Conheça as seis tribos de viajantes internacionais em 2030
A Amadeus revela que 1,8 bilhão de pessoas viajarão anualmente pelo Exterior até 2030.
Estudo da Amadeus revela que, em 2030, 1,8 bilhão de pessoas farão viagens internacionais. A empresa justifica a estimativa no estudo Future Traveller Tribes 2030: entendendo o viajante do futuro.
O processo de pesquisa foi além de uma base de segmentação exclusivamente demográfica e traz uma abordagem de ordem psicológica, incluindo traços de personalidade, valores, atitudes, interesses e estilos de vida dos viajantes. Os mercados que apresentarão crescimento mais rápido nos próximos anos serão Ásia/Pacífico, América Latina e África, e a China será a maior economia mundial, superando os Estados Unidos até o ano de 2030. Até então, a idade média da população global aumentará de 29,6 para 33,2 anos, de acordo com o Prospecto de Populações das Nações Unidas.
Em 2030, aponta o estudo, não existirão consumidores completamente sem contato com a tecnologia e o wi-fi estará presente em todos os lugares. Esta conectividade vai se tornar um estilo de vida para a maior parte da população mundial. E, como entre 80% e 90% da população mundial será usuária de mídias sociais, essa será a principal ferramenta de comunicação, segundo pesquisa da Nvision Research. Desta forma, a Amadeus apresenta seis "tribos" distintas de viajantes, como:
- Buscadores de capital social: vão estruturar suas férias quase que exclusivamente com o público on-line em mente, pois acreditam fortemente nas recomendações dos usuários para validar as suas decisões. Um novo mercado pode se abrir com base no “klout-boosting breaks" (breaks impulsionados por algoritmos), repleto de momentos conscientemente amigáveis.
- Puristas culturais: vão olhar para o planejamento de férias como uma oportunidade de mergulhar em uma cultura exótica, mesmo que de maneira desconfortável, onde o prazer das férias depende da autenticidade da experiência.
- Viajantes éticos: vão fazer os planos de viagens com base em fatores morais, por exemplo, diminuindo sua emissão de carbono ou melhorando a vida dos outros. Eles, muitas vezes, vão improvisar ou adicionar algum elemento de voluntariado, desenvolvimento comunitário ou atividade eco-sustentável em suas férias.
- Buscadores de simplicidade: preferem ofertas empacotadas, evitando gerenciar muitos detalhes da viagem. As férias para esta tribo representam um raro momento na vida para cuidar de si mesmo com garantia de segurança e diversão.
- Viajantes por obrigação: são orientados por um propósito específico de viagem, seja a negócios ou lazer e, portanto, têm restrições de tempo e orçamento. Eles buscarão tecnologia baseada em algoritmo inteligente capaz de eliminar qualquer tipo de aborrecimento nas viagens.
- Caçadores de recompensa: estão apenas interessados em viagens recompensadoras. Muitos querem algo que represente uma extraordinária recompensa ou que ofereça uma experiência premium, um retorno para o alto investimento em tempo e energia em sua vida profissional.
E você, a qual tribo pertence? Descubra fazendo o teste aqui.
O processo de pesquisa foi além de uma base de segmentação exclusivamente demográfica e traz uma abordagem de ordem psicológica, incluindo traços de personalidade, valores, atitudes, interesses e estilos de vida dos viajantes. Os mercados que apresentarão crescimento mais rápido nos próximos anos serão Ásia/Pacífico, América Latina e África, e a China será a maior economia mundial, superando os Estados Unidos até o ano de 2030. Até então, a idade média da população global aumentará de 29,6 para 33,2 anos, de acordo com o Prospecto de Populações das Nações Unidas.
Em 2030, aponta o estudo, não existirão consumidores completamente sem contato com a tecnologia e o wi-fi estará presente em todos os lugares. Esta conectividade vai se tornar um estilo de vida para a maior parte da população mundial. E, como entre 80% e 90% da população mundial será usuária de mídias sociais, essa será a principal ferramenta de comunicação, segundo pesquisa da Nvision Research. Desta forma, a Amadeus apresenta seis "tribos" distintas de viajantes, como:
- Buscadores de capital social: vão estruturar suas férias quase que exclusivamente com o público on-line em mente, pois acreditam fortemente nas recomendações dos usuários para validar as suas decisões. Um novo mercado pode se abrir com base no “klout-boosting breaks" (breaks impulsionados por algoritmos), repleto de momentos conscientemente amigáveis.
- Puristas culturais: vão olhar para o planejamento de férias como uma oportunidade de mergulhar em uma cultura exótica, mesmo que de maneira desconfortável, onde o prazer das férias depende da autenticidade da experiência.
- Viajantes éticos: vão fazer os planos de viagens com base em fatores morais, por exemplo, diminuindo sua emissão de carbono ou melhorando a vida dos outros. Eles, muitas vezes, vão improvisar ou adicionar algum elemento de voluntariado, desenvolvimento comunitário ou atividade eco-sustentável em suas férias.
- Buscadores de simplicidade: preferem ofertas empacotadas, evitando gerenciar muitos detalhes da viagem. As férias para esta tribo representam um raro momento na vida para cuidar de si mesmo com garantia de segurança e diversão.
- Viajantes por obrigação: são orientados por um propósito específico de viagem, seja a negócios ou lazer e, portanto, têm restrições de tempo e orçamento. Eles buscarão tecnologia baseada em algoritmo inteligente capaz de eliminar qualquer tipo de aborrecimento nas viagens.
- Caçadores de recompensa: estão apenas interessados em viagens recompensadoras. Muitos querem algo que represente uma extraordinária recompensa ou que ofereça uma experiência premium, um retorno para o alto investimento em tempo e energia em sua vida profissional.
E você, a qual tribo pertence? Descubra fazendo o teste aqui.