoveu pela primeira vez uma competição com desenvolvedores voltada para projetos relacionados ao Turismo. A maratona de trabalhos, apelidada de Hackaton Viagens, premiou com uma viagem à Flórida o grupo VRiagem, que criou uma plataforma de realidade virtual.
Foram mais de 33 horas desenvolvendo códigos e discutindo ideias até chegar em um produto com potencial de mercado no Turismo. Ao longo dos três dias de trabalhos, as sete equipes tiveram o suporte de cerca de 40 mentores das mais diversas áreas, como Marketing, Tecnologia e Turismo.
Ao todo, o evento contou com 128 inscritos. Apesar de 50 competidores terem dado às caras na competição, 38 deles de fato entraram na disputa ativamente – uma equipe foi desclassificada por ter fugido do tema.
Uma das regras do regulamento previa que os projetos começassem do zero. O gerente de projetos da Braztoa, André Lima, um dos organizadores da competição, comemorou alguns resultados. “Eu vi gente já fazendo negócios com os produtos nascidos aqui, isso é muito legal”, afirmou.
A cerimônia de entrega dos prêmios contou com a presença do presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, e da presidente da Braztoa, Magda Nassar. Aos participantes, Magda Nassar afirmou que “é muito legal ter a presença de vocês aqui, com um espírito renovado, trazendo novas ideias”.
O time que se saiu vitorioso, o VRiagem, desenvolveu uma plataforma para realidade virtual com o intuito de oferecer a experiência do destino ao viajante. O prêmio dos cinco integrantes da equipe foi uma viagem de cinco dias para a Flórida, com aéreo e terrestre inclusos.
O segundo lugar, o Team Recife, criou um chatbot para agentes de viagens que, por meio de um estudo de comportamento do usuário, oferece as melhores opções de viagens. O prêmio recebido pela equipe foi um final de semana no Costão do Santinho, em Santa Catarina.
Com projeto parecido, a Flytour-Gapnet garantiu a terceira colocação. O grupo criou uma plataforma para oferecer destinos e produtos ao cliente baseados em seu perfil. O prêmio foi um final de semana no Sofitel Jequitimar, no Guarujá, em São Paulo.